Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Coisas que fazemos mas os cães detestam: 2

Abraçar o cão
Veja os sinais: orelhas para trás, evitar contato visual,
musculatura tensa, boca fechada, tentando se
afastar: acha mesmo que ele gosta de abraço?
Enquanto você adora dar aquele abraço no seu cachorro, a maioria deles odeia ser abraçado. Como primatas que somos, achamos os abraços incríveis e expressamos apoio, amor, alegria e outras emoções através deles. Para nós é normal abraçar alguém, e isso significa algo bom. Mas os cães não evoluíram da mesma forma. Os canídeos não têm braços e não abraçam. Ao invés de camaradagem, se um cão coloca a pata sobre outro, é considerado um ato de dominância. Não importa quais suas intenções enquanto abraça, o cão pode ver o abraço como um sinal de você querendo dominá-lo. Claro, muitos cães toleram ser abraçados. Mas alguns se sentem ameaçados, ficam com medo e até demonstram o quanto detestam isso - repare que em muitos casos de crianças sendo mordidas no rosto é porque estavam abraçando um cão (ou mesmo o cão da família). O mesmo cão que gosta do abraço de alguém da família pode reagir de forma totalmente diferente se outra pessoa tenta o mesmo. É difícil encontrar um cão que realmente gosta se ser abraçado. 

Se você se pergunta se seu cão odeia ser abraçado, leia sua linguagem corporal para ter uma dica. Ele está tenso? Afasta a cabeça de você? Evita contato visual? Lambe os lábios? Mantém a boca fechada? Coloca as orelhas para trás, coladas à cabeça? Todos são sinais que mostram que o cão está desconfortável. Sim, mesmo o cão que lambe os lábios enquanto é abraçado não está demonstrando amor, mas sim um comportamento submisso e nervoso. Da próxima vez que quiser abraçar seu cão, preste atenção se ele está feliz com isso. Afinal de contas, seu rosto está bem próximo da boca cheia de dentes dele. 

Nenhum comentário: