Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Coisas que fazemos mas os cães detestam: 5

Dar uma vida desestruturada e sem regras
Os cães precisam, querem e adoram regras e rotina. Talvez você pense que tê-las torne a vida do cão entediante ou infeliz. Mas o que os cães precisam disso. Não é tão diferente assim de nós, humanos. As crianças se dão melhor quando há regras a serem seguidas e rotinas do dia a dia do que em lares onde são livres para fazer tudo (mas lembre-se, não é para ser ditador: são regras comuns, inclusive para nós, como horário, bons modos etc). Pense na diferença entre crianças mais educadas daquelas mais mimadas. Quais delas vivem em lares com regras, limites e rotina? E quais são mais felizes? Com os cães é a mesma coisa. As regras, a rotina, tornam a vida mais previsível, menos confusa e bem menos estressante. 

Falando em cães confusos, eles não entendem exceções às regras. Não entendem que podem pular em você quando está de moleton, mas não podem pular quando está com uma roupa chique. Não entendem que podem subir no sofá depois de um banho, mas não podem subir depois de brincar na lama. Mais: dizer "Não" por ter quebrado uma regra mas não fazer nada a respeito para parar o comportamento e ajudar o cão a aprender o correto não conta como fazer alguma coisa a respeito. Os cães precisam saber de seus limites e, quando você passa um bom tempo reforçando quais eles são, e ensinando comportamentos corretos (lembre-se, sempre com reforço positivo, nunca com punição!), você também estreita seus laços com ele e reforça sua confiança. Desta forma, você está dando condições para que seu cão seja muito feliz!

Nenhum comentário: