Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Irish Wolfhound



HISTÓRIA

Embora poucas raças estejam tão rodeadas de lendas como esta, na história também não faltam as passagens famosas onde este cão é referido. Seu próprio tamanho é um prodígio.

A lenda sobre o surgimento do Irish Wolfhound diz o seguinte: antes havia uma princesa irlandesa que tinha sido transformada em um cão pelas artes de um druida do mal. Um sobrinho da princesa, Fin Mac Cumail, intercedeu junto ao mago e conseguiu que este acabasse com o encantamento, mas não antes da princesa dar à luz dois filhotes. Assim nasceram Bron e Scolann, com os quais se iniciou a raça, que deles herdou uma inteligência quase humana.

Agora, um pouco de verdade sobre a raça. Havia um rei, o rei de Leinster, Mesroida, que possuía um Irish Wolfhound chamado Ailbe, do qual tinha grande orgulho, e este rei não hesitava em deixar Ailbe responsável pelo reino enquanto ele viajava. Seus vizinhos, o rei de Ulster e o príncipe de Connacht cobiçavam o cão.

A fama do Irish Wolfhound se estendeu para fora da Irlanda. Em 1210, o rei João da Inglaterra deu um ao seu filho Llewellyn, príncipe de Gales.

No ano 391 passaram pelas ruas de Roma sete Irish Wolfhounds trancados em jaulas de ferro. O cônsul Quintus Aurelius Symmachus os havia recebido de seu irmão Flavianus. Mediam cerca de 1 metro de altura e todos os romanos os adimiraram.

O Irish Wolfhound viajou muito e foi conhecido em muitos países. São Patrício, o evangelizador da Irlanda no século V, se viu obrigado a abandonar a ilha escondido no porão de um barco, no meio de uma matilha de Wolfhounds que não lhe fizeram nada.


Antigamente, era muito usado como caçador de lobos, principalmente na Inglaterra, onde estes eram considerados pragas, caçador de coiotes e de lebres.


Em 1924, na Primeira Guerra Mundial, a criação da raça foi quase dizimada. Um grupo de amadores formou o Irish Wolfhound Coursing Club, com o objetivo de orientar a seleção do galgo irlandês com critérios esportivos (perseguição de lebres). Atualmente, ele já não corre perigo de extinção.

Ainda hoje é utilizado como cão de caça nos países onde a raça é desenvolvida, principalmente na Europa.

TEMPERAMENTO

Devido ao seu grande porte e sendo um grande caçador de lobos, pode-se pensar que o Irish Wolfhound seja um cão de guarda exemplar. Mas, na verdade, isso não é verdade. Claro que a maioria das pessoas vai se assustar ao se deparar com um cão deste tamanho (cerca de 88cm de altura na cernelha), e alguns exemplares são mesmo bons cães de alarme, latindo quando um estranho se aproxima.

O Irish Wolfhound é um cão dócil, amável, obediente, muito alegre, festeiro, sensível, ciumento, e avesso a violências e agressividades. Também não é aconselhável adestrá-lo para a guarda para obter dele esta função, pois num ataque, pode matar uma pessoa. Contudo, pelo seu próprio porte avantajado, já inibe tentativas de qualquer tipo de agressão.

A raça é extremamente inteligente. Isso pode ser constatado através do seu relacionamento com crianças. Ele tem consciência do seu tamanho, da sua força. Quando uma criança chega perto dele para brincar, ele limita-se a deitar, sentar, lamber, demonstrando carinho. Não tenta nenhuma manifestação mais efusiva, pois sabe que pode machucá-la. Já com uma criança "espoleta", simplesmente sai de perto, mudando de lugar, enquanto o danadinho insistir em mexer com ele.

O Irish dedica-se muito ao dono. Sempre elege um indivíduo da casa como seu preferido. Entretanto, ama a todos, inclusive os que não moram na casa, e mais, nunca se esquece dos amigos.

A paciência constitui uma das principais características da raça. Afeiçoa-se em especial às crianças, talvez até por traduzirem sua personalidade infantil. Como marca registrada do Irish, detesta violência. Diante de situações suspeitas, prefere latir e nunca atacar, permanecendo sempre à espera do dono.

Sob suas sobrancelhas espessas esconde um olhar completamente amistoso. Em geral, late pouco, não procura brigas com outros cães e mostra-se extremamente paciente com as crianças, com as quais demonstra gosto pelas brincadeiras.

Como todos os galgos, possui um caráter independente, embora não resista à acatar ordens nas aulas de obediência. Sua educação requer um pouco de firmeza.

CARACTERÍSTICAS

O Irish é o maior e o mais alto dos cães Hounds. Na aparência geral lembra muito o Greyhound, como por exemplo no formato das orelhas e nas pernas longas e fortes. Apresenta pelagem áspera e dura, corpo bastante musculoso e graciosamente construído. A cabeça e o pescoço são portados altos. A cauda é ligeiramente curvada para cima. A altura e o peso mínimo dos machos deve ser de 81 cm e 54,5 Kg, e das fêmeas, de 76 cm e 48 Kg; isto para exemplares com mais de 18 meses de idade. Apesar do grande porte, o Irish Wolfhound possui movimentos fáceis e ativos e é notável por combinar poder, força e rapidez. As cores reconhecidas são cinza, tigrado, vermelho, preto, branco puro, dourado-claro ou qualquer outra cor que apareça no Deerhound.

SAÚDE

Mais ainda que os outros galgos, é um cão robusto, pouco propenso a desenvolver doenças.

Expectativa de vida: 10 anos.

CUIDADOS

Para quem pensa que ter um cão desse tamanho dá muito trabalho, engana-se redondamente. O Irish não exige nenhum cuidado especial. Quando ele ainda é filhote, pode precisar de uma alimentação mais reforçada, e durante a fase de crescimento, que vai até dois anos, tem apetite "bastante desenvolvido". Contudo, ao atingir a fase adulta, come menos do que um Pastor Alemão. Por ser um galgo, cão de caça, tem o estômago pequeno e não se alimenta com mais de um quilo de ração por dia.


Quanto à relação de espaço x tamanho, não há problema algum. Muitos pensam que para se ter um Irish é necessário possuir uma fazenda, ou pelo menos uma casa que tome todo quarteirão. Isso não é verdade, já que, para ele, basta ficar perto do dono.
Seu pêlo denso, áspero e hirsuto protege-o perfeitamente contra o mau tempo e requer uma manutenção mínima.


O dono de um Irish Wolfhound deve vigiar o seu crescimento, que é ao mesmo tempo muito rápido (o macho, que pesa cerca de 11 quilos aos dois meses, atinge 50 quilos quando chega aos seis meses) mas prolongado (só atinge a estatura de adulto aos dois anos e meio ou três).
Como tem um crescimento rápido e prolongado, o ideal é que seja alimentado com uma ração de muito boa qualidade, formulada para raças gigantes.

CURIOSIDADES

Você sabia?
O Irish Wolfhound é o maior dos cães.

O Irish Wolfhound já foram chamados por diversos nomes, como por exemplo "Cães Irlandeses",

"Grandes Cães da Irlanda", "Greyhounds (ou Galgos) Irlandeses", "Cães de Lobo da Irlanda",

"Grandes Cães de Caça da Irlanda". Irish Wolfhound é o nome atual.

Antes do ano 391 d.C., a raça era conhecida em Roma, quando a sua primeira menção autêntica foi escrita pelo Cônsul romano Quintus Aurelius, que ganhou sete exemplares como um presente que "toda Roma viu com maravilha".

Então você quer um Irish Wolfhound?
O Irish Wolfhound é uma combinação notável de poder, velocidade e excelente visão.

O Irish Wolfhound é um cão grande e sensível que precisa de espaço adequado para acomodá-lo, com todo o seu tamanho, de forma adequada, e um dono que possa lhe dar companhia, já que ele aprecia muito a convivência com seu dono.

Os Irish Wolfhounds nunca devem correr soltos por aí sem coleira e sem guia (isso vale para todas as raças caninas). Isso é POSSE RESPONSÁVEL!

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Os Irish Wolfhounds são confiáveis com as crianças?
O Irish Wolfhound típico é completamente confiável com crianças. Sua doçura, bondade e paciência é renomada.

Os Irish Wolfhounds mordem?
Morder não é característico da raça, mas qualquer cão pode morder se for muito maltratado ou suficientemente provocado.

Os Irish Wolfhounds são bons cães de guarda?
Os Irish Wolfhounds são quietos por natureza, mas o seu grande tamanho, combinado com alguns latidos desencorajarão intrusos em potencial. Eles se esforçam para proteger seus donos de uma ameaça física, aquele que procura por um cão de guarda feroz para rosnar para pessoas estranhas deve procurar outra raça.

Os Irish Wolfhounds são bons viajantes?
Quando lhes são dados lugares confortáveis para viajar e se suas necessidades são levadas em conta, os Irish Wolfhounds geralmente são excelentes companheiros de viagem. É aconselhável induzi-los, aos poucos, a várias experiências, incluindo visitas e viagens.

Os Irish Wolfhound caçam?
Há uma grande variação no interesse individual que cada Irish Wolfhound apresenta nas caçadas, alguns possuem pouco ou nenhum interesse por nada. Em alguns Irish Wolfhounds, a visão aguçada, a rápida e poderosa velocidade e a habilidade natural para caçar lebres estão combinadas, o que ajuda muito a torná-lo um caçador muito eficiente. O Irish Wolfhound não é um "cão de tiro". Todo dono de um Irish Wolfhound deveria estar atento ao seu potencial de caçador e estar preparado para um comportamento de caça inesperado. Nenhum cão deve andar solto por aí, sem coleira e guia; proprietários de gado e/ou animais de fazenda podem não gostar dessa "visitinha dos bons vizinhos de quatro patas".



Quando o Irish Wolfhound amadurece e atinge sua altura máxima?
Um Irish Wolfhound geralmente atinge sua altura máximo entre 18 a 24 meses de idade, mas podem não amadurecer totalmente até os 3 anos ou mais.

Os Irish Wolfhounds são uma raça longeva?
O Irish Wolfhound, como a maioria das raças de porte grande e gigante, tende a ter uma expectativa de vida menor que as raças de porte pequeno ou médio. Naturalmente, existem exceções.


O Irish Wolfhound é uma raça popular?
Seu grande tamanho, junto com suas necessidades de espaço e exercício obviamente dificultam com que o Irish Wolfhound faça parte das raças populares.

Para Saber Mais:

Coleção - Nossos Amigos os Cães
Livro Cães