Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 28 de junho de 2011

Como exercitar um cão com dificuldade de locomoção - UPDATED

Seu cão tem problema de locomoção? Fica para trás durante os passeios? Ou demora bastante para se deitar ou se levantar? Está menos brincalhão ou ativo?

Ter um cão com problemas de locomoção ou nas articulações pode ser um desafio. É muito difícil para eles fazer atividades normais que precisem de movimento, então pode ser um desafio e tanto motivá-los a ser ativos e saudáveis. Abaixo algumas dicas de como exercitar um cão assim:

1. Mantenha uma rotina de exercícios diários para o cão: é muito fácil para um cão com problemas se tornar sedentário. Mantê-lo ativo todos os dias melhora sua saúde e vigor.

2. Tenha alguns brinquedos de cabo-de-guerra: correr e pular pode ser demais para ele, mas as brincadeiras de cabo-de-guerra proporcionam exercício sem impacto físico. Além de ser divertido, é um ótimo exercício, pois exercita muitos músculos.

3. Há escadas na sua casa? : Se ele consegue subir e descer, jogue bolinha de tênis (ou um brinquedo que ele goste) na escada, para ele buscar. É um exercício simples, feito em casa. Recompense-o com petiscos depois dele buscar a bolinha! Se o problema dele o impedir de subir e descer escadas, não se desespere: caminhadas ajudam a fortalecer a musculatura também.

4. Dança com cão (freestyle): A dança com cães, freestyle, é um ótimo exercício para cães nestas condições, inclusive displásicos. O que se deve evitar são os saltos, mas os outros movimentos (andar para trás, girar, ficar em pé, andar entre as pernas do condutor) são muito bem-vindos e melhoram a musculatura, além do aparelho cardiovascular. Fora que é super gostoso e eu recomendo (Suzie e eu dançamos bastante no quintal).

É importante manter seu cão com este tipo de problemas ativo através dos exercícios, mas há algo importante que deve ser feito também. Se seu cão tem mostrado sinais de problemas ou é predisposto a tê-los (raça, genética, manejo etc), uma nutrição balanceada pode, sim, fazer uma grande diferença.

Uma Alimentação Natural balanceada, própria para seu cão, pode fazer muito por ele. Se tiver interesse, o site do Cachorro Verde indica ótimas opções de dietas cruas, cozidas, especiais, etc. E fazem mesmo a diferença. Com suplementos que melhoram a flexibilidade, ingredientes frescos e que melhoram a musculatura, você ajudará muito o seu cão. E ele vai ficar mais ativo.

Outra dica importante é não manter o cão em pisos escorregadios e, se sua casa tiver locais assim, coloque tapetes ou algum piso antiderrapante.

6 comentários:

Mãe de Cachorro - Ana Corina disse...

Ful,
cães com displaxia coxo-femoral podem subir e descer escadas atrás de bola? O filho de um ano e pouco do meu amigo, um bull americano, está com a doença e quero passar teu post pra ele.

Beijocas mil!

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Ana, tudo bom?

Eu acho que se a displasia for leve e o cão estiver sem dor, tudo bem. Se for severa e/ou o cão sentir muita dor, melhor começar com as caminhadas. Nada de ficar correndo atrás de bolinha na escada nesses casos =P

Vou fazer um update agora no post, mais um exercício ótimo para cães displásicos =)

Beijos!!!
Ful

Ana Corina disse...

Obrigada, Ful! Mas a vet falou que ele só pode caminhar 15 minutos, viu? Ele precisa é nadar... Beijo.

Fúlvia, Suzie e Letícia disse...

Natação tb é ótima =)

Falei do freestyle pq já conheci cães com displasia severa que praticavam e nem parecia que tinham displasia. Tem uma famosa, do adestrador André Barreto: tem displasia severa e pratica.

Mas, pra começar, é sempre caminhada mesmo. Natação, se o cão gostar beleza. Boa sorte pro bullzinho =)

Bjos

Emmanuelle Moraes disse...

Eu não sabia que as escadas eram boas opções de exercícios para cães com problemas articulares. Pelo contrário, achava que faria mal.
Meu Pit de 9 anos tem artrose.
Bom saber!

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Emmanuelle =)

Então, o texto foi escrito por um vet americano. Mas já vi em outros sites que escadas são um bom exercício, mas só se o cão for mais ativo, sabe. Correr na escada não é bom, mas subir e descer fortalece a musculatura.

Mas sempre é bom conversar com o vet antes e pedir permissão =)

Beijos!!!