Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Coisas que fazemos mas os cães detestam: 7

Passear e não dar oportunidade para o cão explorar e cheirar
Existem caminhadas e caminhadas. Claro que é muito importante que o cão saiba como andar na guia sem puxar. Mas também é importante permitir que o cão tenha um tempo para explorar a vizinhança enquanto passeia com você. Os cães vêem com seu focinho, que tem um papel tão importante para eles para entender o mundo quanto a visão tem para nós: os cães gostam de cheirar um tronco de árvore do mesmo modo que apreciamos um pôr do sol. Os cães detestam não poderem cheirar ao menos por alguns minutos por dia e, muito frequentemente (infelizmente), focamos mais na caminhada como uma maneira de se fazer exercícios ou apenas para usar o banheiro. Fazemos sempre o mesmo caminho monótono, sem qualquer variedade ou senso de prazer e voltamos para casa rápido demais. 

Faça um favor ao seu cão e dedique uma de suas caminhadas para cheirar - ir devagar e deixar o cão ver o mundo através de seu nariz. Vá para um lugar novo (desde que seu cão esteja confortável com isso!), vá por outras ruas do bairro, deixe seu cão cheirar até cansar, mesmo que ele cheire o mesmo lugar por vários minutos antes de prosseguir. Você pode ajudar seu cão a entender a diferença da caminhada do exercício da caminhada de cheirar: na primeira, ele anda sem puxar a guia e cheira só um pouco: usa uma coleira e guia normais; na caminhada de cheirar, ele usa uma peitoral. É bom usar um equipamento diferente do que a coleira e guia usuais, para que o cão entenda as diferenças e o propósito das caminhadas. Estes passeios olfativos são uma oportunidade maravilhosa para o cão ter estímulos sensoriais e mentais, que tornam sua vida mais rica e interessante. 

Nenhum comentário: