Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cão ocupado é cão feliz

Todos sabemos que cão cansado é cão feliz: devemos, portanto, proporcionar atividades para o cão, tanto físicas quanto mentais, para que eles não se tornem destrutivos, latidores e/ou desenvolvam comportamentos compulsivos, como se lamber, perseguir moscas imaginárias e ficar fissurados com luzes. Uma das muitas atividades é a caminhada, sobre a qual já falei aqui.
Quando você chega em casa, depois de um dia de trabalho, e encontra os móveis roídos, livros rasgados e seu sapato todo mastigado, não é porque seu cão é mal e quis se vingar de você por ficar tanto tempo longe. Ele estava entediado, sem ter o que fazer. Imagine-se na pele do cão: eles não sabem ler, não assistem TV, não usam o computador e não podem simplesmente pegar a chave de casa e dar uma voltinha quando ficam cansados de ficar em casa. Imaginem não fazer nada disso e ficar 10 horas no maior tédio, sem ter o que fazer?
Então, o que podemos fazer? Os cães precisam de estímulo e podemos proporcioná-lo através de brinquedos que desafiem o cão. Um deles é o Kong, sobre o qual já falei aqui e aqui. Brinquedos e brincadeiras também são muito importantes (vejam aqui, aqui, aqui e aqui).
Antes de sair para o trabalho ou para qualquer outro lugar que você vá passar muito tempo, faça uma caminhada vigorosa com seu cão, brinque com ele, esconda petiscos pela casa,  dê-lhe um Kong recheado (até congelado, se ele conseguir comer rápido demais o recheio) e um brinquedo que o cão tenha que trabalhar para ganhar seus petiscos (a Suzie tem uma garrafa pet cheia de buracos, que vão soltando pedaços de biscoito e uma bola que faz o mesmo serviço). 
Brinquedos para o cão roer (tá, raramente eu deixo a Suzie roer um osso de couro quando vou passar muito tempo fora) também fazem parte do repertório se seu cão é daqueles que roem tudo que veem pela frente. 
Recentemente vi quebra-cabeças para cães, mas o preço me fez desistir de ter um... Quem puder comprar, pode valer muito a pena.
Com base em todas estas informações, seu cão não ficará mais entediado e será um cão cansado, ocupado e extremamente feliz!

Um comentário:

Tem cachorro na cozinha disse...

Sushi AMA o kong. Mas come em 15 segundos... hehehe Adorei a idéia de congelar ;) Vou testar depois