Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Comece a treinar com o clicker - Parte II

4. Testando o comando

Tente dizer o comando verbal. Se o seu cão fizer o truque, clique dê a ele um "jackpot" — um monte de petiscos que ele adora e bastante carinho!
Dica: Sempre que você REALMENTE gostar de algo que seu cão fizer, clique e recompense com petiscos melhores.
Se ele não executar o truque quando você der o comando verbal, você se adiantou. Trabalhe nos Passos 2 e 3 por mais tempo.

5. Ignore comportamentos sem o comando

Quando o cão estiver constantemente fazendo o truque quando você der o commando, pare de clicar/recompensar ele por fazer no resto do tempo. Simplesmente ignore esses comportamentos “espontâneos”. Continue a clicar/recompensar quando ele fizer sob comando.

Nota 1: Você vai perceber que seu cão vai começar a fazer o truque várias vezes assim que você parar de recompensar. Isso é normal. (Você provavelmente faz a mesma coisa quando um botão pára de funcionar. Ao invés de tentar alguma outra coisa, você simplesmente aperta o botão várias vezes, mais forte, antes de desistir!).

Nota 2: Capturar o comportamento é uma boa maneira de controlar comportamentos indesejados, como latir ou pular em você. Mas esteja atento para o que acontece depois (ver Nota 1). Para manter comportamentos indesejados sob controle, é sempre bom dar o comando do comportamento que você não quer, clicar/recompensar de vez em quando – faça sessões de pulos ou latidos!

6. Torne-se um recompensador aleatório

Agora, tente fazer o seu cão repetir 2 ou 3 vezes o truque antes de clicar/recompensar.

Dica: É uma boa idéia dizer “Muito bem!” a cada vez, só para que seu cão saiba que está fazendo certo.
Isso é chamado “colocar o comportamento em um programa de reforço variável”. O cão não sabe quando ele vai receber a grande recompensa, então ele vai continuar tentando – da mesma forma que pessoas na loteria.
Importante: Já que você está recompensando com menos frequência, você também pode ser mais exigente – apenas recompense os “senta” mais certos, ou as levantadas de patas mais altas. Aqui é que o comportamento é aprimorado. Nota: Algumas pessoas preferem aprimorar o comportamento antes de adicionar o comando verbal.

7. Generalize

Agora ensine o cão que esse comando vai funcionar em todo lugar. Mude para diferentes locais da casa e tente. Vá para fora e tente. Tente com a coleira ou sem. Tente no carro, no parque e no veterinário.

Dica 1: Você pode precisar voltar alguns passos, talvez até mesmo voltar para o Passo 2, se o nível de distrações é alto.

Dica 2: Você pode dar recompensas maiores para cada conquista.
Seu cão irá “generalizar” o comportamento, e vai aprender que é o comando que é importante, não o fato de que ele está na cozinha, de que está quase na hora do jantar ou que está com a coleira.

Você conseguiu! Seu cão aprendeu um novo truque, e você aprendeu uma nova maneira de treinar!

This information was originally prepared for the San Francisco SPCA's training department. Copyright Stacy Braslau-Schneck, 1998.

Nenhum comentário: