Chegamos ao final deste livro. Com certeza haverá mais resumos de livros que eu postarei aqui, além de matérias feitas por mim. Fiquem sempre de olho, as novidades sempre estarão por aqui, seja com respeito a comportamento, raças e mesmo defesa dos animais. E também curiosidades, divertimento e fotos. Aqui, tudo é festa, tudo é pelos animais. Divirtam-se e aprendam com mais este texto.
O Sistema Respiratório
Fala aquilo que já sabemos: os cães que têm focinho mais achatado (Pug, Shih Tzu, Pequinês etc) têm maior dificuldade de respirar. Fala um pouco também sobre a tosse dos canis.
Alguns cães têm espasmos, chamados de “espirro reverso”. Geralmente, (mas nem sempre), ocorre quando o cão está excitado, não é perigoso. Comum nos Yorkies, são causados por contrações involuntárias do diafragma. Novamente, pela minha experiência, Suzie tem este espirro reverso. Pelo visto, é comum em Whippets também, como discutido em uma lista americana sobre a raça. Caracteriza-se pelo fato de o cão parece estar engasgado com alguma coisa, mas não é. Suzie tem disso depois que fica cheirando demais os postes (lendo seus pipi-mails). Como fazer pra parar? Bom, faça carinho no pescoço e na barriga deles, que para rapidinho. Por causa disso, um ser estranho me parou na rua e disse assim "Putz, tá nas últimas, né?! Tb, magrinho assim, não passa de hoje". Huahuahuahua, isso é coisa que se diga a alguém? Seu Whippet também tem espirro reverso? Logo postarei uma matéria sobre isso aqui, aguardem.
O Sistema Nervoso Central
Machucados físicos, como acidentes de carro, são a maior causa de danos no cérebro e nos nervos. Machucados na cabeça algumas vezes causam paralisia do nervo facial (neuropatia), que atrofia os músculos afetados. A reprodução seletiva aumentou o risco de danos na espinha nos cães com o dorso muito longo ou patas curtas. Dobermanns e Dogues Alemães são suscetíveis a machucados espontâneos na espinha na região do pescoço.
Infecções como a raiva, cinomose e toxoplasmose podem atacar o cérebro, causando convulsões, mudanças de comportamento ou paralisia. Larvas de vermes também podem entrar no cérebro e causar convulsões.
O Sistema Endócrino
A glândula pituitária produz um hormônio que “diz” para os rins o quanto concentrar a urina, outro que controla o crescimento e outros que controlam outras glândulas, como a tireóide, adrenais, ovários ou testículos na sua própria produção hormonal.
Emoções e Comportamento
Interessante: cães que são os líderes da matilha possuem melhores níveis de serotonina, enquanto os cães “abaixo” produzem menos serotonina. Serotonina: neurotransmissor ligado com a melhora do humor. Fala um pouco sobre a ansiedade de separação.
Curiosidade: Os cães sentem a perda dos entes queridos?
Resposta: Claro que sim. O nível de ansiedade que o cão experimenta quando uma pessoa ou outro animal que convive com ele morre, ou simplesmente vai embora, varia de acordo com a personalidade do cão. Quando um animal morre, sempre que possível deixe que o cão veja e cheire o corpo recém desencarnado. Nas semanas seguintes, dê ao que ficou atenção extra. O aumento da atividade é muito benéfico. Em raras circunstâncias, sedativos podem ser necessários.
Doenças dos Olhos e Nariz
Sobre os olhos não fala muita coisa, não acrescenta ao que já sabemos; o mesmo sobre o olfato e o paladar.
Checklist:
· A visão se deteriora gradualmente com a idade.
· A vista de longe "dura" mais que a de perto.
· O endurecimento ou "esclerose" do cristalino ocorre em cães com mais de 10 anos.
· O desenvolvimento natural da opacidade natural dos olhos é comumente confundida com a catarata.
· O sentido mais aguçado dos cães é o olfato.
· Doenças metabólicas, assim como as do trato respiratório superior, interferem com o olfato.
As Orelhas
O longo canal auditivo amplifica o som. Seu comprimento torna as orelhas suscetíveis a problemas quando corpos estranhos, como sementes de grama, entram nelas. As orelhas são lubrificadas por uma cera que mata bactérias, prevenindo infecções. Se o equilíbrio dos microorganismos protetores das orelhas é perturbado, pode-se desenvolver infeções por bactérias, leveduras ou outros fungos.
Checklist:
Enquanto a surdez congênita ocorre mais frequentemente em cães de pelagem branca, ela também tem sido vista nestas raças:
· Akita
· Australian Cattle Dog
· Beagle
· Border Collie
· Boston Terrier
· Cocker Spaniel
· Dálmata
· Dobermann
· Bulldog Inglês
· Fox Terrier
· Dogue Alemão
· Cão dos Pirineus
· Poodle (Toy e Anão)
· Old English Sheepdog
· Papillon
· Pointer
· Rhodesian Ridgeback
· Scottish Terrier
· Sealyham
· Pastor de Shetland
* West Highland White Terrier
2 comentários:
Tenho interesse em saber sobre o "espirro reverso" em yorkshires.
Obrigada!
Olá, Anônimo!
Em breve postarei uma matéria sobre o espirro reverso, e ele não é comum apenas em Yorshires.
Abraços
Postar um comentário