Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Inteligência dos Cães - Parte 3

Continuando com a segunda parte da Inteligência Instintiva.

Inteligência Instintiva (parte II)

Cães de Caça
A associação dos cães com humanos começou quando éramos principalmente caçadores. Os cães começaram a exibir muitas das suas habilidades também na arte da caça. As pessoas, então, começaram a selecionar as raças para caça, unindo características úteis dos cães e, desta forma, modificando a inteligência instintiva do animal de forma sistemática. Os cães são usados para achar animais, provocar a revoada, persegui-los, abate-los e levá-los aos seus tutores. (Sou contra a caça de animais mas, devo confessar que acho a maioria dos cães de caça os mais lindos do mundo...).

Cães de Tiro
Os cães de "tiro" são os Setters, Pointers, Spaniels e Retrievers. Cada um deles foi desenvolvido para executar tarefas específicas. São cães que foram selecionados para trabalhar na caça onde a presa é abatida com armas de fogo (Pobres bichinhos... mas, seguindo). Vamos usar o Pointer como exemplo. É um cão silencioso, de ótimo faro. Quando descobre a presa, ele simplesmente congela, apontando onde a presa se encontra com a cabeça e, muitas vezes, com todo o corpo.

Pointer Inglês em ação

Alguns cientista dizem que o comportamento do cão de aponte é uma espécie de curto-circuito ou sobrecarga nerval que congela o cão na posição no momento em que ele se lançaria para a presa. Nos lobos é visto um comportamento parecido, mas eles mantém esta posição por, no máximo, um minuto.

O treinamento de um Pointer torna seu comportamento de caça mais preciso e controlável, mas a tendência a apontar é inata. Filhotes constantemente apontam folhas que caem, penas e brinquedos, mesmo sem terem sido treinados para tanto.

Filhotes de Pointer Inglês apontando aos 3 meses de idade

Com a melhoria das armas de fogo foi preciso mudar um pouco o comportamento do cão. Era preciso cães mais rápidos e mais inteligentes então os criadores desenvolveram os Setters. Os cães deste grupo sentam-se e olham direto para onde a presa se encontra. Ao serem liberados da posição sentado, estes cães se aproximam da presa com movimentos sinuosos, suas caudas abanando cada vez mais rápido. O padrão de oscilação da cauda permite ao caçador prever com precisão quando a ave romperá o cerco e alçará voo.

Setter Inglês correndo em direção à presa

A caça com Spaniels é menos disciplinada. Os Spaniels estão adaptados ao trabalho através de arbustos ou sobre terrenos pantanosos. Esquadrinham o solo pouco à frente do caçador mas, embora procurem a presa, não avisam quando a encontram. Caçar com Spaniels é mais vantajoso quando se caça com redes.

Springer Spaniel Inglês levantando a ave (quando se há poucas aves, também é usada arma de fogo na caça com Spaniels)

No final do século XVIII a densidade populacional aumentou e a zona rural acessível era, na sua maior parte, terra desmatada. Isso originou outra modalidade de caça, onde os caçadores atiravam nas aves, perdizes e faisões, por exemplo, quando elas levantavam voo. Esse tipo de caça demandava cães que localizassem as aves assim que estas caíssem e apanhá-las, sem danificá-las. Mesmo que Pointers, Setters e Spaniels possam ser treinados para tanto, criou-se um especialista no assunto: os Retrievers.

Flat Coated Retriever se atirando na água para pegar a presa...

...e levando-a sem danificá-la ao caçador 

Em áreas pantanosas, cães como Retriever do Labrador são úteis por adorar água. A habilidade dos Retrievers para traçar uma trajetória e deduzir onde a presa cairá é surpreendente. Basta passar um dia no parque e ver como Labradores e Goldens sabem exatamente onde caiu a bolinha ou o frisbee.

Cães Caçadores
Estes cães não caçam individualmente, como as raças acima, mas em matilhas. Além disso, eles não são auxiliares na caça com armas de fogo; são eles que caçam e matam as presas.
Existem dois tipos de caçadores: os sighthounds, que caçam usando a visão, e os scenthounds que usam o olfato. 

Os primeiros avistam a presa e perseguem-na a uma velocidade incrível (e matando-a) assim que a localizam. Salukis e Afghan Hounds são usados na caça a gazelas e antílopes em seus países de origem. O Irish Wolfhound e o Scottish Deerhound foram usados para caçar caribus, alces e lobos. 

Borzois em ação

Estes cães são tão eficientes que grande parte da caça à qual se dedicavam foi eliminada. Por causa deles, cervos, alces, lobos e grandes felinos foram extintos das Ilhas Britânicas e tiveram seu número drasticamente reduzido em toda a Europa (entenderam porque eu ABOMINO as caçadas? O bicho-homem destroi quase tudo por onde passa... felizmente existem seres humanos que fazem jus ao termo "humano" de ser). O resultado? Estes cães perderam seus "empregos" e quase desapareceram.

O segundo grupo usam seus focinhos para seguir a pista da presa. A maioria caça animais tidos como predadores que fazendeiros querem eliminar, incluindo raposas, texugos, coelhos, lebres, guaxinins, linces, pumas etc (pobres animais. A gente que invade seu hábitat e eles que são danosos. Sacanagem).

Matilha de Redbone Coonhound acha a presa

Estes cães foram criados para aperfeiçoamento de suas habilidades no uso do faro, desejo de rastrear e latidos. Suas narinas apontam para frente e para baixo, permitindo que peguem o odor nas correntes de ar que sobem do solo. 

Para se evitar que apenas um único cão seguisse o rastro da presa, o que o cansaria olfativamente, estes cães trabalham em grandes matilhas, cada cão revezando o trabalho de faro. Sabe quando a gente se acostuma com determinado cheiro depois de um tempo sentindo-o? Pois é, acontece o mesmo com estes cães, sabia? Por isso o revezamento e o trabalho em equipe.

Hoje em dia são cães muito usados na detecção de drogas, alimentos (a Beagle Brigade), busca de pessoas entre outras funções (bem mais legal, do ponto de vista animal).

Beagle da Beagle Brigade em ação para detectar a entrada de alimentos clandestinos nos Estados Unidos

Terriers
Sua habilidade é perseguir a presa dentro de sua toca e obrigá-la a sair ou matá-la. Seu pelo duro o protege do atrito quando ele entra na toca. Protege-o também das possíveis mordidas dadas pelo animal encurralado. São cães muito corajosos, precisam trabalhar sozinhos, muitas vezes no escuro das tocas, em situações nas quais não pode recuar e sua vida depende da sua habilidade de lutar. Além disso, são bastante latidores: devem latir ao menor estímulo ou excitação. Estes latidos alertamm os caçadores quanto à localização da toca. É o som dos latidos que diz aos caçadores onde devem cavar.

Border Terrier entrando na toca

São também cães excelentes na caça aos ratos e outros animais daninhos: são mais eficientes que os gatos neste quesito. De modo geral, matam suas presas agarrando-as pelo pescoço e sacudindo-o para quebrá-lo. Por isso suas mandíbulas são incrivelmente fortes. (Quem tem cães terriers vivendo em sítios, sabe muito bem de sua capacidade de acabar com ratos).

Gente, sério, imaginem quantos cães morrem na caçadas? Sim, não são apenas os animais caçados que morrem... Imaginem quantos cães não foram mortos por lobos, leões, texugos, linces etc? E quantos não foram mortos pelos próprios caçadores? Já pararam para pensar nisso? E quando os cães não "serviam" mais eram aposentados? Eram mortos... como ainda o são. Pensem nisso.

3 comentários:

Camilli Chamone disse...

Fu,

adoro histórias cinófilas! Charles Darwin deve se revirar no túmulo vendo que a seleção natural foi para o espaço na cinofilia, mas, enfim, tudo tem sua beleza.

Beijos!

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Camilli!

Também adoro as histórias da cinofilia, saber como tudo começou e tal. Tem coisas que eu não escrevi aí porque são meio chocantes (na primeira parte) risos.

Mas acho que Darwin não deve estar se revirando tanto assim no túmulo =P Ele pode se contentar com a seleção natural em outras coisas hehehehe.

Beijos!
Ful

Alessandra Mosquera disse...

Como você, também sou contra a caça, principalmente como "esporte". E também AMO as raças de caça! :) Não é a toa que tenho um labrador!
E é verdade, o Pancho pega qualquer brinquedo no ar de uma forma perfeita, incrível como ele sabe onde vai cair.
Na Espanha existem muitos caçadores e eles usam muito os cães nessa... Atividade. Aqui, as raças mais usadas são o breton espanhol (não sei se é assim que se escreve, parece um cocker mais alto), o galgo espanhol e o podenco. E como vc disse, milhares desses cães são mortos pelos próprios donos porque "não servem mais". Os pobres galgos são os que mais sofrem...
Não li a série toda, mas vc já escreveu sobre os cães que buscam trufas? São muito usados na europa, é uma forma de usar a capacidade de rastreio sem matar nenhum bichinho! É muito legal, várias raças são usadas, e as trufas valem uma nota preta! ;)