Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vacinação em excesso: já pensou nisso?

Por: Zé Magrelo e Fúlvia Zepilho

Por se tratar de uma questão polêmica, faz um bom tempo que eu e Débora ensaiamos tocar no assunto e chegou a hora.
E por esse motivo que esse post foi escrito a 4 patas e 4 mãos...hehe.
Preparem-se e boa leitura a todos!

________________________________________________________________________
Com as recentes notícias de mortes de animais de estimação durante a campanha de vacinação no Rio e em SP não poderíamos deixar de comentar um tema sobre a qual já estávamos lendo e pesquisando muito:  
As consequencias da vacinação em excesso em nossos animais.

Vacinose é o nome que se dá às doenças crônicas causadas pelas vacinas
A grande maioria terá uma desagradável surpresa com esse artigo, afinal de contas, quase todos nós imaginamos a vacina como uma das melhores coisas da medicina moderna, salvando milhões de vidas. Para nós a vacina sempre foi maravilhosa e salvadora. Mas, infelizmente, não é bem assim!

Vale lembrar que nem tudo é obra das vacinas.
A melhora no saneamento básico e na dieta contribuem para o declínio das doenças.

Dr. Richard H. Pitcairn, veterinário homeopata, descobriu que em alguns casos, onde foi ministrado um remédio homeopático baseado em determinados sintomas, havia uma melhora, mas não cura.
Frustrado pela falta de cura, ele suspeitou que estes casos representavam uma doença crônica induzida pela vacinação.
Sua suspeita se provou ser correta quando um remédio selecionado para combater os “efeitos da vacinação”, ao invés de um remédio baseado nos sintomas do animal, de fato curavam ou melhoravam significativamente o quadro.

Um outro estudo feito no Reino Unido, com mil cães e mil gatos, revelou que 10% dos animais têm reações às vacinas!
Este estudo mostrou que de 7,54% a 12,42% dos cães tiveram reação adversa à vacina num período de 45 dias após a vacinação.
Um número quase idêntico de gatos (7,56% a 12,44%) também sofreu reação no mesmo período.
Este resultado contradiz o que os produtores das vacinas sempre dizem sobre seus produtos, que causam menos de 15 reações em cem mil animais vacinados.
Detalhe: o estudo feito no Reino Unido tem 99% de confiabilidade.
Interessante, não?!

Não queremos dizer que devemos parar de vacinar nossos animais, longe disso!
As vacinas para filhotes são muito importantes, sim (e necessárias).

O que devemos ter é critério na questão da revacinação. Inclusive nos Estados Unidos (que eu tenho notícia) os cães e gatos são revacinados a cada 3 anos, ou seja, a vacina importada que costumamos aplicar em nossos cães oferece imunidade num período mínimo 3 anos e mesmo assim nós revacinamos nossos pets todos os anos!

Vejam na tabela abaixo a duração da imunidade das vacinas.
clique na imagem para ampliar

A seguir, os protocolos vacinais (EUA), do mínimo ao máximo, ou seja, do menor uso de vacinas ao uso exagerado das mesmas. O protocolo vacinal empregado no Brasil é ainda superior ao considerado exagerado nos EUA.

clique na imagem para ampliar
clique na imagem para ampliar

Não apenas em nosso país, mas mundo afora, os animais recebem vacinas demais.

Alguém poderia nos dizer...
Porque os humanos não tomam tantas vacinas assim?
Porque os humanos não são revacinados anualmente, como ocorre com os animais?
Alguém tem idéia dos efeitos negativos do excesso de vacinas?


A verdade é que justamente ao contrário do que todos nós imaginávamos, estudos mostram que nossos animais estão vivendo menos e desenvolvendo doenças graves devido ao excesso de vacinas.

A prática mais comum é a aplicação anual da vacina antirrábica, supondo-se que uma picada anual é necessária para manter a eficácia da vacina. Na verdade, não há estudos que comprovem que esta prática é necessária. Aliás, a recomendação de vacinar anualmente cães e gatos vem dos fabricantes das vacinas, não tem nenhum embasamento científico.

É óbvio que a revacinação anual tem mais a ver com economia que com bem-estar animal.

Está comprovado! Existem estudos sérios comprovando os malefícios de se vacinar em excesso os animais, resultando em redução da longevidade, ocasionando diversas doenças como alergias, alopécia, gastroenterites crônicas, diferentes tipos de leucemia, tumores, alteração de comportamento, epilepsia entre outras... além de acarretar custos desnecessários aos tutores dos animais.

Queremos que vocês estudem também, leiam mais sobre o tema e tirem as suas conclusões. Por isso selecionamos vários links bem interessantes para vocês:

Leiam e fiquem por dentro:

Vacinas para Cães e Gatos: Estamos vacinando demais? -Homeopatas
Um trechinho do que você vai ler: "A imunologia moderna reconhece, já há alguns anos, que a imunidade conferida pelo contato com os vírus é longa ou ainda, por toda a vida. Não há requerimento imunológico para revacinar anualmente, nem a nós, nem a eles."

Estamos vacinando demais? II -Homeopatas
trechinho: "A revacinação de pacientes com imunidade suficiente não agrega de forma mensurável a sua resistência a enfermidade, e pode incrementar o risco de eventos adversos pós-vacinais.”

Vacinas e Vacinoses em Cães e Gatos -Homeopatas
trechinho do que você vai ler: "A medicina transformou-se em um grande e rentável negócio. Diversas Associações Veterinárias em todo o mundo, há anos, vem preconizando reforços vacinais com intervalos superiores a 3 anos, 7 anos e em muitos casos sem nenhum reforço após as primovacinações. É chegada a hora da classe veterinária se posicionar com relação às evidências de novas pesquisas na área de imunologia veterinária e repensarem seus protocolos vacinais."

Quanto dinheiro você está jogando fora com vacinas para pets? -Cachorro Verde
Um trechinho só para você ter idéia do que vai ler: "Reações vacinais retardadas podem ocasionar doença tireoidiana, alergia, artrite, tumores e convulsões em cães e gatos. Existe ainda a evidência de uma conexão entre as imunizações felinas e o aparecimento de sarcoma induzido por aplicações de vacinas (um agressivo tumor maligno)."

Seu pet é supervacinado? -Cachorro Verde
Tradução de um artigo científico escrito pela médica-veterinária norte-americana Jean Doods, que há décadas pesquisa o assunto da supervacinação.

Vacinação dos pets a cada 3 anos? -Cachorro Verde

Vacinações são necessárias ou não? -Mãe de Cachorro também é Mãe
o que você vai encontrar: "Vacinações de rotina são provavelmente a pior coisa que fazemos com nossos animais. Elas causam todo tipo de enfermidades. Repetir anualmente as vacinas é uma afronta ao equilíbrio energético dos nossos animais. Veterinários imunologistas nos dizem que vacinas precisam ser aplicadas apenas uma ou duas vezes no decorrer da vida do animal. Em primeiro lugar, não há necessidade para vacinações anuais e, em segundo lugar, elas definitivamente causam doenças crônicas."

Vacinação - Tempo de Mudanças -Ville Chamonix
trecho do artigo:"Meu objetivo com este artigo não é discutir se as vacinas são eficazes na prevenção da doença. Acredito que elas funcionam e previnem contra a maioria das doenças agudas. Também acredito que são capazes de desenvolver problemas crônicos e, muitas vezes, fatais, em alguns cães"

Rompendo paradigams antigos sobre vacinação de cães -Ville Chamonix

Fontes:
http://www.weim.net/emberweims/Vaccine.html
http://www.news.wisc.edu/8413
http://www.vaccinationnews.com/dailynews/2003/May/09/IsYourPet9.htm
http://www.cyberpet.com/dogs/articles/health/vaccin.htm

É isso galera, o recado está dado.

Provavelmente eu e a Dé faremos mais posts em conjunto, já que existem outros assuntos sobre os quais temos conversado bastante, mas ainda requer certa pesquisa. Na hora certa colocaremos tudo no papel.

Beijos da Dé e da Fúl, lambeijos do Zé e da Su ( até rimou..hehe)

3 comentários:

Ana Corina disse...

MARAVILHA, vai entrar pra minha lista de recomendações. É um assunto danado, né? Nos faz estudar MUIIITO antes de postar. Parabéns, meninas, tá excelente!

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Ana!

Que bom que você gostou! Mas é um assunto pertinente, pra fazer a gente abrir os olhos mesmo.

Como tudo na vida, temos que estudar muito, né mesmo? Afinal, temos inteligência pra quê? Pra deixar que os outros pensem pela gente? =P

Pesquisa é tudo, ainda mais quando se trata da saúde e bem-estar da nossa família =)

Um beijo, querida!
Ful

Ana Corina disse...

Ahhhhh, mas se as pessoas usassem a inteligência pra efetivamente estudar e raciocinar o mundo seria outro, muiiito melhor! Mas deixa que logo, logo, seremos só mais uma voz na multidão alertando para o mesmo assunto. Por enqto somos meia dúzia, mas isto vai mudar.

Beijo!