Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ter um segundo cão


Acho interessante como as pessoas acham lindo quando comentamos que queremos mais um filho. Agora, quando eu falo que quero MESMO ter outro cachorro, JUNTO com a Suzie (e não só depois dela, hunf!), acham que sou louca. E ter dois filhos é o quê, então, senão insanidade? Pra mim, ter dois cães é muito mais fácil. Mas, vamos à matéria?

Ter um segundo cão: duas vezes mais legal
Se você tem um cão e tem pensado em adotar outro, pense bem antes de fazê-lo. Há muitas coisas a serem levadas em consideração como, o cão ideal, manter a paz e equilibrar o orçamento.

Para se manter um cão adulto, gasta-se em torno de R$800,00 a R$1.400,00 por ano, se o cão não tiver problemas. Se você precisar deixar o cão em hotel ou se ele tiver algum problema de saúde, o custo será mais alto. Então, quando você pensa em ter outro cão, você deve pensar nos custos para este cão também.

Agora, vamos falar do cão em si. Quanto melhor for a escola, mais fácil será a transição. Uma hierarquia natural se desenvolverá nas primeiras semanas e geralmente o cão mais velho irá, e deverá, ocupar a posição de "alfa".

O que é melhor: um cão do mesmo sexo ou do sexo oposto? Muitos veterinários e comportamentalistas recomendam um do sexo oposto, pois diminuem as chances de agressão. Bom... eu adotaria outra fêmea, já que a Suzie se dá bem com exemplares do mesmo sexo também.

Que raças evitar? Evite aquelas que são conhecidas por serem agressivas com outros cães, como Pit Bull, Terriers. Claro, pesquise MUITO e escolha uma raça que tenha grandes chances de se dar bem com seu cão. Eu já tenho as minhas escolhidas: Whippet, Sheltie, virinha...

Se certifique que as personalidades dos cães combinem. Se seu cão tem muita energia, pegue um filhote ou cão jovem. Mas, se ele for mais pacato e não muito tolerante, melhor pegar um cão já adulto.

Com o cão já selecionado, a apresentação dos cães é muito importante. Observe seu comportamento, veja como eles reagem um ao outro e decida como continuar.

Considere todos estes fatores quando escolher um segundo cão - e não se esqueça das despesas extras com os cuidados com o mesmo. Além de se gastar mais com comida, brinquedos e cuidados, há também os gastos com veterinário. Então, se você pensa em ter dois cães, seus gastos irão aumentar sim, mas suas alegrias também.

2 comentários:

ciça disse...

-tenho 3 cães, uma pitbull, um bull terrier, uma teckel. Apesar da raça terrier, os tres se dão super bem, e a pitbul e a mais mansinha.
-Depende muito da criação.

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Ciça!

Também concordo com você que a raça não importa, MAS, em um país como o nosso, onde não há cultura de adestramento e socialização de cães, seria meio irresponsável de minha parte dizer que tudo bem colocar um cão de raça dominante e brigão junto com outro e tudo ficaria bem. Tudo ficaria bem SE todos os cães fossem socializados e tivessem um adestramento de obediência, além de suas necessidades supridas (passeios, exercícios etc). Aqui perto tem uma amiga minha que tem Rottie, Shih Tzu, Boxer e Cocker vivendo em harmonia. Mas nem todos podem, entende? Foi mais por isso que escrevi isso na matéria, pra depois não chegar e-mail na minha caixa postal dizendo que os cães se mataram... rs

Fora que existem cães de raças conhecidas como dóceis que se atracam com outros cães, não dando pra conviver. Mais uma vez: criação, socialização, obediência e necessidades supridas - coisas que faltam para o grande público em geral (mas não pra todos nós que amamos os peludos, né?!).

Beijos!