Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dando banho no cão: bagunça?


Quando você dá banho em seu cão, é aquela bagunça? Deixa-o sem tomar banho por várias semanas porque dá trabalho demais?

Bom, saiba que você não está sozinho.

Alguns cães simplesmente detestam banho. Basta dizer a palavra "banho" para que estes cães corram e se escondam - aí, toda a família precisa "caçá-lo".

Existem outros desafios também.

Cães de porte grande dão mais trabalho justamente pelo seu tamanho. Cães de pelo espesso são sempre mais difíceis de banhar porque é bem difícil limpar entre os pelos, chegar até a pele. Em algumas épocas do ano, faz frio demais para dar banho no cão fora de casa - mas, para alguns cães, o banho é bagunçado demais para se dar dentro de casa. Profissionais são uma boa opção, dependendo do seu orçamento (coisa nada fácil ultimamente).

Se dar banho em seu cão se tornou um desafio pra você, ou se você quer economizar dinheiro e não levá-lo mais ao pet shop, seguem algumas dicas:

1. Nunca dê banho no seu cão fora de casa se estiver muito frio. Principalmente se forem filhotes, pois eles tem problemas para regular sua temperatura. Aliás, os filhotes devem ter pelo menos quatro semanas para receber seu primeiro banho (mas, sério, nem precisa, só se eles estiverem realmente emporcalhados!).

2. Antes de dar banho, escove o cão e tire seus nós. Senão, a água deixará os nós ainda mais difíceis de desfazer - aí, só uma tesoura resolverá o problema. Se o pelo do seu cão estiver embaraçado e com tinta, alacatrão ou qualquer outra coisa grudenta, corte-o com tesoura ou lave a área com óleo vegetal ou mineral e deixe por 24h (mas converse com alguém experiente para melhores instruções).

3. Prepare o cão. Coloque bolas de algodão nos ouvidos do cão: lembre-se de serem do tamanho ideal (pequenas demais podem entrar no canal auditivo e causar o maior sofrimento). E não se esqueça de retirá-las deṕois!

O que eu faço em casa? Bom, como a Suzie odeia água e, consequentemente, banho, eu não a chamo: eu a pego mesmo. Afinal, ela deve sempre vir quando chamada e quando vier, algo incrivelmente bom deve acontecer, e não algo que ela odeie - senão, eu perco totalmente o "recall" e ela não mais virá quando chamada. Coloco o algodão nas orelhas, e começo a dar banho pelo bumbum (menos assustador), com água morna, no chuveiro. Passo shampoo e condicionador e pronto. A seco com duas toalhas e ainda a levo pra passear no sol. Isso eu costumo fazer a cada mês ou mês e meio, mais porque temos a Lê em casa do que por cheiro: ela não tem cheiro. Se estiver frio, dou banho seco: um paninho umedecido com álcool e cravo. Escovo-a e passo esse paninho e pronto: tá limpa, linda e cheirosa =)

Mas, com que periodicidade devemos dar banho nos cães?

Depende do cão e de alguns fatores também: tipo de pelo e comprimento, a frequência com que fica sujo, onde ele vive (se dentro ou fora de casa a maior parte do tempo), muda e problemas de pele.

Alguns cães precisam de banho apenas umas duas vezes ao ano, enquanto outros precisam que eles sejam semanais. É bom escovar o cão cerca de duas vezes na semana, independente do tipo de pelagem. Dar banho no cão mensalmente ou a cada dois meses parece ser razoável, mas alguns cães precisam de limpezas mais frequentes.

Uma regra boa é dar banho no cão apenas quando seu pelo estiver sujo ou quando ele estiver com cheiro forte.

Um comentário:

Grazy disse...

adorei o blogg, muito bom.....
continuem assim