Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 21 de abril de 2015

Mude a vida do seu cão (para melhor) com a dieta crua!

Muitas pessoas sabem que a boa alimentação tem um grande impacto na sua saúde e bem-estar mas, mesmo assim, não aplicam a mesma lógica aos seus amados cães. É fácil esquecer que aquilo que o cão come impacta a saúde dele e é nosso papel, como seus tutores, ajudá-los a ter uma vida mais saudável e longa.

A alimentação crua biologicamente apropriada é o alimento natural para nossos cães. As rações comerciais foram inventadas há cerca de 100 anos então parece óbvio que a natureza não fez os cães adaptados para comer ração. Olhe para os dentes do seu cão para entender melhor: caninos grandes, molares pontiagudos. Estes dentes são feitos para rasgar carnes e esmagar ossos. Os tutores gastam muito dinheiro em limpeza dentária porque os dentes dos cães não foram feitos para triturar grãos de ração, que é um alimento não natural e totalmente processado.

Melhorar a vida dos cães é fácil: inclua carnes, vísceras e ossos carnudos, crus, na alimentação. Nada é cozido, já que o cozimento altera toda a composição nutricional dos alimentos (além de não se poder NUNCA oferecer ossos cozidos, os ossos sempre devem ser oferecidos crus!). Também devemos oferecer suplementos naturais, pois trazem nutrientes adicionais muito benéficos aos cães. Estes suplementos são: azeite de oliva extra-virgem, óleo de coco, levedo de cerveja, alho, iogurte natural entre outros. Também se oferece uma pequena porcentagem de verduras, legumes e frutas.

Além de os cães terem uma vida mais longa e saudável com uma dieta crua, há outros benefícios, um deles é a condição física. O pelo se torna mais brilhante e macio; caem menos pelos, pois a saúde deles fica melhorada. Os olhos também ficam mais saudáveis.

O característico "cheiro de cachorro" é bem reduzido, já que com essa alimentação os cães ficam livres de aditivos e químicos encontrados na ração. Na verdade, um cão que se alimenta com BARF precisa de menos banhos.

Outro benefício maravilho se refere aos dentes. Cães que se alimentam com BARF têm um hálito mais fresco, não tem o famoso bafinho fedido. Seus dentes são também mais limpos e brancos (vejo pelos dentes da Suzie, sem nenhum tártaro e nunca fez limpeza nos dentes; e os dentes do Pistache estão perdendo o tártaro que tinham acumulado neles, apenas com a alimentação e escovação). O ato de roer e triturar os ossos limpam os dentes e a gengiva. Com a ração, os cães trituram seus grãos, mas seus restos ficam grudados nos dentes e entre a gengiva (causa do mal hálito) e favorecendo o aparecimento do tártaro. Na alimentação crua nada fica grudado nos dentes dos cães, ou seja, não ficam resíduos de alimentos causadores do tártaro.

A natureza é perfeita e os cães evoluíram comendo alimentos crus. Nossos cães são carnívoros que evoluíram de seus ancestrais selvagens, foram feitos para comer carnes, ossos e vísceras crus - seu estômago é preparado e totalmente adaptado e capaz de digerir alimentos crus e capaz de extrair o máximo de nutrição deles.

Para mim, os benefícios são inúmeros e eu não alimentaria mais um cão meu com ração. A saúde física deles está impecável, sua disposição também. Problemas de saúde considerados corriqueiros (problemas de pele, gastrointestinais, auriculares etc) são inexistentes e, com isso, economizamos muito com remédios que antes sempre tínhamos em casa. Nada como oferecer aos cães um alimento apropriado à sua fisiologia. A saúde deles e a beleza salta aos nossos olhos.

Nenhum comentário: