Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Natural Dog Care - Capítulo 2

Mais uma parte do livro para vocês se deliciarem! Aqui meus comentários (ausentes na primeira parte) estão em itálico.

Divirtam-se!

Adestramento
Você e seu cão


Não devemos encorajar hábitos que não queremos que o cão faça quando adulto; devemos proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento físico e mental do cão e diz sobre as influências do temperamento do dono no cão (pessoas agressivas e teimosas tendem a ter cães agressivos e teimosos).
Fala sobre o abandono, que não se deve deixar um cão solto na rua, pois isso envolve muitos riscos para ele.
Tem também a liderança da matilha, que deve ser definida logo.
Ah, fala dos cães de assistência também!

Pensando como um cão

Fala daquele experimento do Pavlov, sobre o cão salivar quando o sino toca. Diz que podemos treinar o cão dessa maneira, associando o comando a alguma recompensa (que pode ser um carinho ou comida).
Fala de recompensas e disciplinas, aquilo que já sabemos. Mas tem algumas curiosidades também como, por exemplo, que o cão se senta quando fazemos uma pequena pressão nas suas ancas, porque, na matilha, quando um animal apóia a pata no outro, ele automaticamente senta (e sabe que seu lugar na matilha é abaixo daquele q fez esse gesto).
Fala da socialização (sua importância) e como fazê-la de modo correto.
Uma coisa interessante: cães adoram locais que se pareçam com uma toca, por isso se sentem tão confortáveis debaixo de mesas, cadeiras etc. Por isso, ele diz para usar essa tendência natural do cão e acostumá-lo desde cedo a dormir em uma casinha.

Começando cedo a adestrar

Fala também sobre a higiene do cão, que não devemos bater nele quando fizer as necessidades em local errado e tal. Diz os horários que os cães costumam ir ao banheiro, que eles não sujam o local onde dormem e que não devemos dar bronca neles depois deles terem feito a caquinha: eles não entenderão porque estamos bravos com eles.
Uma história interessante, é que um amigo dele resgatou um filhote de Beagle de uma empresa q fazia vivissecção (o cão tinha 6 meses) e foi muito mais difícil ensinar o cão a fazer suas necessidades no local certo, porque ele simplesmente já tinha formado seu aprendizado, ou seja, ele não tinha aprendizado nenhum.
Diz que, se a gente treinar o cão a fazer suas necessidades (enquanto ele está fazendo, damos um comando "vamos lá" e depois o agradamos), isso será de grande utilidade quando quisermos viajar com o cão por longas distâncias.
O erro mais comum que os donos cometem é parar o treinamento muito rápido. Assim que o cão faz o primeiro cocô e xixi no lugar certo, os donos param de ensiná-lo, mas se esquecem que em dias frios e chuvosos o cão precisa ser encorajado a sair para se aliviar.
Se um cão urina em locais proibidos, pode ser marcação de território, excitação, submissão, medo, doença, predisposição da raça etc.
Diz também que urina e fezes dos cães podem nos transmitir doenças! Portanto, NADA DE ANDAR COM O CÃO E NÃO RECOLHER SUAS CAQUINHAS DEPOIS! Eu e minha peluda cansamos de ver as calçadas minadas já.

Obediência Básica

Ensinar obediência ao cão sem violência, com responsabilidade, usando recompensas (comida, carinho, brinquedos) e disciplinando o cão ("Não!"), sem bater nele. Só assim estabelecemos uma relação de confiança e amizade.
Fala que os cães mais confiantes são os que mais demoram a aprender a nos obedecer, pois na natureza eles é que seriam os líderes da matilha. Já os mais submissos são mais fáceis de ensinar e são os cães mais numerosos como animais de estimação.
Diz para ensinar o cão antes das refeições, durante uns 15 a 20 minutos, pois eles estão mais alertas. Sempre terminar o adestramento com brincadeiras e diversão.

Problemas dentro de casa

Bom, aqui ele fala que não devemos agradar o cão quando ele nos faz uma festa exagerada assim que chegamos em casa (a menos que queiramos isso), pois isso pode levar ao aparecimento da ansiedade de separação; se não quisermos que os animais subam nos móveis, não devemos permitir isso desde o primeiro dia; cães que latem demais devem ser treinados a não fazer isso - assim q o cão latir, faça barulho, pois será incômodo para o cão (jogar uma lata no chão, chaves etc) e ele parará com esse comportamento; cães que destróem as coisas devem ter brinquedos inteligentes, como as bolinhas onde se coloca ração ou petiscos: estimula o cão a brincar com esse brinquedo, pois sempre ganhará recompensas (dá a dica de tb alimentar o cão qdo vc sai de casa, pois eles tendem a dormir depois das refeições); fala da importância da castração, pois evita que os cães fiquem agarrando pernas de visitas etc e tal.
Diz que não se deve brincar de cabo de guerra com cães que têm tendência a serem dominantes, pois eles irão querer ganhar muitas vezes e isso significa ser o líder.
Mas aqui, nós não concordamos, porque o cabo de guerra é um ótimo exercício (e brincadeira) pra extravasar a energia do cão. Brincamos disso todo dia, eu ganhando o máximo das vezes, e nem por isso a Suzie é agressiva.

Treinamento fora de casa

O ambiente externo é novo e excitante para o cão; exercícios como "junto" devem ser ensinados antes em casa, depois praticados na rua - além de ser muito útil para se passear com o cão.
Fala da importância da identificação, tipos de coleira para cada tipo de temperamento do cão (cães "normais" podem e devem usar uma GL, cães de focinho achatado podem usar um peitoral ou um meio-enforcador e cães mais agitados devem usar um meio-enforcador (isso pq o enforcador ele é contra). Suzie tem usado um meio enforcador também, por ser mais fácil de manejar enquanto passeio com ela presa na cintura e a Letícia no meu colo (sling).
Diz também dos tipos de jogos para se brincar com os cães em parques e tal: cães tímidos devem ser incentivados a brincar de pega-pega (o dono corre com um brinquedo, estimulando o cão a pegar o brinquedo), para aumentar a confiança do cão; cães agitados devem ser incentivados a brincar de pegar a bolinha, para cansá-los; esconde-esconde é bom para treinar o "senta" e "fica" enquanto vc esconde o brinquedo, depois o "busca" para ele pegá-lo, sempre incentivando-o a isso.
Adoramos brincar de tudo isso que ele fala! Pena que no "apertamento" é um pouco mais limitado mas, ainda assim, nos divertimos pra valer. Nós recomendamos!

Problemas fora de casa
Aqui ele comenta que o maior problema é puxar a coleira. Isso pode indicar dominância, agressão ou até mesmo tédio. Deve-se reeducar o cão a andar junto. Ensinei a Suzie a andar sem puxar a guia (Loose Leash Walking - LLW). Mesmo sendo mais difícil de ensinar, o resultado final é mais prazeroso pro cão, pois ele pode andar um pouco na nossa frente, um pouco atrás ou dos lados, sempre sem puxar, podendo farejar, cumprimentar outros cães e olhar onde pisa. Já o JUNTO obriga o cão a andar em determinado ângulo em relação ao dono (os ombros alinhados com nosso joelho esquerdo) e olhando pra gente. Em um passeio, nada mais entediante que isso! Mesmo assim, ensinei ela a andar junto de mim, só pra garantir algo mais formal quando necessário.
Outro problema é o fato do cão perseguir veículos (carros, bicicletas) ou pessoas de patins. Isso porque é da natureza do cão caçar presas que se movem e, quando ele persegue essas coisas, ele "vence" (elas vão embora). Ele dá um método interessante pra acabar com esse comportamento: um conhecido seu passa de bicicleta perto do cão e, quando o cão o perseguir, ele para, fala "não" e dispara um pouco de água no focinho. Não jogo nada no focinho dela... não vou entrar em detalhes aqui mas, sou contra esse tipo de punição.
Depois ele fala de agressão a outros cães, que deve-se contornar com a socialização desde filhote e, se vc vir q o cão vai atacar, previna o ataque: mude de direção.
Curiosidade: terriers e galgos são mais propensos a perseguir veículos e bicicletas que as outras raças. Verdade PURA! Nada escapa da visão da minha peluda. Setters, retrievers, pointers e sabujos são as que menos têm tendência a esse comportamento.
Curiosidade 2: cães vindos de abrigos têm mais tendência para desenvolver problemas relacionados à ansiedade de separação.
Claro, ele fala de cães perdidos, andar na guia, recolher as fezes etc e tal. Coisas que já sabemos =)

5 comentários:

Debora ♥ Zé Magrelo disse...

Oi Fú, muito legal você postar esses resumos pra gente, eu estou adorando. O legal é que já vem tudo "mastigadinho" e com os seus comentários, sempre pertinentes.
Continue postando, com certeza vai me ajudar a me relacionar ainda melhor com o meu Zezinho amado!

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Débora!
Este resumo eu tenho pronto desde 2004, acredita? Então, estou postando tudo, acho que, se eu for consistente, até sábado ou domingo o livro todo estará no ar =)
Com certeza esse livro (e todos os outros que tenho e vou tb postar os resumos) me ajudaram, e ainda ajudam, a me relacionar cada vez melhor com minha Suzie, que eu amo demais!
Como eu disse pro Luis: sim, eu tive uma filha, mas nada vai mudar minha paixão por cães. Ainda me ligo mais nesses seres maravilhosos, não tem jeito mesmo.

Fúlvia e Suzie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara Favinha disse...

Fúlvia, parabéns pelo blog, é bem interessante. Não fique tanto tempo sem postar. :)

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Sara!
Obrigada, que bom que você gostou do site!
Com um bebê de nove meses é um pouco difícil postar sempre, mas acho que já deu pra perceber que estou entrando nos eixos e não vou deixar de postar mais, né?! Pelo menos semanalmente vou dar as caras por aqui.

Aliás, parabéns pelo seu blog!