Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 18 de julho de 2015

Além da educação: crie laços com seu cão

Todos sabemos as vantagens de se ter um cão educado: podemos ir com ele para vários lugares dog friendly, temos um convívio mais harmonioso em casa, são queridos por nossos amigos e familiares, é prazeroso passear com eles. Mas, nosso convívio com eles vai além da educação: devemos criar laços com eles.

Criar laços não é algo complicado: ocorre naturalmente quando temos um cão e o criamos com apego. No começo, o filhote pode não esperar que você o guie mas, com o tempo, você verá que ele começa a te ver como alguém em que ele pode confiar, e a educação fica mais fácil.

Então, como fazê-lo? Primeiro de tudo: como você educa seu cão? Treinos baseados em reforço positivo são muito mais benéficos para o relacionamento que queremos ter com nossos cães que um baseado em líder da matilha e punições. Um cão que confia em nós tende a obedecer mais, e com mais alegria. Abaixo, mais algumas dicas para que você crie laços com seu cão:


  • Brinque com ele - divirtam-se juntos, deixe ele ser um cão. Jogue bolinha no jardim, brinque de cabo-de-guerra. Descubra do que ele mais gosta de brincar e brinque com ele. Além de estreitar os laços existentes entre vocês, ambos ficarão relaxados.
  • Eduque-o - sim, um cão que tem laços estreitos com você é mais fácil de educar, mas o contrário também é verdade: quanto mais educamos nossos cães, mais estreitos ficam nossos laços com eles. 
  • Mantenha a calma - ter um cão não é só alegria: também nos frustramos e ficamos ansiosos. E não só com eles, mas com as coisas da vida de um modo geral. Gritar e ficar nervoso assusta a maioria dos cães, mesmo quando nosso acesso de raiva não é direcionado a eles. Se for, o estrago é ainda maior. Se esforce para falar em tom de voz calmo com seu cão, mesmo quando ele apronta: gritar não resolve problema alguma, só estraga o relacionamento entre vocês dois.
  • Preste atenção na sua linguagem corporal - aprenda o básico do comportamento canino e a ler seus sinais corporais. Isso lhe ajudará a entender o que seu cão gosta, não goste e o amedronta. Lhe ajudará a prevenir problemas antes que eles comecem e a retirar seu cão de uma situação desconfortável ou assustadora. Assim que ele entender que você o manterá a salvo, a confiança entre vocês dois crescerá. 
Resumindo: ter um cão traz alegria à nossa vida e também devemos dar a ele o que precisa para ser feliz. Ter momentos felizes juntos e cuidar de seu cão estreitam os laços entre vocês. Sim, cada cão é diferente, demonstram seus sentimentos de forma única, mas todos merecem ter um relacionamento maravilhoso conosco. 

Nenhum comentário: