Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Estágios do Desenvolvimento dos Filhotes

0 - 7 semanas

As tarefas desenvolvidas neste período envolvem aprender um comportamento social apropriado com outros cães. Interagir com a mãe e os irmãos ensinam o filhote a inibir morder os outros, submissão apropriada e comportamento de solicitar atenção, comportamento de receber atenção, e confiança em outros cães. Cães órfãos e ninhadas de um único filhote são uma desvantagem quando o filhote está aprendendo como se comportar como um cão no meio de outros cães. Algumas dessas lições podem ser aprendidas mais tarde (apesar de não ser determinado se este mais tarde pode se tornar "tarde demais") sob uma supervisão cuidadosa. Filhotes órfãos, principalmente aqueles que foram alimentados na mão desde muito cedo sem a mãe ou os irmãos por perto, podem se tornar animais muito problemáticos, sem o comportamento ideal desenvolvido.

7 - 8 semanas

Idade ideal para ir para uma nova casa. Esta é a melhor idade para se formar estreitos laços com as pessoas. Os filhotes estão mentalmente maduros o suficiente para se adaptar às mudanças, e para começar a receber os ensinamentos de boas maneiras. Pesquisas sobre este período crítico até apontaram o dia ideal para se ir para a nova casa: com 49 dias!

8 - 10 semanas

Algumas vezes chamado de "período do medo", o filhote agora está muito impressionável. Associações com objetos formadas durante este período deixam impressões inesquecíveis. É importante que o filhote tenha quantas experiências positivas forem possíveis com pessoas, outros animais e situações novas. Também é importante se evitar experiências traumáticas até depois da 11ª semana. As experiências desagradáveis que não podem ser evitadas (como tirar uma foto do filhote) devem ser transformadas em experiências positivas, conforme a sua reação: sempre "agrade" o filhote assustado com risadas, elogiando o filhote e tratando este evento como se fosse um jogo. Nunca tenha uma reação tipicamente humana de tranquilizar o filhote: isto pode convencer o filhote que isto deve ser mesmo muito horrível, já que você também ficou com medo!

8 - 16 semanas

Aulas de adestramento para filhotes ensinam o dono como ensinar o filhote a aprender! Tenha certeza que todas as sessões de treinamento sejam divertidas e bem sucedidas. Tire vantagem da dependência que o filhote tem por você e o forte desejo de estar perto de você para ensiná-lo a responder o comando "venha".

Evite adestradores/técnicas de treinamento que contam com a punição. Apresente o mundo ao filhote e o exponha a quantas coisas novas e pessoas de diferentes idades, sexos e raças forem possíveis. Sempre tenha certeza que você está no controle da situação para que a experiência seja positiva. Leve o filhote na guia e na coleira para que você intervenha se qualquer coisa o assustar ou o ameaçar.

4 - 6 meses

Este período de pré-adolescência é caracterizado pelo aumento gradual de independência e confiança. O filhote irá se distanciar mais e mais do seu lado, motivado pela sua própria curiosidade e confiança crescente no mundo. Continue treinando o filhote, se possível. Comece a incorporar distrações nas classes de adestramento. Leve o filhote com você em todos os lugares! Este período é muito importante para fortificar a amizade entre vocês o suficiente para resistir aos "testes" deste adolescente. Prefira castrar o seu filhote aos seis meses. Não há razão nenhuma para permitir que os efeitos "desordeiros" dos hormônios sexuais para prejudicar a vida dele, e a sua também.

6 - 12 meses

Mesmo com o melhor preparo durante o período da infância, as coisas vão se tornar "cabeludas" de tempos em tempos durante este período. As necessidades do filhote/jovem cão por estímulos, companhia e atividades são muito altas, e sua tolerância ao tédio e à falta de atividade são muito baixas. Este é o período no qual animais não castrados atingem a maturidade sexual. Os proprietários irão sentir um comportamento de "teste", parecido com o de adolescentes humanos. Evite situações nas quais os deslizes ocasionais de obediência do cão possam ter resultados prejudiciais. Por exemplo: andar sem coleira e guia em uma área não segura. Continue a proporcionar lugares seguros onde ele possa brincar e se exercitar, e brinquedos seguros para ocupar seus dentes e sua mente quando ele estiver confinado. Este não é o período no qual você possa esperar um comportamento modelo.

12 - 18 meses

Em algum lugar durante este período, seu cão atingirá a maturidade sexual: mais cedo em raças menores e mais tarde em raças grandes. Neste período, os cães com tendência a dominância começarão a se afirmar, esperando elevar o seu status na "matilha" (você e sua família). Este comportamento ocorre dentro da relação familiar e apenas quando o animais está próximo da sua maturidade emocional. Viver com um cão dominante não significa que o dono tenha que "conquistar" o cão, ou desistir de tentar controlá-lo. Mas as provocações do cão devem ser reconhecidas imediatamente e levadas à sério. A punição não é o método apropriado de lidar com isso, e provavelmente irá provocar uma reação perigosa. Consulte um comportamentalista competente toda hora que os primeiros sinais de dominância e agressão se manifestem.

9 comentários:

Magnago disse...

Olá, sou um "pai de primeira viajem" comprei um Whippet recentemente e é a primeira vez que tenho um cachorro, mas sempre fui apaixonado por eles. Devido a isso tenho algumas dúvidas de principiantes.
Gostaria de saber com qual idade é ideal para começar a treinar meu cão?
Tanto para coisas simples, como usar o seu "banheiro" como para coisas mais avançadas, educação, truques e usar o método click and Treat, etc.

Parabéns pelo seu blog estou adorando, está me ajudando muito.

Fúlvia e Suzie disse...

Olá Magnago!
Primeiro de tudo, parabéns pelo seu Whippet. São cães maravilhosos, você vai ver!

Quanto a idade ideal para educar, você pode começar desde já (com 8 semanas já se pode treinar o cão para coisas simples, usar o banheiro etc). O clicker você pode usar desde 8 semanas também. Só alguns truques que deve-se evitar fazer com cães filhotes, como saltos, pra não prejudicar as articulações.

De resto, divirta-se treinando seu amigo! E obrigada pelo retorno positivo, espero sempre ter algo de útil para colocar aqui.

Alessandra Mosquera disse...

Descobri o seu outro blog, hehehe!
Deste também vou virar fa! Adoro ler sobre caes e comportamento canino.
E concordo com você... odeio proprietário que anda com o cachorro solto, odeio, odeio, odeio... em 95% das vezes, sao caes que nao estao preparados pra isso e só tiram o direito do meu - que está atado - de passear tranquilamente. Muita raiva!
Um beijao pra vc, pra Suzie e pra Lê

Alessandra

Fúlvia, Suzie e Letícia disse...

Oi Alessandra!!! Hehehe, tá vendo como foi bom eu aderir ao twitter? Divulgo os blogs =)

Eu "carinhosamente" chamo essas pessoas de "propriotários" (trocadilho mesmo). Até hoje, não vi nenhum cachorro solto que é confiável pra se andar solto. Fora aqueles que o dono abre o portão e larga na rua. Pior ainda!!!! Mas tenho raiva dos dois modelos. Dá vontade de socar hehehehe.

Beijão!!

Sara Favinha disse...

Olá Fúlvia, vou postar esse seu post no meu blog com o link tá?

Beijos!

Sara disse...

ADOREI!
Posso postar no meu blog? Coloco um link pro seu!?!?

Fúlvia, Suzie e Letícia disse...

Oi Saras =) risos

Podem postar em seus blogs sim, com certeza.
Beijos!!

Sara disse...

=D Obrigada!!!

Anônimo disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,