Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Resumo do livro "So Your Dog's Not Lassie" Cap. 1: Parte III

Níveis de Energia
Baixo Nível de Energia
Cães com baixo nível de energia geralmente são difíceis de motivar. São maravilhosos para o convívio diário porque são calmos, geralmente esperam que o dono proporcione a ação. Quando o tempo está gostoso eles preferem se deitar ao invés de fazer alguma coisa. Excitá-los para executar algo requer esforço Hercúleo.

Os cães de baixa energia normalmente:
* são fáceis de lidar
* vivem na paz
* preferem que o dono instigue a farra e as brincadeiras.

Estes cães são um desafio. O dono deve estar sempre super animado e geralmente seus esforços serão recompensados com apenas um leve abano de cauda. Se você se deixar afetar por isso e perder o entusiasmo, o cão certamente desistirá de fazer qualquer coisa.

Alto Nível de Energia
Se você tem um cão com alto nível de energia, sabe como é ver um animal correr tão rápido pela sala e pensar que um dia ele não mais respeitará a lei da gravidade e começará a correr nas paredes. Estes cães parecem máquinas que nunca param. Se você conseguir acalmá-los e deixá-los focados no trabalho, se tornarão companheiros maravilhosos e ótimos cães.

O cão de alta energia:
* raramente dorme, ou pelo menos parece
* se excita com qualquer estímulo
* está sempre pronto para a ação e a iniciará se as coisas ficarem calmas demais.

CUIDADO! Evite correções e elogios em voz alta e com excitação. Elas aumentam o estresse e níveis de excitamento do cão de alta energia e criam uma atividade ainda mais frenética. Mantenha os movimentos lentos e a voz baixa. Elogie baixinho. A comida geralmente ajuda a manter o foco.

Instinto de Caça
Todos os cães, sendo carnívoros e animais de matilha, têm instinto de caça. Este instinto é maior em determinadas raças. Na raças de caça, por exemplo, esta característica pode ser maior que todas as outras.

Cães com forte instinto de caça:
* cheiram muito o chão ou o ar
* se excitam com objetos em movimento
* chacoalham e “matam” objetos
* perseguem aves, gatos etc
* mordem seus pés quando você se move.

Claro que o adestramento pode ser difícil quando um cão persegue qualquer coisa que se mova e trabalhe com seu nariz grudado no chão. Para ele é muito difícil se focar em você. Por outro lado, a maioria destes cães facilmente buscam e adoram exercícios de movimento e brincadeiras. Com um pouco de trabalho ele podem facilmente se focar no alvo desejado.

4 comentários:

Anônimo disse...

bem que podiam listar as racas com essas caracteristicas de niveis de energia, ajudaria muito mais.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fúlvia e Suzie disse...

Oi anônimo
Geralmente as raças com maiores níveis de energia são as dos grupos de pastores (Sheltie, Pastor Alemão, Collie), terriers (Yorkie, Airedale) e cães de caça (retrievers, spaniels, pointers e setters). Os molossos (Fila, Bulldog), cães gigantes (Terra Nova, São Bernardo, Bernese) e os cães de companhia (Pug, Shih Tzu, Lhasa Apso) têm níveis baixos de energia. Os Galgos (Whippet, Saluki, Afghan) e os de tipo Spitz e Primitivo (Akita, Chow Chow, Basenji) têm energia moderada.