Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Níveis: 4. DISTÂNCIA

NÍVEL DOIS
O cão dá a volta no poste a uma distância de 50cm com não mais que dois comandos.

DISCUSSÃO:
Buscar um objeto e trazer para o dono quando chamado e puxar uma guia também são comportamentos de distância. Ensinar ao cão a trabalhar a uma certa distância é necessário para a vida E para os esportes, como o agility.

COMEÇANDO:
Luring (guiar o cão) é o modo mais fácil de ensinar este comportamento. Fique bem perto de um poste (ou de qualquer outro lugar mais ou menos distante, como um banco), com o poste na sua frente, à direita. Manobre o cão para que ele fique na sua frente, à esquerda. Dê cinco petiscos o mais rápido possível para ele (veja introdução – Reforço rápido), então se mova apenas um pouco, para que seu cão fique EM VOLTA do poste. Enquanto antes você colocava cada petisco na boca do cão, agora você deixa o petisco um pouco à frente da boca dele, fazendo com que ele ande em volta do poste um passo de cada vez até conseguir. Quando ele der a volta, dê cinco petiscos rapidamente.

Recomece. Desta vez, três reforços-rápidos, então volte e faça-o dar um passo ou dois em volta do poste para conseguir o outro petisco. Ajude-o umas dez vezes, então espere para ver se ele dá a volta sozinho. Se sim, cinco reforços-rápidos. Se não, explique mais um pouco.

Uma vez que ele entenda que tem que dar a volta no poste, você pode gradualmente ir saindo de perto dele. A distância desejada neste nível não deve ser um problema.

Uma combinação é boa para este comportamento. Você pode moldar (shape) o cão para perto do poste – clique por ele estar perto, por olhar o poste, por andar na direção dele, etc – E guie-o jogando cada petisco no lugar onde você quer que ele vá.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
Na verdade, é raro ter problema neste exercício.

ADICIONANDO UM COMANDO:
A maneira mais fácil de adicionar um comando para este comportamento é, naturalmente, esperar até que ele esteja dando a volta no poste, e dizer-lhe como isso se chama (Dê a volta, por exemplo). Vá parando de usar a linguagem corporal e o luring o mais rápido possível. A maneira mais difícil de adicionar um comando é dividir o comportamento em dois – ir na direção horária e anti-horária, e dar para cada uma um comando diferente. No pastoreio, se usa “Away” para o sentido anti-horário e “Get by” para o horário (os comandos são em inglês).

CONTINUANDO A EDUCAÇÃO:
Coloque o poste em algum lugar onde você e seu cão passam regularmente. Casualmente diga ao cão para dar a volta no poste ou ficar com você enquanto você passa. Trabalhe com o cão e o poste à sua direita, e com os dois à sua esquerda. Trabalhe em ambas as direções. Trabalhe com vários objetos – use objetos grandes para o cão entender melhor. Ele consegue dar a volta em uma cadeira? Um sofá? Um carro?

Aqui um pequeno teste para fazer com seu cão. É mais fácil para ele perceber que deve dar a volta no MESMO poste em um NOVO local, ou dar a volta em um objeto DIFERENTE (cesto, banco, torre) no MESMO local?

NÍVEL TRÊS
O cão dá a volta no poste a 1m de distância com apenas um comando. Opcional.

DISCUSSÃO:
A diferença entre 50cm e 1m não é muita se o cão entendeu como dar a volta em um objeto no Nível anterior.

COMEÇANDO:
Trabalhe o Nível Dois até que você obtenha um bom comportamento sob comando – até que você consiga falar para o cão dar a volta em um objeto quando ele não estava pensando em fazê-lo, e ele não apenas reconhece o comando mas lhe oferece o comportamento. Deste ponto, é só uma questão de gradualmente se distanciar do poste. Você pode se distanciar uns 5cm quando o cão está se afastando de você e indo em direção ao poste. Parece que se o cão não percebe que nos distanciamos do poste, ele não terá nenhuma dificuldade com uma distância a mais.

Cada vez que você começar uma sessão de treinamento, comece perto e vá se afastando. Quando o cão melhorar, comece um pouco mais longe que da primeira vez até que você finalmente obtenha o comportamento a 1m da distância inicial.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE TEM DIFICULDADE EM ME OLHAR! Um truque é fazê-lo pensar em dar a volta no poste uma segunda e terceira vez. Se ele vai no sentido horário, viro para a minha direita para que ele venha para o meu lado esquerdo (eu seguro o petisco na mão esquerda). Ele ganha o petisco, então me segue enquanto eu continuo a andar, até que nós dois estamos de frente ao poste de novo. Já que ele sabe o que fazer e vê o poste, parece ser mais fácil para ele pensar em dar a volta desta posição.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Você deve ser capaz de usar o comando toda vez enquanto trabalha a distância, mas se você dá o comando duas vezes sem obter o comportamento, naturalmente pare de usá-lo até que o cão ofereça o comportamento novamente.

