Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 3 de setembro de 2011

Mudança de novo

Pois é, mudamos novamente. Voltamos pro nosso apartamento em São Paulo nesta semana. Mas, o que isso tem a ver com cães? Tudo!

As adaptações devem ser feitas de novo. Assim que chegamos, precisamos sair e... Suzie começou a chorar e raspar a porta. Eu já esperava por isso, porque fazia muito tempo que não vínhamos pra cá. Mas, neste caso, a adaptação foi muuuuito mais rápida: foi só neste dia. Nos outros, já estava super à vontade com a nossa ausência.

Outra coisa que aconteceu foi uma queda brusca no apetite, que a fez perder 500g. Como os cães são muito sensíveis às mudanças na rotina, e uma mudança de casa muda completamente a rotina, uma das reações dela foi parar de comer. Mas, em poucos dias, voltou ao apetite normal.

Mas muita coisa melhorou para ela. Mas, como, se ela saiu de uma casa com quintal e foi pra um apartamento? Exatamente! Por vir para um apartamento, acaba tendo que sair bastante na rua, o que aumenta sua socialização com pessoas e outros cães, além de promover exercícios físicos e estímulos mentais (porque, convenhamos, o quintal não oferece tantos estímulos mentais quanto os passeios). Isso foi visível! Onde morávamos praticamente ninguém passeava com seus cães e, quando o faziam, não permitiam interação (ninguém tinha interação, pra falar a verdade). Então, ela perdeu um pouco da socialização. Mas, voltando, Suzie readquiriu sua antiga socialização. Até voltou a demonstrar calming signals quando chega perto de cães medrosos.

A perda de espaço não foi problema para ela: ela sempre foi mais caseira, só ia para o quintal quando nós estávamos lá. Ficavam mais no sofá ou na cama. E aqui tem uma vantagem: a casa é bem ensolarada e ela AMA sol. Então, está sempre no sofá ou na cama (quando não está passeando, brincando ou "estudando"), tomando seu solzinho.

A vida voltou ao que era antigamente. E estamos (todos) felizes. Isso que importa.

Nenhum comentário: