Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Coisas que fazemos mas os cães detestam: 8

Manter a guia tensa, literalmente
Assim como os cães são experts em ler nossa linguagem corporal, também são experts em ler nosso nível de tensão através da guia. Manter a guia tensa aumenta o nível de estresse, frustração e excitação do cão e, ao mesmo tempo, seu. "Ah, mas eu não quero ficar segurando firme a guia, mas preciso! Meu cão fica me puxando!". Por isso é tão importante ensinar o cão a andar com a guia frouxa. 

Guia tensa = cão tenso, pronto para reagir a qualquer
pequeno estímulo

Guia frouxa = cão mais calmo e passeio mais agradável














Uma grande quantidade de energia é transferida entre você e seu cão através da guia. Quando ela está frouxa, você mostra ao cão que está tudo bem, que não há nada com o que se preocupar: você "diz" que está calmo e que tudo está sob controle e seu cão fica calmo também. Mas, quando a guia está tensa, a mensagem que você passa é que está tenso, nervoso, alerta, pronto para brigar ou fugir e seu cão responde da mesma maneira. Assim como você não gosta que seu cão puxe demais, também não é bom para ele ser constantemente puxado (sendo essa uma "dica" para ficar alerta). Um cão que anda com a guia tensa tem mais propensão a latir e ser reativo até mesmo na mais normal das situações. Já um cão que anda com a guia frouxa tem mais tendência a se manter calmo. Pode ser um treino difícil, mas é muito importante ter passeios relaxantes ao lado de um cão calmo. 

Nenhum comentário: