Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Coisas que fazemos mas os cães detestam: 1

Vou transcrever uma série de 11 coisas que normalmente fazemos mas que os cães detestam, e o motivo pelo qual eles odeiam.

1. Usar mais as palavras que a linguagem corporal
Somos seres vocais. Adoramos falar, mesmo com nossos cães, que não entendem a imensa maioria das coisas que lhes dizemos. Os cães podem conseguir deduzir o significado de algumas palavras - passear, biscoito, brinquedo, desce - e talvez até aprendem mais de uma centena de palavras, como alguns famosos Border Collies. Mas eles não entendem a linguagem humana. O que eles usam para descobrir o que queremos lhes dizer é a nossa linguagem corporal. Os cães evoluíram para se tornar experts em ler nosso corpo e conseguem descobrir o que pensamos e sentimos antes mesmo de nós mesmos sabermos o que pensamos ou sentimos! Mas nós temos facilidade em mostrar sinais confusos a eles se prestarmos atenção apenas no que falamos, e não no que demonstramos através da linguagem corporal. Um exemplo clássico é a pessoa que diz uma coisa, mas demonstra outra, confundindo o cão, que tenta desesperadamente entender o que queremos dele: dizemos ao cão "Fica" enquanto nos inclinamos em direção ao cão e estendemos a mão como guarda de trânsito. Na linguagem corporal estamos convidando o cão a vir até nós. Mas, quando o cão faz isso, o repreendemos porque ele não ficou. Isso é muito confuso!

Uma ótima experiência (e algo que fará seu cão se sentir aliviado) é tentar ficar um dia inteiro sem dizer uma palavra a ele, se comunicando somente pela linguagem corporal. Veja o quanto você consegue "falar" com seu corpo, como usar seus movimentos e posição corporal para obter o que deseja do cão (sem intimidá-lo!), tudo isso sem emitir nenhum som!

Nenhum comentário: