Uma das coisas mais importantes que você pode fazer depois de já ter escolhido a raça certo para seu estilo de vida é escolher um bom criador. Mas, como escolhê-lo? O que procurar?
Como encontrar um bom criador? A melhor recomendação pode vir de um veterinário. Eles geralmente trabalham com criadores e sabem quais deles fazem um trabalho responsável, dando todos os cuidados necessários aos cães, e quais não fazem nada disso. Os veterinário também podem saber os problemas de saúde de determinadas linhas de sangue e até lhe dizer de quais criadores evitar comprar filhotes.
Se o seu veterinário não tem recomendação nenhuma, pergunte para quem você conhece que tenha a raça que você procura se ele tem alguma recomendação. Você também pode contatar o kennel clube da sua cidade para mais informações.
Mas uma coisa é certíssima: NUNCA compre seu futuro amigo em pet shops, feiras de filhote e/ou anúncios de jornal. Estes filhotes vêm de maus tratos, de pessoas que não entendem da raça (só querem saber do dinheiro) e não têm nenhum controle de temperamento, físico e saúde. São filhotes mais baratos, mas que lhe darão muito mais despesas que um filhote saudável, com ótimo temperamento e físico vindos de um criador idôneo, que tem todo o trabalho de selecionar os cães mais saudáveis, de melhor temperamento e físico, para sempre melhorar a raça.
E, se a sua intenção é manter seu amigo apenas como pet, sem reproduzi-lo, o melhor é castrá-lo ainda filhote (nas fêmeas, antes do primeiro cio). Evita estresse e sofrimento desnecessário ao cão e previne várias doenças fatais, como câncer de próstata (macho) e mama (fêmea), além da tão temida piometra.
Ah sim, e sempre adestre seu cão! Você e ele so têm a ganhar!
Seguindo estas dicas, você terá um amigo fiel, bem educado e saudável por muitos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário