Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 11 de julho de 2015

Mesma raça, personalidades diferentes

Este post aqui é só pra descontrair e mostrar que apesar de pertencentes à mesma raça, os cães têm suas personalidades, são indivíduos diferentes.

Aqui em casa tenho um casal de whippets. Suzie, que está com a gente desde os 4 meses, e Pistache, que chegou aqui com quase 5 anos. Whippets são cães ágeis, companheiros, asseados, se adaptam ao nosso estilo de vida: estão sempre prontos tanto para nos acompanhar em corridas, trilhas, caminhadas, como deitados ao nosso lado enquanto lemos um livro ou vemos um filme. Mas tenho observado diferenças sutis nos dois.

Pistache, à esquerda; Suzie, à direita
Suzie:
* apegada, mas mais independente: ela não precisa de tanto contato físico, mas gosta de nos ter em seu campo de visão;
* muito ágil, mesmo com quase 11 anos ela pula, corre e não é de se cansar fácil;
* aprende muito, muito rápido;
* não é resistente ao frio e calor extremos;
* agitada, principalmente quando vê outros cães na rua;
* prefere explorar um local novo a ficar perto, apesar de sempre voltar para checar se estamos no mesmo lugar;
* confiante, para elas todas as visitas vieram vê-la.

Pistache:
* extremamente apegado, adora colo, precisa de contato físico e tem horas que parece que quer entrar dentro da gente;
* meio estabanado, derruba as coisas, se cansa mais fácil nas corridas;
* aprende rápido, mas precisa de mais tempo para entender o que se quer dele;
* resistente ao clima;
* calmo, principalmente com outros cães;
* em um local novo, fica ao meu lado, buscando segurança;
* mais medroso, não é tão receptivo com visitas.

Qual o objetivo de eu escrever um post falando disso? Que utilidade tem? Simples: não é porque dois ou mais cães são da mesma raça que reagirão da mesma forma. Cães são indivíduos e cada um tem sua personalidade. Ao selecionarmos uma raça, não quer dizer que o cão por nós escolhido terá o comportamento 100% do descrito pelo padrão: o padrão diz o que podemos esperar, sim. Por exemplo, não podemos esperar que um Whippet seja um cão de guarda ou pastoreio. O padrão apenas nos diz o que esperar de um modo geral. Há as variações de cão para cão.

Outra coisa: não acreditem em locais que dizem que o cão da raça X é difícil de educar, que são burros, teimosos etc. Eu ouvi isso quando conversei com uma pessoa, que os Whippets eram burros demais para serem educados: ela sabe fazer inúmeras coisas. Todos os cães têm a capacidade de aprender, principalmente quando trabalhamos com reforço positivo.

4 comentários:

Telma disse...

Tenho um casal de Dogues Alemães e a fêmea tem este comportamento independente e é mais esperta, ao passo que o macho é um pouco pior em termos de carência e medo do que o seu Pistache. A Helga veio para cá com 2 meses e teve um tratamento que a deixou maravilhosa; o Igor já veio com 6 meses e onde estava não recebia uma alimentação adequada (em qualidade e quantidade) e foi agredido; veio com uma cicatriz de uma agressão com um rodo numa das patas (isso é o que consegui apurar, deve ter acontecido mais coisas).

Atribuo o pânico do Igor a algum tipo de memória que ele tem dos tempos de dificuldade. Ele melhorou muito, muito em termos de comportamento, mas ainda sofre muito com o medo e ansiedade. Como ele causava muitos acidentes que também o colocavam em risco, o acostumei a ficar junto comigo quando tivesse medo (é um chiclete); mas o que o ajudou muito foi o tratamento com homeopatia. Ficou bem mais equilibrado.

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Telma, muito obrigada por seu comentário!

É incrível como mesmo sendo da mesma raça eles são diferentes entre si, não é? Pena que no seu caso ele não foi bem tratado... Pistache era bem tratado, muito bem tratado, onde estava. Mas precisava de uma família. E sempre foi um grudinho, como me disseram, e sempre foi calmo. Isso o faz aprender com menos rapidez que Suzie, mas aprende também =)

Parabéns pelos seus gigantes (adoro!)

Beijos!

taisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
taisa disse...

Ola, Fulvia! Obrigada por compartilhar todas essas experiências. Acompanho o blog já há um tempo, e ele só tem ficado melhor. Tenho um whippet que não foi muito socializado com cães e pretendo adotar um adulto do mesmo canil que o seu Pistache, um dia. Sempre imaginei que cada um tem mesmo a sua única personalidade! Mas minha dúvida é: a ansiedade da Suzie não passa para o Pistache durante os passeios, quando ela vê um cachorro diferente? Pelo seu post entendi que não. É isso mesmo? Sempre aachei q ansiedade tivesse um efeito tipo bola de neve em whippets!