Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Seja Gentil

Achei este texto interessante e resolvi compartilhar aqui. É da Melissa C. Alexander, autora do livro Click for Joy, que recomendo muito!! Este texto é de tradução e adaptação minhas e não deve ser reproduzido! Mas pode sim ser divulgado =)

Gentileza em primeiro lugar

Ser gentil, hoje em dia, deve ser aplicado em todos os aspectos da vida, não apenas no religioso, principalmente no clicker training.

Uma mensagem precisa de público

Todas as vezes que interagimos com alguém, temos a oportunidade de fazer a diferença. Falar sobre o milagre do clicker trainig é algo estimulante! Mas, algumas vezes, nos esquecemos de considerar as necessidades daquele a quem nos dirigimos.

Um exemplo: uma pessoa está esperando bebê e diz que seu cão tem demonstrado agressão por medo contra crianças. Alguém, na melhor das intenções, diz que teve um caso semelhante e que o final foi trágico: teve de sacrificar o cão porque não tinha jeito e, doá-lo para outra família poderia colocar outra criança em perigo. Claro que a pessoa ficaria desolada ao ouvir isso! Não temos como dizer se há como reabilitar ou não determinado cão, mesmo porque não sabemos qual a severidade do caso ou quão dedicada / experiente a pessoa é. Quem deu a resposta pode ter a melhor das intenções, mas quem precisa de ajuda não sabe disso. Precisamos, antes de tudo, nos lembrar que tratamos com um indivíduo, e não com um caso.

O preço do "certo"

Se alguém não quer ouvir o que temos a dizer, é fácil colocarmos a culpa nele. Afinal de contas, estamos certos daquilo. Sabemos que estamos certos. Infelizmente, isso faz com que eles estejam "errados", e poucas pessoas querem ouvir sobre seus erros. 

Quando se trata de cães, não há isso de "preto no branco". Ao invés de haver dois extremos, a realidade é que quase todos nós estamos em algum lugar no meio. Uma palavra gentil pode ser tudo o que aquela pessoa precisa. Julgar pode afastá-la (e prejudicar tanto ela quanto o cão).

Quando mudamos os outros, mudamos a nós mesmos

Nem todo mundo está com a mente aberta, à espera de uma palavra amiga para guiá-los. Alguns são não somente resistentes à mudar, mas discutem também. Algumas vezes achamos que aquela pessoa está mesmo errada - alguém que tem comportamentos que consideramos anti-éticos, abusivos ou perigosos. Nenhuma gentileza e empatia pode forçar alguém a mudar se ele não quiser fazê-lo. Verdade. Mas, essa gentileza e empatia pode mudar a nós mesmos.

Se estamos em uma situação delicada, há algumas escolhas a se fazer:

* Evite a situação ou encontre uma alternativa que não tenha os mesmos fatores estressantes. Se a situação é negativa demais para você, essa pode ser a melhor escolha.

* Mude a situação para torná-la a mais suportável possível. Se onde você treina seu cão não são utilizados métodos que você acredita, não discuta ali. Ao invés disso, use seus métodos na aula, sem se estressar.

* Tente mudar a situação atual. Essa alternativo, sem dúvida, o colocará em conflito direto com alguém. Foque na solução do problema, não na pessoa por trás dele. Se atenha a fatos e resultados, não ética e moral. Coloque sua energia naquilo que você acredita, ao invés de brigar contra o que você não acredita.

* Crie uma situação diferente de acordo com suas especificações. Se seu objetivo é encontrar pessoas que pensem como você, essa é a melhor alternativa.

Cada uma das alternativas acima tem algo em comum - requer uma mudança no SEU comportamento. Você não pode mudar alguém que não quer mudar. Você só consegue mudar você mesmo - seu comportamento, o modo como você fala, a sua percepção.

Um comentário:

Ju Grochovski disse...

Adorei o texto e gostaria de saber como devo proceder para utilizar parcialmente suas palavras. Sou de um grupo de palestrantes espíritas e farei uma palestra sobre "Gentileza".
Agradeço sua "gentileza" em compartilhar.

Abraço

Juliana grochovski - jugrochovski@hotmail.com -