Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dez dicas para preparar seu cão para a chegada do bebê


  1. 1. Para ter uma noção melhor de como seu cão reagirá com a chegada do bebê, é importante que você saiba como seu cão reage com o mundo em volta. Os cães são extremamente sensíveis às mudanças no ambiente, física e mentalmente. Pessoas entrando e saindo de um cômodo, estranhos parando no portão, elevação da voz durante uma discussão, naturalmente provocarão uma resposta emocional e física. Como o seu cão lida com isso varia muito. Você pode evitar problemas de comportamento em potencial usando o conhecimento de como seu cão reage a estas situações e ajudando-o a se sentir mais confortável quando o bebê chegar.

  2. O olfato dos cães é muito superior ao nosso. O ser humano tem aproximadamente 5 milhões de receptores olfativos no nariz, enquanto os cães tem cerca de 220 milhões. Um cão é capaz dedetectar o suor humano em uma concentração 1 milhão de vezes menor que nós, humanos. Seu filho terá um cheiro fascinante para o cão, então apresente o cheiro do bebê o mais cedo possível ao cão. Deixe que seu cão sinta o cheiro dos produtos que você usará em seu filho (sabonete, hidratante, fraldas, roupinhas, sabão etc), e quando seu filho nascer., peça para alguém levar a roupa usada pelo bebê para o cão cheirar. Deixe que o cão cheire a roupinha (ou manta, qualquer coisa) e eogie-o muito quando ele cheirar. Dê-lhe um petisco delicioso e permita que ele cheire a roupa de novo. Repita várias vezes, até o bebê chegar em casa.

  3. O choro de um recém-nascido geralmente deixam a mãe ansiosa. O mesmo efeito ocorrerá com os animais por perto, então é importante que você trabalhe para dessensibilizar o cão aos sons de um recém-nascido. As futuras mamães podem usar uma fita com o choro do bebê gravado por 15 minutos, que deve ser tocada de três a quatro vezes durante uma semana, em baixo volume. Coisas boas, como brincadeiras, carinhos e petiscos acontecem enquanto a fita toca.Se o cão se ficar confortável e não mostrar nenhuma reação adversa, aumente o volume até que ele fique bem alto. Se o cão parecer estressado, abaixe o volume até que o cão fique confortável e trabalhe neste volume por uns dois dias, antes de aumentá-lo novamente. Este procedimento deve ser repetido até o cão ficar confortável com os volumes mais altos. A fita não tocará o som único do seu bebê, mas seu cão se acostumará ao som antes de seu bebê nascer.

  4. Os pelos sensoriais especiais que crescem no focinho, sob a mandíbulo e sobre os olhos de seu cão são chamados de vibrissas. Elas ajudam seu cão a obter informações sobre o ambiente através do tato. Use isso a seu favor! Compre uma boneca do tamanho de um bebê e deixe que o cão toque os pés da boneca com o focinho. Elogie e dê um petisco. Ande pela casa com a boneca nos braços, envolta num cobertor. Sente com a boneca apoiada em um braço, como se você estivesse amamentando-a e, com o outro, você faz carinho no cão. Seu cão associará a presença do bebê com coisas muito legais, como carinho e petiscos.

  5. Alguns cães nunca viram um bebê,então, como eles reagirão com o choro do bebê ou com crianças correndo de um lado para outro? Ficarão calmos ou excitados? Seu corpo fica tenso quando uma criança se aproxima ou ele adoraria cumprimentá-la? Ao observar a reação de seu cão quando perto de crianças lhe dará uma indicação do que esperar quando o seu bebê chegar.

  6. Muitos cães são motivados por comida. Ao usar petiscos como recompensa por um comportamento calmo quando o bebê chora ou quando você está com o bebê no colo proporciona uma associação positiva, já que seu cão ganha comidas maravilhosas quando o bebê está por perto. Se o seu cão não se interessa por comida, recompense seu bom comportamento com sua brincadeira ou brinquedo favorito.

  7. Passear com o cão é ótimo para estreitar os laços e lhe ajuda a ficar em forma durante a gravidez. Mas é importante que o cão saiba como caminhar. Se seu cão puxa muito durante o passeio, se matricule com ele em uma aula de adestramento para que ele aprenda a andar sem puxar, ao seu lado. Quanto mais cedo você começar, melhor será quando o bebê nascer. Já imaginou você passeando com os dois, sem se estressar? Seja de carrinho ou em um sling, os passeios se tornam mais seguros quando o cão sabe como passear com o dono.

  8. Se você tem pouco controle sobre o cão é hora de vocês dois terem aulas de obediência básica. Um cão que responde bem aos comandos e que entende que pular em você quando está segurando um bebê é inaceitável, é mais fácil de conviver. O treino de obediência também estreita os laços e a boa comunicação dá confiança, tanto para você, quanto para seu cão.

  9. Tenha um plano meses antes do parto, assim o cão terá onde e/ou com quem ficar quando você estiver a caminho do hospital. Quando você chegar em casa, deixe que outra pessoa segure seu filho enquanto você passa um tempo com seu cão. Depois que você e seu cão mataram as saudades um do outro (acredite, dá muita saudade!), sente no sofá com o bebê no colo e apresente-o ao cão. Fique relaxada nesta apresentação e recompense o bom comportamento de seu cão.

  10. Torne seu cão “à prova de bebês”, ou seja, deixe seu cão confortável e seguro com as mudanças que o bebê traz à rotina da casa. Nunca se esqueça que, como mãe/;pai, você é responsável por aqueles que não tem habilidade para pensar como você. Você precisa proteger tanto seu bebê quanto seu cão. Nenhum bebê ou criança pequena deve ser deixado sozinho, sem supervisão de um adulto, com um cão – mesmo que o cão seja super comportado e super bem treinado.

Foto: Suzie e Letícia (aos 3 meses) dormindo... eu estava também, mas acordei pra tirar a foto.

Nenhum comentário: