Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 22 de abril de 2008

Brinquedos Essenciais para os Cães - Parte I






Petiscos e brinquedos são o presente perfeito. Como benefício adicional, brinquedos novos mantém o cão entretido e ocupado. É fundamental haver tipos diferentes de brinquedos para seu cão. Uma variedade cuidadosamente selecionada é mais do que extravagância, são fundamentais para o bem-estar e a saúde de seu cão. Os brinquedos podem preencher e melhorar as necessidades intelectuais, físicas e emocionais do cão.

Cães com acesso à uma variedade de brinquedos são menos propensos a roer os brinquedos das crianças ou outros objetos proibidos. Os brinquedos ajudam o cão a desenvolver e criar seu aprendizado e habilidades cognitivas. Mais importante: eles reduzem o tédio e o estresse, duas causas do mau comportamento.

Os cães são inteligentes. Como crianças eles também precisam de estímulo e educação para crescer emocional e intelectualmente. Quanto mais ensinamos os cães, mais eles aprendem e mais espertos ficam. Ensiná-los os comandos básicos e boas maneiras é de extrema importância. Além do treinamento e de atenção, os brinquedos têm um papel importante na educação canina. Brinquedos diferentes preenchem diferentes necessidades dos cães. Alguns brinquedos são designados para brincadeiras interativas entre você e ele; outros são feitos para entretê-lo enquanto está sozinho. Antes de ir às compras, faça um inventário dos brinquedos que você já tem e compare-os com os Cinco Brinquedos Caninos Essenciais (abaixo).

Se o seu cão já tiver um brinquedos de cada categoria, alguns poucos mais irão aumentar as oportunidades de brincadeiras e educação. Lebre: a variedade é o tempero da vida e fundamental para uma boa educação.

1. Brinquedos de Enriquecimento
Adestradores e comportamentalistas geralmente se referem aos brinquedos desta categoria como “Enriquecedores”, “de Desenvolvimento” ou “Cognitivos”. Também são conhecidos como “Quebra-Cabeças” ou “Despensa de Petiscos”. Na maioria das vezes, estes brinquedos guardam petiscos dentro deles, como recompensa.

O conceito básico destes brinquedos é: solução de problemas e reforço positivo. Estes brinquedos encorajam e recompensam a brincadeira, pois vão soltando petiscos enquanto o cão brinca com eles. Este reforço positivo, aleatório, mantém o cão entretido física e mentalmente. Também é muito divertido ver o cão brincando.

2. Brinquedos Interativos
Estes brinquedos estreitam os laços entre você e seu cão. Seu cão amará passar o tempo com você. Brincadeiras como “pega e traz”, “cabo-de-guerra” e “frisbee” irão manter o foco do cão nesta tarefa. Um foco mais apurado e laços mais estreitos entre vocês dois ajudam a melhorar as futuras sessões de adestramento.

Brincadeiras interativas são um grande exercício para você e seu cão e são uma maneira de gastar a energia do cão. Um cão bem exercitado é um cão satisfeito e bem educado. Para filhotes e cães não adestrados, repetidas brincadeiras interativas também ajudam a reforçar o lugar que o cão ocupa na matilha humana e ajudam a desenvolver habilidades sociais apropriadas.

3. Brinquedos Self-Ativos ou De Divertimento
Os brinquedos desta categoria são feitos para ativar e ocupar a atenção do cão sem a sua participação ativa. Você ainda terá que supervisionar a brincadeira até que você tenha certeza absoluta que os brinquedos são seguros.

Brincadeiras self-ativas e independentes são muito importantes. Você não está disponível para brincar com o cão a toda hora, então ele precisa se divertir sozinho de tempos em tempos. Uma boa seleção de brinquedos seguros são a maneira perfeita de começar a brincadeira. Um cão brincalhão é um cão feliz.

Alguns brinquedos desta categoria fazem barulho para atrair o cão. Aperte o brinquedos uma vez e o cão logo brincará com ele. Dica: bolas de tênis não são duráveis como brinquedos de borracha, além do mais, o barulho encoraja o cão a roer o brinquedo. Assim sendo, sempre supervisione as brincadeiras do seu cão.

Outros bons exemplos de brinquedos deste tipo são os de diferentes texturas e os que fazem movimentos erráticos.

4. Brinquedos de Conforto
Brinquedos macios ou de pelúcia são ótimos brinquedos de conforto. Eles têm várias funções. Podem agir como um “cobertor de segurança” ou um brinquedo divertido para dentro de casa. Ambos reduzem o estresse e acalmam. Muitos cães amam ter um brinquedo macio conhecido no lugar onde dormem.

Adicione barulho e a história muda. Brinquedos macios que fazem barulho se tornam um brinquedo de conforto / divertimento ativo. O barulhinho desperta o instinto de caça da maioria dos cães, que começam a morder a “presa”. Traduzindo: destrua o brinquedo! Certifique-se de que o brinquedo é seguro e atóxico. Sempre supervisione quando seu cão brinca com este tipo de brinquedo. Lembre-se: para a maioria dos cães, brinquedos macios são temporários. Troque-os periodicamente.

Importante: estes brinquedos não são apropriados para todos os cães. Não são recomendados para cães que tendem a engolir objetos. Em qualquer caso, a supervisão do dono é sempre recomendada.

5. KONG Clássico
O KONG Clássico está em uma categoria própria e preenche todas as quatro categorias acima. Os maiores adestradores e comportamentalistas recomendam o KONG Clássico há trinta anos.

Seu buraco central foi feito para ser preenchido com os petiscos favoritos do cão, tornando o brinquedos um quebra-cabeças enriquecedor. O cão adora esvaziar o KONG.

Sua durabilidade e saltos e rodopios imprevisíveis o tornam perfeito para brincadeiras interativas (pega e traz (fetch)). Também funciona como brinquedo divertido e confortador para o cão. Simplesmente encha-o com alimentos saudáveis (ração) ou petiscos e dê-o para o cão antes de você sair de casa. O KONG recheado manterá seu cão ocupado e reduzirá o estresse de ser deixado sozinho. Também cria uma atividade calma para o cão quando chegam visitas à sua casa.

Este brinquedo versátil se tornou uma ferramenta de adestramento para tratar inúmeros problemas de comportamento caninos, incluindo: estresse e tédio; roer objetos; ansiedade de separação, ajuda no crate training, latidos excessivos e cavoucar. E o melhor de tudo: o KONG clássico é só diversão!

Dicas Adicionais:




Faça rodízio com os brinquedos do cão, deixando apenas alguns poucos disponíveis de cada vez.




Mantenha uma variedade de tipos acessível. Se o seu cão tem um brinquedo favorito, que você sabe que ele não destrói, pode deixá-lo com ele sempre.

Brinquedos enriquecedores podem ser usados diariamente. Para que esses brinquedos sejam sempre especiais e atrativos, retire-os assim que o cão o tiver esvaziado. Guarde estes brinquedos em locais fora do alcance do cão quando não estiverem sendo usados.

Brinquedos interativos devem ser usados apenas com você e seu cão. Nunca deixe brinquedos interativos acessíveis para ele brincar sozinho. Você é o líder da matilha. Você decide quando é hora de brincar com o cão.

Tenha uma variedade de brinquedos para brincar dentro e fora de casa.

Tenha brinquedos adequados para o tamanho do seu cão. Tamanho, raça e temperamento devem ser cuidadosamente considerados.

Para filhotes, escolha brinquedos seguros e próprios para filhotes. Sempre troque os brinquedos pequenos pelos de tamanhos maiores conforme seu cão cresça.

Os idosos também se beneficiam com os brinquedos e brincadeiras. Textura e consistência apropriada é importante para dentes e mandíbulas mais velhos. Brinquedos próprios para cães idosos e de conforto são os ideais. Brinquedos de enriquecimento que soltam petiscos são também uma ótima escolha.

Fonte: http://www.kongcompany.com

Nenhum comentário: