Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Porque não usar "Não"

Vamos direto ao ponto: o “não” não informa nada ao cão. E, quando educamos um cão, queremos dar instruções sobre o que ele PODE fazer. Então, por que os cães erram? Simplesmente porque ainda não entenderam o que queremos deles ou por estarem confusos em relação ao que os ensinamos. E o que fazer quando eles cometerem um erro? Simplesmente não recompensar e voltar o exercício em um ponto onde ele compreendia.

No começo eu também achava que precisava falar sempre “não”, pra ensinar o certo e o errado. Mas o que aquela palavra boba significava? Dava alguma informação que a Suzie (no caso) precisava para fazer o certo?

Uma palavra confusa
Vamos imaginar um cão que pula. Aí ele ouve um “não!” bem dado. Que informação essa palavra deu ao cão? Porque o cão não estava apenas pulando: ele estava feliz, respirando, se aproximou de alguém. E o que aquele “não” quis dizer? A pessoa é perigosa? Para o cão, isso é extremamente confuso, porque são várias ações que ele fazia, além de pular. O que fazer, então? Ao invés de falar “não”, ensine-o a fazer outra coisa, algo que você queira. Ensine-o a sentar ao se aproximar de uma pessoa, por exemplo. E recompense-o quando ele fizer isso. Muito mais informativo que ficar gritando “não” toda hora. E não resolve, concorda?

Quando ensinamos um comportamento complexo, onde o cão precisa fazer várias coisas, a palavra “não” não deixa as coisas mais fáceis para o cão. Se você gritar “Não!” quando ele fizer uma parte errada, como ele vai saber qual foi a parte que ele errou?

Como eliminar essa palavra de nosso vocabulário? Procure se comunicar melhor, se esforce para passar informações para seu cão.

Nós não falamos “não” direto para outras pessoas, por que faríamos para nossos cães?

Recompensa X Não recompensa
Os cães, assim como nós, decidem o que fazer com base no que eles foram ou não recompensados.

Digamos que você está ensinando seu cão a tocar com a pata um determinado objeto, mas ele toca com o focinho. Simplesmente não o recompense. Deixe ele pensar no que é para ser feito. Não diga “não”, que não informa nada ao cão. Neste caso, ajude seu cão a ter sucesso em uma nova tentativa: torne o exercício mais fácil.

Se for um comportamento complexo, composto de várias pequenas partes (como puxar uma gaveta, retirar algo de dentro dela, entregar a você e se sentar a sua frente), trabalhe um comportamento por vez.

Quando recompensamos os acertos e ignoramos os erros, comunicamos ao nosso cão exatamente o que queremos que ele faça.


Ao fazermos isso, nossa relação com os cães fica baseada em comunicação e entendimento, ao invés de confusão, medo e advertências. Assim, nossos cães farão o possível para fazer o que queremos. Se isso não acontecer, a culpa certamente não é de nossos cães: ou estamos falhando ao educá-lo ou não passamos informações claras o bastante para eles. 

Nenhum comentário: