Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Treinando Dois Cães: É Possível? Parte II

Vamos à segunda parte desta série de como treinar dois cães.

O Básico
Antes de começar a treinar seus dois (ou mais) cães, reveja os comandos básicos com cada um deles separado: vem, senta, deita e fica. Se você quer que os dois fiquem parados juntos, pratique individualmente primeiro. Você quer que os dois cães respondam rapidinho ao que você pedir antes de colocar uma distração - e outro cão É uma distração.

Você não precisa de mais do que dez minutinhos para rever estes exercícios com cada cão. Mais que isso significa que um deles (ou os dois) ainda não estão prontos para o trabalho em equipe.

Se os dois querem trabalhar mas um deles ainda não está totalmente pronto (não entende direito o que queremos dele), existem dois jeitos de lidar com isso. Um é colocar o cão numa área cercada, como o crate ou outro cômodo da casa. O outro é deixar o cão no "deita-fica" enquanto você treina o primeiro cão. Este último não é muito recomendável, porque o "deita-fica" pode não estar assim tão consistente e seu peludo atrapalhar o desempenho do outro.

Vem
Mesmo que seus dois cães conheçam o comando e o acatam com facilidade, você deve ser bem rápida com o clique e a recompensa. Se for muito difícil, diga "Isso!" no lugar do clique.

1. Se afaste pouco dos dois cães e diga "Vem".
2. Quando eles se aproximarem, clique e recompense os dois ao mesmo tempo (por isso use e abuse do "Isso!" para que suas mãos estejam livres).

Se um dos cães chegar primeiro, dê-lhe a recompensa mas não clique ainda. Clique somente quando o outro cão chegar. Se um deles não vier de jeito nenhum, ele não está pronto para trabalhar em dupla. Pratique mais com ele sozinho por um tempo.

Repita o exercício e varie as distâncias. Você inclusive pode ir para outros cômodos da casa e chamá-los: é super divertido!

Senta - Fica
Este pode ser um pouco mais difícil que o primeiro, mas se os dois sabem fazê-los, será mais fácil. Sempre comece com um tempo curto, sem distrações e sem distância. Quando os cães fizerem direitinho juntos, você pode adicionar a distração (e diminuir o tempo de novo) e, depois, a distância (diminuindo o tempo e a distração).

1. Peça para os cães sentarem. Clique e recompense.
2. Peça para eles sentarem e espere (eu não falo "fica", tá? Eu só peço para sentar mesmo e a Suzie fica naquela posição até eu liberar).
3. Deixe eles sentados por alguns segundos (comece com poucos segundos, uns 2 tá de bom tamanho) e vá aumentando gradativamente, até uns 10 segundos. Clique e recompense a cada acerto, claro (2 segundos, 3 segundos, 4 segundos etc).
4. Quando eles já ficarem 10 segundos, aumente 5 segundos no tempo até chegar a um minuto.

Se os cães, ou um deles, sair da posição antes do tempo, significa que você deu um passo maior que a perna. Comece de novo e aumente o tempo de forma mais devagar (se 5 segundos de acréscimo for muito no começo, aumente só 2 segundos). Lembre-se: o treino deve ser muito legal e eles devem acertar praticamente sempre.

Aqui, você tem que usar o nome do cão pra diferenciar quem errou. Antes, você usava o "oops" sozinho. Você ainda pode usá-lo, mas precisa dizer o nome do cachorro antes (ex. Su, ops). Quando ele acertar, elogie-o "Suzie, aê!".

Quando eles ficarem sentados por um minuto, comece a se mover perto deles (distração) e diminua o tempo (nada de querer que eles fiquem sentados por um minuto enquanto você vira estrelas e faz cambalhotas pela sala). Só depois acrescente a distância, novamente diminuindo o tempo e retirando as distrações (aí, aumenta o tempo e acrescenta as distrações). Tudo deve ser fácil: quando dificultamos uma parte, facilitamos a outra. Os cães não são generalistas =)

Nenhum comentário: