Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Níveis: 8. FRONT

NÍVEL TRÊS
O cão alcança o centro da linha no Frente em 3 de 5 vezes, com comandos, e ele deve decidir o que é correto. Sentar é opcional. Comece com o cão a 15cm na frente do dono.
Comportamento opcional.

DISCUSSÃO:
Ensinar o Frente é mais fácil e divertido que parece. Tudo o que pedimos é que o corpo do cão bloqueie nossa visão da linha central (imaginária).

COMEÇANDO:
Faça uma reta no chão, não importa se desenhada ou de fita crepe. Estas linhas não são para o cão, mas para você, para que você possa facilmente ver se o cão fez o que você esperava e clicar por isso. Faça seis linhas ao invés de três, para você dar pequenos passos de cada vez, e não saltos, no adestramento.Fique no ponto onde todas as linhas se encontram, formando um C. Certifique-se de que o cão está a fim de trabalhar com você. Click and treat algumas vezes, se preciso. Vamos moldar (shaping) o Frente.

Fique parado, braços ao lado do corpo, olhando para frente. Deixe o cão visualizar tudo, pois ele irá procurar a posição certa desde o começo.

Jogue um petisco atrás de você. O cão corre para pegá-lo. Então, volta para você para ver se ganha mais um. Se ele for PARA QUALQUER LUGAR NA FRENTE DA LINHA “A”, clique e dê-lhe o petisco. Jogue outro petisco atrás de você.

Cuidado! Ele não precisa sentar. Não precisa fazer contato visual (o fará, eventualmente, mas não precisa). TUDO que ele deve fazer é vir de trás de você para ficar a sua frente.

Quando você fizer isso 20, 30 ou 50 vezes – ele vem para sua frente todas as vezes, sem errar, não ficar muito tempo atrás de você imaginando o que irá acontecer depois ou ficar cheirando o chão – você pode ir da linha “A” para a linha “B”. Agora, ele precisa estar entre as linhas “B” para ganhar o clique. O mesmo critério de antes – o cão não precisa sentar nem olhar para você, só chegar entre as linhas “B”. Clique quando o fizer – e será MUITO melhor se você clicar enquanto ele ainda estiver andando do que se você esperar que ele pare – e dê-lhe um petisco na boca, jogue outro atrás de você ou à sua direita ou esquerda.

Quando ele não errar em achar a posição entre as linhas B, você pode fazer com que ele bloqueie a sua visão da linha C. Viu porque você clica enquanto ele se move ao invés de depois de parar? Se você pensar “Acho que é o máximo que ele consegue”, você clicará por ele parar. Fazendo isso, ele estacionará numa das linhas. Não importa se ela passar a A e for para a C, se você clicar por ele passar a A, clique quando ele o fizer, NÃO por parar entre a linha B e C.

Você agora clica quando ele bloquear sua visão da linha C. Ele começa a se orientar por você – seu rosto ou, mais provável, sua mão. Se ele vier e olhar para a sua mão, quando ele vier todas as vezes e parar na linha C – QUANDO ELE ESTIVER REALMENTE BEM EM ALCANÇAR A LINHA C – você pode esperar por contato visual antes de clicar. Não deve ser algo muito difícil para ele, considerando todas as outras áreas do Nível 3 que trabalham com contato visual.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE PEGA O PETISCO E FICA ATRÁS DE MIM!
Trabalhe o Nível 3 do Finish (também conhecido como o jogo “Get Lost”). Quando ele estiver fazendo, será mais fácil para ele.
ADICIONANDO O COMANDO:
Sem comando ainda, esta é apenas uma pequena habilidade que ele precisa aprender para fazer um bom Frente. E, quando ele souber TODAS as habilidades necessárias, sua linguagem corporal será o comando.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Mude o diagrame de lugar. No jardim, no quintal, virado para o norte, sul, leste, oeste etc. Os cães são EXTREMAMENTE cientes de qual direção eles estão quando fazem algo, então comece a generalizar desde cedo. Queremos que o cão use VOCÊ como foco, e não o quão longe ele está da parede ou onde o sol está.

NÍVEL QUATRO
O cão atinge o alvo do Frente no diagrama de círculo três vezes em uma série de não mais de 4 tentativas.
Comportamento opcional.

DISCUSSÃO:
Trabalhar o Frente no diagrama Reto ensina o cão a ficar bem à sua frente. Trabalhar no círculo ensina-o a ficar perto de você. Tenha os dois comportamentos sólidos para ir para o Nível Cinco!

COMEÇANDO:
Desenhe o diagrama do alvo. De novo, o diagrama é para você, não para o cão. Trabalhar neste diagrama (círculo) é outro exercício para moldar (shaping). Como no anterior, você começa parado, braços ao lado do corpo, clicker em uma mão, petiscos na outra, dedos do pé dentro do centro do alvo. Jogue o petisco para longe de você para o cão começar. Ele correrá para pegá-lo, então voltará pra você. Quando ele AINDA ESTIVER SE MOVENDO e sua pata da frente cruzar a linha A, clique. Se você está modelando, jogue o petisco atrás dele, para ele recomeçar. Se quiser ajudá-lo, dê-lhe um petisco na boca depois de clicar, então jogue outro petisco atrás dele. Trabalhe 10 vezes na linha A, então pare de clicar e veja se ele cruza a linha B. Como antes, você terá de ter muitas linhas, bem perto uma da outra, no diagrama. Se ele cruzar a linha B, trabalhe nisso dez vezes, e tente passar para a outra. Se ele não conseguir, trabalhe na linha A mais dez vezes e tente de novo.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE NÃO VAI MAIS DO QUE A LINHA A!
Duas coisas. Primeiro, olhe o que você está fazendo. Você clica quando ele cruza a linha A e já parou de andar. Ele pensa que você clica por ele parar na sua frente. Você TEM de clicar quando ele ainda estiver andando, mesmo que, neste ponto, signifique clicar FORA da linha A. Clique pelo movimento, não por ficar parado.

Segundo, se ele está parando, quando você clica, dê-lhe o petisco na boca e jogue o outro atrás dele. Junte estas duas sugestões e faça-o andar de novo.

ADICIONANDO O COMANDO:
Nada ainda. Deixe que sua postura e o clicker falem por você.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Como antes, mude o diagrama, para diferentes locais e direções. Agora ele deve olhar para você enquanto trabalha nos diagramas. Certifique-se de que ele olhe para seus olhos, não para sua mão. Se olhar para sua mão, será menos provável que ele sente automaticamente.

NÍVEL CINCO
O cão faz o Frente três vezes, três tentativas apenas, comandos apropriados. Comportamento opcional.

Um Frente perfeito tem o cachorro sentado perto de você, mas sem tocá-lo, coluna e todo o corpo perfeitamente na sua frente, assim você pode olhar para baixo e ver todo o corpo do cão, do focinho à cauda. As patas da frente estão bem perto das suas pernas. Qualquer parte do corpo do cão que desvie desta linha reta – o traseiro, por exemplo – ou se ele está mais longe de você do que o “bem perto mas sem tocar” – ou se o cão encosta em você com o focinho quando sentar – terá meio ponto a menos na competição de obediência. Um Frente ruim (e não aceitável) seria DUAS partes do corpo do cão desalinhados, por exemplo, o cão senta direito mas seus ombros e quadris estão fora do centro, do alvo, ou o cão está muito longe de você, ou encostando o focinho em você.

DISCUSSÃO:
Trabalhar no diagrama de Círculo ou Reto, o cão começa a gravá-lo na mente, combinando os dois requisitos (reto e perto) em um Frente perfeito.

NÍVEL SEIS
O cão faz dois de quatro Frente perfeitos com apenas um comando, começando com o cão a, no mínimo, 1,5m do dono.
Comportamento opcional.

DISCUSSÃO:
Queremos um pouco mais de precisão agora e um pouco mais de distância. Lembre de fazer todo o resto mais fácil quando faz um critério mais difícil.

NÍVEL SETE
O cão deve fazer três de quatro Frente com um comando cada.
Opcional.

DISCUSSÃO:
Aqui o produto final – um Frente perfeito, e com mais precisão que a maioria dos cães de obediência possuem. Parabéns!

Tradução: Fúlvia Zepilho de Andrade
Fonte: www.dragonflyllama.com

3 comentários:

Paula Souza disse...

Fúlvia!!! Me explica esse Frente que eu não entendi nada!

Como assim Linhas no chão? Elas ficam em que posição? Que linhas A, B e C são essas?

Suahushua eu não entendi nada! Me explica o que o cão faz no Frente, como ensinar, que linhas são essas, por que realmente me deu um nó ao ler isso!

Bjão

Fúlvia e Suzie disse...

Oi de novo!!

Então, vai nesse link (http://www.dragonflyllama.com/%20DOGS/Levels/LevelForms/FrontRay.pdf) que tem o diagrama de como são as linhas. Eu aqui uso uns barbantes mesmo e grudo no chão rapidinho (fita crepe acaba com o piso hehehehe).

O Frente, basicamente, é o cão sentar na sua frente quando vc o chamar. Eu ensinei ele pra Suzie, primeiro sem o diagrama e depois com ele. Confesso que mesmo sem as linhas não é difícil, é só vc decidir onde quer que seu cão fique.

Nesse link (http://www.dragonflyllama.com/%20DOGS/Levels/LevelForms/Bullseye.pdf) tem o outro diagrama, em círculo.

O bacana disso tudo é que conseguimos fazer nossos cães pensarem, coisa que os adestradores "normais" não fazem, pq eles ajudam os cães, tocando neles (eu nunca ensinei nada tocando na Suzie, sempre foi ou guiando com dedo, caneta, petisco ou ela pensando no que fazer).

Conseguiu entender ou consegui complicar ainda mais? risos.

Paula Souza disse...

Nossa, eu to impressionada de como eu entendi tudo errado xD . Imaginei as linhas mais perto daquele circular, mas achei que elas fossem tipo assim :"8]]] " Sendo meus pés o "8" e ela tendo que dar uma meia volta eu torno de mim hehehe

A Cindy também senta na minha frente quendo eu faço o vem (Pra não ter o risco de chamar ela no vem, e na hora de pegar ela fugir, o vem tem tres etapas: Vir até mim, sentar na minha frente, e deixar eu pegar na coleira). Eu dei uma olhada nos diagramas, e entendi direitinho sim. A ideia é fazer o cão sentar bem na sua frente, o mais próximo possivel. Só não entendi o porque do cão ter que vim de trás, mas tá ok.