Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Princípios para manter o cão saudável - Parte V

Depois do meu enorme sumiço (2018 não foi um ano fácil pra gente aqui), vamos voltar à série sobre os princípios para se manter um cão saudável?

Lembrando apenas que estes textos são adaptados por mim, o verdadeiro autor (e o texto na íntegra), estão neste link.

Vamos lá então, porque aprender sobre nossos cães nunca é demais!

Uma coisa que faz a maior diferença na saúde dos cães

Aqui ele vai falar um pouco de química e o papel importante dela para os nossos cães. Os cães são “feitos” de compostos: átomos, elétrons, prótons e outras partículas, que se organizam de forma específica para formar uma orelha, por exemplo.
Se a estrutura química do colágeno e da cartilagem da orelha do cão fosse alterada pela adição de alguns elementos, seu cão poderia ser capaz até de voar – brincadeira! Mas uma modificação de um elemento pode fazer uma grande diferença sim.
A vida não é diferente do Lego: plantas e animais são feitos de componentes oferecidos pelo universo. Mas, se uma peça de Lego some, quando você montar a casa de Lego ela ficará fraca e, se várias peças se perdem, a estrutura se colapsa.
Se um elemento ou mineral está com pouca quantidade ou se falta em uma flor, em um esquilo ou em um cão, eles ficarão fracos. Se muitos deles escassearem ou faltarem, eles morrerão rapidinho.


Como a natureza resolve isso?
Ela recicla os nutrientes pela decomposição, que torna o solo rico em minerais.


O problema do mundo moderno
Com a exportação de alimentos, os nutrientes do solo são removidos do local de origem. Uma fruta vinda da Espanha, mesmo que coloquemos sua casca pra decompor aqui, não fará parte do solo da Espanha.
Gradualmente o solo fica esgotado de nutrientes, e esta falta de nutrientes passa para os animais de fazenda, pessoas e nossos cães. Isso afeta o corpo dos cães e sabemos que obtemos os minerais através dos alimentos.
Os minerais são vitais para as reações químicas do corpo. Se estiverem faltando, ou com pouca quantidade, a saúde do cão se deteriorará.
Ele diz que, com a agricultura moderna, se torna mais difícil obter os minerais através dos alimentos, devido ao solo pobre. Ele fala sobre suplementos naturais, que são melhores que os sintéticos, já que o corpo os reconhece e sabe como usá-los.

Ao colocarmos minerais e outros nutrientes na comida de nossos cães, fazemos uma grande diferença na saúde deles. 

Nenhum comentário: