Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cães velcro

Cães velcro são aqueles que estão sempre perto do seu tutor, acompanhando-o como se fosse uma sombra. Se não estiverem juntos, estão em um local estratégico de onde possam vê-los.

O que causa?


  • Alguns cães se tornam "velcro" por conta dos nossos próprios hábitos. Se todo o tempo a gente for fazer um carinho nele, dar petisco, logo ele aprenderá que ficar por perto é muito bom. 
  • Cães com mais idade podem ficar mais dependentes e agarrados aos seus tutores, principalmente se sua visão e audição começam a falhar.
  • Algumas raças foram selecionadas para serem dependentes. Cães de trabalho, pastoreio e de caça foram criados para trabalhar em conjunto com o homem. Eles dependem das orientações do ser humano para o trabalho. Muitos cães de companhia foram selecionados para serem cães de colo. Outras raças se ligam muito a uma pessoa da casa. 
  • O tédio e a falta de estímulos mentais podem "formar" um cão velcro. É uma espécie de estratégia para passar o tempo e encontrar o que fazer: encontram entretenimento seguindo o tutor por onde quer que ele vá. 
  • Cães com ansiedade de separação tendem a ser também cães velcro. Alguns cães desenvolvem uma ligação extremada com seus tutores, o que causa ansiedade quando eles saem ou estão fora de seu campo de visão. 
  • Se este comportamento for repentino, pode estar relacionado à saúde. Quando o cão está doente, ele pode ficar confuso: ele pode "grudar" no tutor para lidar melhor com a doença. 
  • Mudar de casa pode fazer o cão ficar mais grudado que o normal.

Quando é um problema?

Se seu cão tem ansiedade de separação (veja abaixo as diferenças), procure ajuda para modificar o comportamento. A ansiedade de separação é uma das causas mais comuns de consulta com comportamentalistas: se não for tratada, não haverá melhoras.

Se seu cão é apenas grudado em você, fica a seu critério modificar ou não o comportamento. Algumas pessoas não ligam; mas se for um problema, peça ajuda especializada para reduzi-lo.

A causa do comportamento é tédio? Procure fornecê-lo estímulos mentais ou um trabalho para fazer. Cães entediados podem se tornar destrutivos quando sozinhos.

Ansiedade de separação X cão velcro

Muitas vezes cães velcro e cães com ansiedade de separação são classificados como o mesmo problema, ambos associados com o fato de não querer ficar longe de seus tutores. Embora as diferenças sejam sutis, elas existem. Os cães velcro querem ficar junto de seus tutores; cães com ansiedade de separação entram em pânico quando ficam longe de seus tutores.

Muitos cães que têm ansiedade de separação tendem a também ser cães velcro, mas nem todos os cães velcro têm ansiedade de separação: está é específica de quando o cão é deixado sozinho. O cão velcro exibe o comportamento grudinho quando você está em casa.

Sintomas da ansiedade de separação:

  • Latir ou uivar quando você sai
  • Roer e destruir objetos (como portas, móveis)
  • Tentar fugir
  • Babar ou ofegar excessivamente
  • Fazer suas necessidades fora de lugar quando sozinho
  • Andar de um lado para o outro
  • O cão fica ansioso quando você se prepara para sair
  • O cão tem comportamento inapropriado somente quando está sozinho

Sintomas do cão velcro:

  • Segui-lo pelos cômodos
  • Precisa constantemente estar perto de você
  • Está sempre de olho em você
  • Se antecipa quando você vai se levantar
  • Quer estar sempre onde as coisas acontecem
Cães velcro podem sim ter uma tendência maior a ter ansiedade de separação. 

Como reduzir?

Para estimular mais independência, há algumas dicas que podem ajudar:

1. Treine o comando "fica". Quando você estiver na cozinha ou no banheiro, ensine o cão a ficar a uma certa distância. Comece com distâncias pequenas, aumentando gradativamente. Lembre-se de recompensá-lo pelos acertos!

2. Faça jogos que dependam de distância. Brincadeiras de faro, esconde-esconde e bolinha são divertidas e estimulam diversão mesmo sem você do lado.

3. Dessensibilize o cão aos seus movimentos. Se seu cão se levanta toda vez que você se levanta, repita este ato (de se levantar) até que ele não reaja mais. Um hora ele não vai mais ligar para os seus movimentos e ficará no canto dele quando você se levantar.
Pense em todos os "gatilhos" que fazem seu cão responder. Ele se levanta quando você guarda o controle remoto ou quando coloca os sapatos? Trabalhe para dessensibilizar estes gatilhos. Quando ele estiver familiarizado com estas coisas, ele vai parar de reagir a eles.

4. Dê ao cão um lugar especial e treine-o a ir para ele. Use a caminha dele, ou um colchãozinho e treine-o a ir para lá. Recompense-o quando ele for para lá e dê incentivos extras neste local especial, como brinquedos ou petiscos, algo que o faça querer ficar ali. Um kong recheado é excelente para distrair o cão enquanto você faz suas coisas.

5. Coloque mais atividade física no dia-a-dia. Cão cansado é cão feliz. Se seu cão tem energia o bastante para lhe seguir pela casa, então ele pode ter uma dose extra de exercícios. Quando ele tem atividade física o suficiente é mais provável que ele durma e relaxe em casa, nem percebendo que você se levantou.

6. Dê mais estímulo mental. Cães adoram trabalhar e brincar. Manter o cérebro ativo faz com que eles se cansem tanto quanto uma atividade física. Obediência básica, agility, faro, esconde-esconde, cabo-de-guerra e aprender novos truques são boas maneiras de se cansar um cão. Oferecer a comida em brinquedos dispensadores de comida também são excelentes opções. 

Cães adoram ter um propósito
Se tudo bem seu cão lhe seguir pela casa, mas não quer que ele entre na cozinha enquanto você cozinha, estabeleça limites. Ao invés de dizer o que não quer que ele faça, ensine comportamentos aceitáveis. 

Manter seu cão física e mentalmente desafiado desenvolve a confiança dele. Faça atividades dentro e fora de casa, coisas que você possa fazer rotineiramente, para mantê-lo ocupado. 

Nenhum comentário: