Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 28 de janeiro de 2017

Princípios para um cão saudável e longevo - parte III

Um protocolo de limpeza natural para manter seu cão saudável
Se nos mantivermos bem informados, as chances de manter um cão em perfeita saúde são bem altas. Se você quer isso, precisamos entender o que acontece quando uma substância artificial, ou uma toxina, entra no corpo.

Efeitos das toxinas
As toxinas podem ser comparadas com aquele seu vizinho chato e barulhento, que acaba com sua paz de domingo ao gritar, buzinar, ouvir música e brigar em um volume extremamente alto. Neste caso, a saúde do seu cão é a sua paz de domingo. As toxinas e os produtos químicos interferem com a boa saúde, eles tomam conta dos receptores do corpo e interrompem as reações metabólicas.

Como podemos saber o que é bom e o que é perigoso?
Impossível de saber. As reações de remédios, químicos, pesticidas e outras toxinas são tão complexas que não se pode decifrá-las. As pesquisas feitas para se liberar um remédio não consideram seus efeitos a longo prazo.
Por exemplo, um cão desenvolve câncer e existem vários fatores que podem ter feito a doença se desenvolver, mas não sabemos ao certo qual é a causa exata.
A única solução é limitar o uso de substâncias artificiais na vida do cão.
Sabemos que os remédios salvam vidas, principalmente em situações como traumas, emergências ou quando o cão perde a capacidade de produzir hormônios essenciais, como insulina: neste caso os remédios podem ser a única solução. Mas doenças onde os remédios são a única solução possível são raras. O veterinário diz que diminuiu drasticamente o uso e prescrição de remédios e obteve melhores resultados.

Remédios como último caso
No melhor dos casos, os remédios são “muletas” no processo de cura e é preciso parar de usá-los o mais rápido possível. Hoje muitas pessoas morrem devido aos efeitos colaterais dos medicamentos e por tratamentos ineficazes (o mesmo ocorre com nossos cães).
O corpo é programado para se livrar de tudo que é estranho. Este processo é chamado limpeza e desintoxicação. Em um indivíduo jovem este processo é mais eficaz, mas com a idade a eficácia diminui: igual a um filtro.

O processo de limpeza
Alguns elementos tóxicos são postos pra fora, mas minerais essenciais competem pelo menos lugar nas células. Exemplo: cálcio e magnésio são capazes de tirar o chumbo do corpo. Cádmio tem menos chance de ficar no corpo de seu cão se a dieta dele for rica em zinco. O problema é que o solo é deficiente em minerais então, os alimentos também o ficam: isto permite que as toxinas tenham maiores chances de ficar no organismo. As vias de desintoxicação mais importantes estão ligadas ao fígado, rins, pulmões, glândulas anais e sistema digestivo. As lágrimas também eliminam toxinas: depois de uma limpeza, muitas pessoas dizem que não há mais manchas nos pelos em volta dos olhos e nem remelas.
Se você quer manter seu cão saudável, evite o uso de químicos o máximo possível, tanto no corpo do cão quanto no ambiente onde ele vive: produtos de limpeza, sabão em pó, a comida que compramos, remédios, anti pulgas etc.
Esteja preparado, porque algumas pessoas irão questionar tudo isso que você está fazendo (falo por experiência própria, no começo das mudanças). Se mantenha informado e saiba que está fazendo o melhor pelo seu cão (e por você mesmo).

Aqui está o terceiro princípio da longevidade
Ao escolher um produto, escolha um natural e tente substituir os produtos químicos por alternativas naturais.
Quanto à desintoxicação, ele dá o exemplo do filtro de água, que precisa ser substituído de tempos em tempos e que nós precisamos manter o “filtro” dos nossos cães em forma.


Um simples programa de limpeza
Passo 1. Tire as toxinas suplementando a dieta de seu cão com minerais essenciais e amino ácidos (alguns suplementos naturais que uso e têm esta função: cúrcuma, óleo de coco, levedo de cerveja, cloreto de magnésio, kefir, iogurte natural etc).
Passo 2. Mantenha o “filtro” principal de seu cão limpo – fazendo uma limpeza no fígado a cada seis meses, por um ano. Ele explica mais sobre isto neste link.

Passo 3. Siga os passos da natureza e use a água como o agente de limpeza interno do cão. Ofereça água filtrada e sem cloro, pois o cloro pode ter um efeito negativo nas bactérias benéficas do trato intestinal dos cães. Ele pede pra evitar darmos água mineral porque ela é embalada em plástico e ele pode ser perigoso: sugere que se dê água de um filtro (aqui usamos de filtro de barro, com um filtro que retira o cloro). Além de ser bom para nós e nossos cães, é bom para o meio ambiente também.

Nenhum comentário: