Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

domingo, 22 de agosto de 2010

Marcadores e Reforços Secundários


Marcadores e Reforços Secundários

No post anterior falei sobre reforços secundários e mencionei que o clicker seria um marcador. Neste post, vou falar sobre a diferença entre eles. Sabemos que o clique, ou um “Isso” pode ser usado para comunicar ao cão que um comportamento específico será recompensado. Clicando ou dizendo “Isso” no momento certo é muito poderoso e uma maneira precisa de comunicar ao animal exatamente que é o que ele faz naquele momento que o fará ganhar o petisco (cliques são mais precisos que palavras).

Bom, você também pode chamar o clique ou o “Isso!” de reforço secundário, já que eles são ligados ao reforço primário, como a comida, e o animal aprende a associar o clique/marcador com o petisco. Mas... o clique é um reforço secundário ou marcador?

Deixa eu responder de um outro ponto de vista. A etologia, esudo do comportamento animal em seu ambiente natural, passa bastante tempo estudando a comunicação. Uma das maneiras tradicionais de ver a comunicação é distinguir entre Mensagem e Significado. A Mensagem pode ser vista como o que o animal tenta expressar, seja de forma intencional ou não. O Significado, por outro lado, é a informação que o animal recebe. Como todo ser humano que vive ou tenha vivido um relacionamento sabe, eles não são sempre iguais. Neste caso, a Mensagem do clique ou de outro marcador é clara: “ISTO que você acabou de fazer é o que fará você ganhar o petisco!”.

Não sabemos o que o animal pensa disso – será que ele tem alguma ideia que estamos “marcando” um comportamento? Estão conscientes que o clique o faz ganhar um petisco se ele repetir o mesmo comportamento? (Eles não precisam executar o comportamento de forma perfeita. Já vimos animais que fazer um comportamento perfeito e, depois de um tempo, erram, geralmente quando eles começam a pensar no que estão fazendo!). Será que estão se condicionando ao som do marcador? Parece razoável que nossos cães, se pudéssemos falar com eles, definiriam a Mensagem do clique como sendo um marcador E um reforço secundário. Talvez o mais importante, do nosso ponto de vista, é como defini-lo, porque é isso que nos leva à maneira como usamos o clicker. Se você, assim como eu, prefere saber sobre o comportamento, tudo bem. Mas é importante sabermos o lado científico da coisa, não é mesmo?

2 comentários:

Tem cachorro na cozinha disse...

Menina, tenho dois cães. Aqui não uso o clicker. Uso o "Aê, menina". Mas qnd falo com um o outro pensa que é com ele tbm. E já vem pedir petisco. Como devo fazer para clicar aqui? Dou petisco aos dois? Mesmo um não tendo feito nada certo na hora? rsrs
Tem alguma dica?

Fúlvia e Suzie disse...

Então, estou traduzindo um artigo que fala justamente disso: como trabalhar quando se tem dois cães =)

Também é uma dúvida minha, acredite, e eu não fazia ideia de como poderia fazer isso (embora eu já tenha treinado duas virinhas irmãs, mas sem clicker... eu simplesmente deixava uma de lado e ficava com a outra, depois revezava. Até que deu certo).

Um beijão pra vc!