CONTINUANDO A EDUCAÇÃO:
Como antes, diferentes “postes”, diferentes locais e diferentes direções solidificam o entendimento do comportamento.

NÍVEL QUATRO
O cão dá a volta no poste a 2,5m de distância com apenas um comando. Opcional.

DISCUSSÃO:
Com 2,5m, seu cão precisa procurar o poste e se comprometer a dar a volta nele, pois não está mais na frente dele. Ele está pronto para começar a fazer outros comportamentos de distância como pulos, buscas, passar por túneis e voltar.

COMEÇANDO:
Você conseguiu este comportamento com 1m de distância. Daqui por diante, é só uma questão de aumentar a distância. Ela pode ser aumentada exatamente do mesmo jeito que você aumenta a duração de um comportamento – um passo de cada vez.

O cão oferece o comportamento prontamente a 1m de distância. Trabalhe nele por 5 vezes, então comece a se afastar do poste gradualmente, digamos 15cm, até que a 6ª repetição esteja a 1,15m de distância, depois 1,3m e por aí vai. Quando ele errar, volte a trabalhar com 1m de distância e recomece.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE TEM DIFICULDADE A 2M! Cada comportamento de duração ou distância pode produzir platôs, onde parece que o cão fica parado eternamente. Não se frustre. Mantenha todo o resto do mesmo jeito – a mesma área de treinamento, mesmo objeto, mesma direção – para dar a confiança que o cão precisa para atingir o próximo passo. Volte para o que ele consegue fazer e trabalhe nisso devagar. Toda vez que ele errar, volte para onde ele tem confiança e trabalhe um passo de cada vez.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Como sempre, pare de usar o comando quando a dificuldade aumenta. Volte a usá-lo quando o cão voluntariamente termina o comportamento que você quer, quando você quer e onde você quer.

CONTINUANDO A EDUCAÇÃO:
Brinque de “relógio” com o poste – mande o cão para o poste da direção norte, sul, leste, oeste etc. Lembre de encurtar a distância quando muda de direção. Continue a brincadeira mandando-o dar a volta em outros objetos. Que tal de outro cão? Um gato? Coelho? Prato de comida?

NÍVEL CINCO
O cão salta um obstáculo a 2,5m do dono do mesmo jeito que ele passava pelo poste. Comandos apropriados. Opcional.

DISCUSSÃO:
No Nível Cinco de Distância e Busca, pela primeira vez, pedimos que o cão vá para longe de nós para realizar um trabalho. Você usará um obstáculo como “poste”. Ao invés de passar pelo obstáculo, ele deve saltá-lo.

NÍVEL SEIS
O cão executa três saltos em linha em um círculo com diâmetro de 5m, em ambas as direções. Um comando apenas para cada direção, e uso de linguagem corporal.
Opcional.

DISCUSSÃO:
Finalmente colocamos o trabalho de Distância em uma cadeia de comportamento que se vê no agility. É o mesmo comportamento que ele lhe deu no Nível cinco, mas você pede que ele dê outro salto antes de voltar para você depois do primeiro salto. Teste com você parado no meio do círculo, 2,5m longe do cão.

NÍVEL SETE
O cão executa dois pulos diretos, 2,5m de distância um do outro e do dono.
Opcional.

DISCUSSÃO:
Este comportamento é mais fácil que o do Nível Seis, mas coloca você, o cão e o salto em diferentes posições em relação um ao outro. Uma das coisas que você testa aqui é a habilidade do cão de executar o salto corretamente sob comando.

Tradução: Fúlvia Zepilho de Andrade
Fonte: www.dragonflyllama.com

3 comentários:

Paula Souza disse...

Fúlvia, como exatamente é essa volta no poste?

O cão dá uma volta de 360° e continua girando, dá a volta de 360° e retorna pro dono, ou dá só meia volta e retorna..não entendi essa parte direito...explica ai :D

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Paula!
Então, o meu "poste" é uma cadeira... risos. Num apto não tenho muita opção e só consigo treinar ela na garagem aos fins de semana agora =(

Mas o que eu faço é ela dar a volta de 360º no "poste" e volta pra mim.

Reparou que com o tempo o poste vira um obstáculo? É pro cão aprender a fazer o que mandamos com um objeto ao longe. Exemplo? Agility e provas de obediência e schutszhund, onde precisa pular um obstáculo, pegar um objeto e trazê-lo para o dono.

Ai, me fiz entender?

Paula Souza disse...

hahahah!!! Eu comecei (fajutamente) a tentar treinar isso e usei uma cadeira também USAHuAHSU

Sim, sim, agora eu entendi, é que achei meio vago o comando e queria entender melhor.

Eu li os outros, e justamente porque mudava eu perguntei rsrsrs nos outros que eu tinha dúvida as continuações iam explicando, mas esse muda depois...ai complicou.

Mas é mais ou menos esse ]movimento certo?

O cão sai, dá a volta, e retorna ao dono. Com o tempo vira salto, etc... entendi sim ;)