Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

domingo, 21 de junho de 2015

Ensinar seu cão a ficar calmo

Seu cão sabe ficar sem fazer nada, apenas relaxando?

Suzie relaxando sob o sol
Sentar (ou deitar) e ficar calmo é uma das coisas mais importantes que podemos ensinar aos nossos cães. Infelizmente, tendemos a encorajar exatamente o oposto disso. Mas, como fazemos isso? Deixamos nossos cães mais agitados quando falamos com eles, brincamos com eles, quando nos preocupamos se estamos lhes oferecendo bastante atividade, seja num daycare, correndo, indo ao parque, dando brinquedos, brincando mais um pouco. Acredite: eu também faço isso com os meus cães!

Quem é que nunca pensou coisas do tipo:

Será que ele vai ficar bem enquanto eu trabalho?
Será que preciso colocar mais recheio no seu Kong?
Será que neste final de semana ele precisa brincar com algum amiguinho canino?

Mas, do que os cães precisam?
Eles precisam aprender a relaxar: deitar e tirar uma soneca, ou apenas deitar e ficar quietinhos, sem ganir, chorar ou procurar algo pra roer.
Precisam aprender a ter paciência, prestar atenção em nós, fazer contato visual, se adequar em nossa vida.
Precisam aprender a ter auto-controle, podendo assim ir a mais lugares dog-friendly conosco: confiaremos que ficarão calmos em diversas situações, podendo ir com a gente em casas de amigos, a picnics ou mesmo a lojas em que eles possam entrar.
Precisam aprender o "Fica", com e sem distrações.

E, sim, eles também precisam se exercitar, com certeza! Afinal, os exercícios são muito importantes para os cães e, infelizmente, a maioria dos cães não é exercitada o suficiente.

Mas eles precisam ter um equilíbrio entre exercício e tempo para relaxar.

Recentemente escrevi um artigo falando sobre como lidar com cães agitados. Muita gente acha que tem um cão agitado quando, na verdade, tem um cão com energia normal, ou até um com pouca energia, mas que não é exercitado o suficiente e encorajado a ficar meio amalucado.

O que fazemos de errado?

  • Não proporcionamos exercícios adequados, como longas caminhadas ou corridas diariamente.
  • Não reforçamos o comportamento calmo.
Como ajudar um cão a relaxar?
Se você quer um cão mais calmo, coloque em prática as dicas abaixo:
  1. Seu cão está sendo exercitado o suficiente? Se não estiver, exercite-o. 
  2. Recompense o comportamento calmo, ao invés do alucinado. Você lhe dá atenção quando ele está deitado quietinho ou quando está chorando e pulando?
  3. Pratique exercícios que ensinam seu cão a relaxar, como "deita", "fica" e auto-controle. 
  4. Não preencha as 24h do dia do cão com atividades. 
  5. Ensine a ele uma frase que signifique que a brincadeira acabou. Aqui eu uso "Chega" e "Acabou". Uma vez que você diga essa frase, não volte atrás e continue brincando. Quando você diz "Chega" é porque a brincadeira acabou mesmo. 
Estas são minhas dicas para se ensinar um cão a ficar mais calmo. 

Nenhum comentário: