Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 5 de maio de 2015

Seu cão não precisa ser sociável com todos

Não é todo cão que gosta ou fica confortável na presença de outros cães ou pessoas. Para nós é fácil termos expectativas quanto a como nosso cão deveria ser, o que ele deveria gostar e o que o faria feliz. Mas quando não levamos em consideração nossos cães como indivíduos com personalidades, limitações, preferências e comportamentos distintos, fazemos um belo desserviço a eles, colocando-os em risco (ou a terceiros).

Imagine um cão que se sinta desconfortável e inseguro com outros cães e seu tutor o leva para passar o dia em um day care? Provavelmente ele irá brigar com outros cães devido à essa insegurança. Imagine um cão que se sinta desconfortável e inseguro com pessoas desconhecidas e seu tutor acha que ele deve ser um ótimo anfitrião durante uma festa dada em casa. Este cão ficará tenso, pode rosnar e até morder alguém que se aproximar demais. Imagine um cão tímido passeando com seu tutor, que deixa que pessoas estranhas façam carinho nele, sem se importar com seu medo, demonstrado através do olhar e do corpo tenso, pronto para lutar ou fugir.

Estas são situações muito comuns, que muitos cães enfrentam todos os dias. Geralmente porque as pessoas acham que seu cães devem gostar de outros cães e pessoas, que ele precisam dessa interação e, algumas vezes, simplesmente porque as pessoas não sabem direito. Nós, como tutores, temos o dever de protegê-los, entender e priorizar o que é melhor para eles ao invés de pensarmos apenas em nossos interesses ou crenças. Precisamos ser honestos com nós mesmos sobre o nosso cão como indivíduo, quais suas limitações e o que o ajudam ou lhe faz mal.

Não é vergonha alguma eu dizer que o Pistache não se sente confortável com pessoas desconhecidas por perto e evitar colocá-lo em situações que o amedrontem; ou que a Suzie não fica confortável com muitos cães juntos, e também evito colocá-la em estas situações. Afinal, pode acontecer algo, seja com eles, seja com terceiros, quando não respeitamos os medos e inseguranças deles. Nossa responsabilidade é com o bem-estar de nossos cães, físico e mental, e não com os os outros que não os conhecem como nós. A segurança e conforto deles vêm em primeiro lugar.

Se outros pressionarem, porque querem fazer carinho no seu cão que é lindo, mas tem medo de pessoas, não ceda a eles: permaneça fiel às suas escolhas e ao seu cão.

Claro que sempre queremos melhorar nossos cães e sua habilidade de lidar com o mundo e prosperar nele (e devemos socializá-lo sempre, sim, desde filhotes!), mas também precisamos balancear este desejo com a realidade. Seja realista e justo com seu cão. Não o coloque em situações que o pressionem, deixando-o terrivelmente desconfortável e até mesmo colocando-o em risco ao tomar uma decisão ruim. Entenda as limitações dele e honre-as. Acima de tudo, dê a você e seu cão a permissão de fazer o que for melhor para os dois, independentemente do que os outros digam.

Seu cão é um indivíduo: trate-o como tal.

Nenhum comentário: