Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 25 de abril de 2015

Como manter seu cão ocupado dentro de casa

Seu cão está entediado? Os dias estão chuvosos? Ou você simplesmente está à procura de coisas para manter seu cão ocupado?

Quando não proporcionamos algo para fazer, acabamos com um sapato ou mesa destruída: cães entediados se tornam destrutivos.

Dê atenção ao seu cão quando estiver em casa com ele - brinque de jogos interativos ou ensine-o algo novo. Os cães amam essa atenção e ela é necessária para sua saúde e bem-estar. Para mantê-lo ocupado você não precisa de brinquedos maravilhosos ou acesso a um quintal, você precisa apenas de tempo e dedicação.

Talvez não sejamos capazes de dar ao cão o trabalho integral que eles foram feitos para fazer, mas podemos lhes dar algo significativo para fazer com algumas brincadeiras e truques. E, ao ver a carinha feliz do seu cão depois de uma brincadeira de cabo-de-guerra, vai entender o motivo dos cães serem nossos melhores amigos. Abaixo algumas ideias de como manter seu cão ocupado.

1. Que mão está?
Coloque um petisco em uma das mãos. Mostre as duas para o cão, fechadas, e deixe-o escolher em qual mão está o petisco. Os cães têm excelente olfato, mas precisam aprender a usá-lo. Só deixe-o pegar o petisco se ele acertar.

2. O jogo dos copos
É uma variação do jogo acima, mas feito com três copos. Coloque um petisco debaixo de um dos três copos e o cão tem que achar onde ele está. Quando ele entender a brincadeira, comece a misturar os copos, para ele trabalhar o olfato, não apenas a visão.

3. Esconde-esconde
Peça para o cão sentar e ficar enquanto você se esconde. Chame-o e elogie-o quando ele lhe achar.

4. Use as escadas a seu favor
Se você tiver escadas em sua casa, use-as para exercitar o cão fisicamente em dias muito chuvosos quando não dá para sair. Suba e desça escadas com seu cão ou, se ele não for muito desajeitado, dá para brincar de pegar o brinquedo (ou petisco) na escada.

5. Ache os petiscos!
Peça para o cão sentar e ficar enquanto você esconde petiscos bem gostosos pela casa. Comece com esconderijos mais fáceis, para o cão acostumar a usar o faro. Com o tempo torne as coisas mais difíceis.

6. Pegar os chinelos
Cães normalmente adoram ter o que fazer, mesmo quando é algo simples como pegar seus chinelos. Você pode ensiná-lo nomes de outros objetos para que ele também os traga para você.

7. Recheie um Kong 
Se quiser manter seu cão entretido por um tempo, recheie um Kong com algo muito gostoso. Pode ser um purê de frutas ou de vegetais, misturado com petiscos ou não. Conforme o cão for ficando mais habilidoso, congele-o.

8. Ensine o nome dos brinquedos
Comece brincando com um brinquedo específico e dê um nome enquanto brinca. Quando o cão aprender o nome deste brinquedo, veja se ele pega o brinquedo quando você falar o nome deles, mesmo que esteja no meio de outros brinquedos. Com o tempo, ensine o nome de outros brinquedos também.

9. Encontre o... 
Quando seu cão já souber o nome de alguns brinquedos, faça essa brincadeira. Coloque os brinquedos dele em uma pilha e fale para ele encontrar um dos brinquedos. Para a brincadeira ficar mais divertida, recompense o cão com petiscos ou um jogo de cabo-de-guerra. Trabalha bastante o cérebro do cão.

10. Obediência
Seu cão sabe os comandos básicos de obediência? Vir quando chamado? Ficar? Mesmo os que já sabem isso, se beneficiam de treinos diários para refrescar a memória ou aperfeiçoar o que já sabem. Além de cansar o cão mentalmente também.

11. Ensine um truque novo
Há sempre um truque novo para se ensinar o cão. Seja pular por um arco, trançar as suas pernas, equilibrar um biscoito no nariz. Na internet há vários truques legais e como ensiná-los. É ótimo para estreitar nossos laços, além de trabalhar a mente deles.

12. Treino com clicker
O clicker é uma ferramenta que marca o comportamento exato que você quer reforçar. Com ele você pode conseguir comportamentos capturando, modelando ou guiando o cão.

13. Cabo-de-guerra
Esta é uma excelente brincadeira, que cansa física e mentalmente. É uma forma também de você colocar em prática os comandos "solta" ou "larga", além de controlar o impulso do cão intercalando pedidos de "senta", "deita" e "larga" e voltando a brincar sempre que ele seguir os comandos. E não se preocupe: brincar de cabo-de-guerra não deixa os cães mais agressivos! É uma grande diversão para você e seu cão, e pode deixá-lo ganhar algumas vezes sim, sem problemas.

14. Guardar os brinquedos
Se o cão já sabe o "solta", estimule-o a pegar um brinquedo e a soltá-lo sob comando quando ele estiver em frente à caixa dos brinquedos. Elogie-o, recompense-o bastante por ter feito o certo. Aos poucos vá aumentando a distância do cão em relação à caixa, até ele pegar o brinquedo e ir guardá-lo.

15. Quebra-cabeças
Mantenha-o mentalmente ativo com quebra-cabeças. Aqui no Brasil a Pet Games disponibiliza vários modelos, dos iniciantes aos experts. Mas você também pode fazer o seu próprio, que você pode inventar ou achar tutoriais na internet.

16. Faça-o trabalhar pela comida
O cão tem uma vida muito confortável: cama quentinha, atenção e comida grátis. Mude um pouco isso de forma fácil e divertida: peça para seu cão fazer alguns truques ou comandos de obediência básica antes de dar-lhe o jantar.

17. Brincar de buscar
Especialmente se seu cão adorar bolinhas, brinque de jogar bolinha pra ele buscar. Só evite brincar em locais onde há objetos que possam ser quebrados.

18. Massageie o cão
Aprenda a massagear o cão. Além de ser relaxante para o cão, é útil para você, que passa a conhecer melhor o corpo dele e fica mais atento a possíveis mudanças corporais, como falhas na pelagem, inchaços, locais doloridos etc, e tratar antes de se tornar um problemão. Além disso, estreita ainda mais os laços entre você e seu cão.

19. Brincadeiras mentais
Já brincou de 101 coisas para se fazer com uma caixa? Basta ter uma caixa, um clicker e petiscos. Brinque de modelar comportamentos, encorajando o cão a tentar algo novo. Ele toma as próprias decisões sobre o que fazer e não fazer, aumentando sua flexibilidade física e mental. Coloque a caixa no chão e não faça nada. Clique e recompense para qualquer interação que o cão fizer com ela; depois só clique e recompense comportamentos específicos, como colocar uma pata dentro da caixa; duas patas; três; quatro! Você pode usar qualquer objeto, não precisa ser necessariamente uma caixa.

20. Escovações regulares
Embora não seja tão excitante quanto o cabo-de-guerra, é algo que precisa ser feito periodicamente. Eles precisam ser escovados, banhados, ter os dentes escovados e as unhas cortadas. Alguns cães gostam mais que outros dessas atividades, mas se você as fizer e sempre recompensar o cão, tudo se tornará mais fácil. Ofereça muitos petiscos durante a escovação - afinal, queremos que os cães associem este hábito com algo positivo.

21. Jogo do Vem
Os cães amam! Você precisa de um parceiro. Cada um de vocês fica num lado do cômodo com um brinquedo ou alguns petiscos. Revezem-se chamado o cão e recompensando quando ele vier. Fazendo isso, você terá um cão que virá alegremente quando você o chamar.

22. Faça um circuito de obstáculos
Faça o cão pular sobre toalhas, trançar entre seus brinquedos, deitar em um cobertor. Use sua imaginação e crie uma série de obstáculos para o cão seguir. Essa brincadeira estimula a mente do cão e encoraja a prestar atenção no dono.

23. Estourar bolhas
Alguns cães são fascinados por bolhas. Faça bolhinhas de sabão e deixe seu cão estourá-las e se divertir.

24. Compre um brinquedo, crie um ou faça rodízio
Cães se entediam com o mesmo brinquedo. Então você pode escolher entre compra um novo, fazer um ou fazer um rodízio dos brinquedos que você tem tem casa. Não deixe todos os brinquedos acessíveis, apenas alguns. E vá fazendo rodízio com os outros a cada 3 dias, por exemplo. Fazendo assim, é como se você sempre desse um brinquedo novo ao seu cão e ele sempre ficará entusiasmado com eles.
Os brinquedos também ficam mais atraentes quando você se engaja numa brincadeira com seu cão. Há também tutoriais na internet de como fazer brinquedos para seu cão com roupas velhas, toalhas, meias.

25. Convide amigos caninos para brincar
Seu cão tem amigos caninos? Convide-os para brincar. É divertido ver cães brincando juntos e é garantido que, no final do dia você terá um cão cansado. Além de ser bom para manter a socialização do cão.

26. Trazer de volta velhos truques
Assim como a gente os cães também precisam refrescar sua memória. Quando foi a última vez que você pediu para seu cão rolar ou fingir de morto? Se faz um tempo, pegue alguns petiscos e ensine-o de novo. Faça isso também com outros comandos que ele já sabe, para não perder o ritmo.

27. Ensine-o a ir para algum lugar
Seu cão sabe ir para o sofá ou a cama dele? É algo simples de ensinar e útil quando precisamos cozinhar ou queremos comer em paz. Se você pedir para o cão ir para o seu cantinho enquanto faz comida, várias vezes, isto se torna um hábito.

28. Ensine-o a pegar a guia
O mesmo princípio de trazer seus chinelos, mas agora ele traz a guia para você para ir passear.

29. Ensine-o a acender/apagar as luzes
Se você estiver com preguiça e começar a ficar escuro, não seria bacana ter seu cão acendendo a luz?Para começar a ensinar este truque, é mais fácil ensinar o Target (tocar). Assim que ele souber tocar com o focinho, ou a pata, uma fita adesiva, coloque-a no interruptor e recompense muito o cão. Claro, se marcas de unhas na parede te incomodarem, não ensine isso.

30. Trabalha o auto-controle
Os cães precisam ser ensinados que nem sempre eles podem ter o que querem. Desde a inibição de mordida quando filhote até a esperar sob comando, o auto-controle mantém o cão fora de problemas. Comece trabalhando comandos fáceis como o "deixa", "espera", "fica", "relaxa" e "deita". São comandos sempre úteis.

31. Faça petiscos caseiros
Claro que seu cão não irá participar desta atividade, mas é ele quem irá ganhar os petiscos. Ao invés de comprar os industrializados, faça-os em casa com ingredientes mais saudáveis. Na internet há muitas receitas disponíveis, assim como livros sobre o assunto.

32. Ensine-o a pedir por favor ao se sentar
Quando seu cão quer algo ele fica cutucando sua mão? Ensine seu cão a se sentar para ganhar o que ele quiser, desde atenção até o jantar ou o passeio. Recompense o comportamento educado, seja consistente e você terá um cão que se senta sempre que quiser algo, ao invés de pular e cutucar você.

33. Aconchegue-se e relaxe
Depois de uma sessão de treino ou brincadeira, nada melhor que relaxar. Os cães adoram deitar com seus donos. Aconchegue-se a ele para vet TV, ler um livro. Ele irá adorar.

3 comentários:

taisa disse...

E eu que pensava que era criativa pra inventar brincadeiras pro meu whippet MEGA inteligente (aquela lista do Stanley é furadissima hahaha)! Obrigada por essa lista gigante de variações!!! Vai render muita língua pra fora aqui no nosso ap! :-)

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Taisa, tudo bom?

Que legal você também ter um Whippet! Então, aquela lista do Stanley Coren é super mal interpretada. A maioria acha que é apenas uma lista dos cães mais inteligentes, mas a inteligência tem muitas variáveis. Ele tratou apenas da obediência. Então, comparando um Whippet com um Golden Retriever, eles só demoram um pouco mais para aprender. E não existem cães burros ;) Apenas que precisam de um pouco mais de paciência para educar. Suzie e Pistache são mega inteligentes também!

Bom divertimento com ele aí! Garanto que ele vai adorar!

Unknown disse...

Eu tenho 3 dois labradores e um SRD.

nao da pra ensinar truque aos 3 ao mesmo tempo . E se isolo um pra ensinar os outros ficam com ciumes e nao parar de latir