Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 10 de julho de 2007

Pensando em ter um Whippet?


Se você acha o Whippet uma cão lindo e deseja ter um em casa, leia os 12 tópicos abaixo sobre a raça que lhe ajudarão a decidir se o Whippet é o cão certo para você (e você o dono certo para ele).

1. Cuidados: Whippets têm o pêlo bem curto, sem subpêlo, então não precisa de muitos cuidados - uma rápida enxugada com a toalha, escovações rápidas e banhos ocasionais; cortes de unhas regulares, limpeza das orelhas e dos dentes: é tudo o que a raça necessita neste quesito.

2. Boas Maneiras: A maioria dos Whippets são limpos como gatos. Se quando filhotes forem criados em um ambiente limpo (tanto a mãe como o criador limpar imediatamente a sujeira das camas e das áreas de brincar) ele precisam de pouco adestramento para aprender onde fazer as necessidades. Alguns Whippets não gostam de sair no mau tempo e podem dar uma de teimosos para fazer as necessidades fora quando está chovendo. Se você não tem quintal, deve estar preparado para caminhar com seu Whippet - SEMPRE NA COLEIRA! - na chuva, de noite, antes de dormir, usando pijamas, de madrugada, várias vezes ao dia etc.

3. Habilidades como Cão de Guarda: No geral não são latidores. Se e quando latem, é por uma boa causa. Os Whippets geralmente não latem e rosnam quando alguém se aproxima da porta (portão) e se protegerão de um intruso se escondendo ou fugindo do estranho (ou se escondendo atrás de você, esperando que VOCÊ o proteja).

4. Inteligência / Adestramento / Independência: Whippets são inteligentes, embora não necessariamente da maneira que você goste. Muitos aprendem a abrir portões, latas de lixo etc. São pensadores independentes e gostam de tomar as próprias decisões. Muitos se dão bem em obediência, mas precisam de um adestrador criativo, já que eles aprendem rápido e logo se entediam. Eles devem gostar do adestramento: força ou técnicas de adestramento negativas fazem com que o Whippet "desista".
Provavelmente eles não buscarão o pedaço de madeira que você jogar, ainda que sejam ótimos pegadores de Frisbee. Alguns se tornam ótimos nadadores mas a maioria prefere ficar mesmo é no sol.

5. Temperamento: Variam de sensível a extrovertido, com a maioria ficando no meio termo: sensível, doce, feliz e afetuoso (mas não grudento). Alguns Whippets ocasionalmente lambem, mas a maioria gosta de lhe cutucar com o focinho. São ótimos para ficar deitados no sofá com você (ou em cima de você) e adoram contato corporal. Alguns Whippets adotam uma pessoa especial, tolerando outras pessoas na sua vida mas claramente preferem a companhia da sua pessoa especial.
Podem ser bons com outros animais se forem criados com eles. Por terem sido criados para perseguir e pegar a presa, qualquer animal pequeno que corra pode aguçar seu instinto. Geralmente se dão bem com cães do seu tamanho ou ligeiramente maiores, mas perto de raças gigantes eles, inicialmente, ficam medrosos.

6. Comportamentos Únicos: Sua natureza brincalhona geralmente significa pular nos seus amigos e cutucá-los com suas patas dianteiras ou focinho. Um Whippet de 12kg, agindo assim, pode, acidentalmente, ferir ou derrubar um visitante.
Gostam de dormir com outros Whippets ou com pessoas, com seus corpos encostados nos seus amigos. Muitos se enterram completamente nas cobertas e dormem felizes da vida, apesar do fato de seus donos temerem que se sufoquem (o que não acontece).
Podem ser ladrões de cozinha. Algo colocado no balcão da cozinha se torna um convite aberto para os Whippets roubarem e comerem.
Na rua, a maioria são também caçadores. Irão perseguir qualquer coisa peluda ou com penas que se mova e algumas vezes pegam, matam (e comem) suas presas.

7. Sono: Whippets são cães limpos, que não têm cheiro e não foram feitos para suportar climas extremos como cães de quintal. Não deve ser relegado ao quintal e negligenciado. São muito sociáveis e precisam de companhia. Devido à sua pela fina que cobre os ossos das patas, os Whippets devem ter um lugar macio para descansar (e eles irão preferir o sofá ou sua cama). Pisos duros ou lugares sem algo para forrar não são para eles. Também precisam de um lugar seguro e confortável para ficar quando você não estiver em casa.

8. Filhotes Cheios de Energia: Os filhotes são incrivelmente cheios de energia. Parecem ter duas velocidades: Velozes e Furiosos; Dormir. Roem qualquer coisa que não os roa de volta e adoram cavar. Muitos filhotes são cheios de energia até o segundo ou terceiro ano de vida. A partir dessa idade, parecem que "desligam" e se tornam mais maduros (embora ainda prontos para ocasionais brincadeiras).
Se você quer um filhote, é bom levá-lo para aulas de socialização entre a 10ª e a 16ª semanas de vida, tempo crucial para desenvolver suas habilidades sociais. Se não houver estas aulas, leve seu filhote para lugares novos regularmente (parques, casas de vizinhos e amigos, pet shops etc), onde estranhos possam acariciá-lo e brincar com ele.

9. Necessidade de exercícios: Não precisam correr por muito tempo, mas precisam de exercícios regulares. A palavra chave é "SEGURANÇA". São cães que caçam com a visão. Podem sair correndo atrás de algum animal e somem em questão de um segundo para pegá-lo ou para ver algo interessante. A maioria dos Whippets são muito curiosos e não muito espertos na rua. Não têm respeito pelos carros. Na verdade, é como se eles nem vissem os carros de tão interessados e focados no seu destino. Assim, não devem andar soltos na rua e nem ficar soltos em áreas abertas.

10. Whippets e Crianças: Quando criados na companhia de crianças bem comportadas aprendem a amá-las, mas não é uma raça que tolerará um temperamento forte. Ele não irá machucar a criança, mas pode se assustar com a energia dela. Não é resistentes aos maus-tratos infantis.

11. Alimentação e Problemas Financeiros: Não comem muito. Um Whippet adulto come mais ou menos uma xícara de ração duas vezes ao dia, para manter seu peso.
O preço de um filhote varia entre R$ 800,00 a R$ 2.000,00 e é apenas o gasto inicial envolvido em ter um cão, seja ou não de raça. Adicione a isso o custo da ração, cuidados veterinários, cama, potes de comida e água, brinquedos, aulas de adestramento etc. Quando você leva um Whippet pra sua casa, você se compromete a prover suas necessidades pelo resto da vida dele, que pode ser de 14 anos ou mais.

12. Saúde: Quando mantido dentro de casa e bem alimentado e cuidado, os Whippets são uma raça muito saudável. É importante que você ache um veterinário que entenda e tenha experiência com galgos e saiba de suas necessidades especiais. Em particular, que ele saiba como os galgos reagem à anestesia. Se você compra um filhote de Whippet, pegue-o de um criador que seja honesto e lhe tire as dúvidas sobre saúde da raça, qualquer preocupação e que lhe dê garantia do filhote.

18 comentários:

Elizabeth Brandão disse...

Oi estou procurando alguém q tenha criação de whippet, vc conhece?
O meu foi para o céu e quero outro....
Se vc souber me mande um email.... é elizabethbrandao@gmail.com
Adorei os post....os au au, são assim mesmo....

Helena disse...

Oooooooooolha a linda Suzie aí!!! :-)
Adorei o post, super informativo!! Faz tempo que não passo por aqui, vou dar uma olhada no que perdi.
Bjooos!

非凡 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
andressa disse...

Achei uma whippet branca com manchas marrom, com aprox. 1 ano, docil, e educada, já castrada e vacinei ela. Com certeza esta perdida.Ja tenho outra cachorra muito levada vira-latinha e gato. Peço alguém que tenha tanto amor quanto ela tem, para retribuir a ela que tanto merece.Meu e-mail patriciam92@terra.com, para quem tiver esse amor, entre em contato que enviarei a foto.

Michele disse...

Oi, tenho um cão da raça whippet esta com 3meses e quero vende-lo, pois não tenho espaço para criá-lo interessados podem enviar email para fariaeliete20@gmail.com

Cristian disse...

Bom dia adorei as informações postadas.
Onde encontro um criador aqui em São Paulo?

Cristian disse...

Bom dia adorei as informações postadas.
Onde encontro um criador aqui em São Paulo?

Dani Prieto disse...

Olá, meu vizinho tem um Whippet e eu sou apaixonada por ele... ele é muito docil e educado!! Creio que no futuro eu e o maridão iremos adotar um!! Adorei seu blog!!
daniela
http://gardensofmylife.blogspot.com/

Fúlvia e Suzie disse...

Cristian, na cidade de São Paulo não conheço criadores. Mas conheço o canil BSC, veja no google.

Dani, os Whippets são mesmo apaixonantes, né?! Mas não se iluda: só são assim comportados quando nós suprimos suas necessidades de exercícios =P Senão, vira um capetinha mesmo (por isso encontramos muitos para doação, ou até mesmo abandonados). Seu blog é lindo, as fotos tb!

Em breve a família também aumentará para o lado canino =)

Danilo Eduardo disse...

Vendo Filhotes de Whippet
Coloração branca/bege e branca/cinza.
Possuo 2 machos e 2 fêmeas em excelente estado de saúde, nascidos em 31/08/2013.
Todos com vacinas em dia em relação à idade e já vermifugados.
Pedigree Incluso.
Todos permaneceram em amamentação até os 45 dias de vida, estão sendo introduzidos aos poucos com a ração premium Proplan Puppy.

Interessados enviar e-mail para danilo@bsidedjs.com.br

Unknown disse...

Vc me indica uma ração em especial?
Tenho um Whippet que adotei fazem 45 dias ,ele ja tem 1 ano ,esta comendo Eukanuba,mas esta perdendo muito pelo.
Sera que devo trocar de ração,qual vc indica?
cacaweiss@gmail.com

thais disse...

Acredito que a queda de pelos seja a muda de pelos. Isso e normal em algumas epocas do ano. Eu tenho uma whippet de 2 anos. Ela come royal canin racas medias adult,mas ja dei durante um ano proplan pele sensivel. Parei pq ela enjoou e tive que mudar de marca. Ambas sao muito boas, mas se preferir uma um pouco mais em conta de qualidade tb tem a golden. Espero ter ajudado.

thais disse...

Acredito que a queda de pelos seja a muda de pelos. Isso e normal em algumas epocas do ano. Eu tenho uma whippet de 2 anos. Ela come royal canin racas medias adult,mas ja dei durante um ano proplan pele sensivel. Parei pq ela enjoou e tive que mudar de marca. Ambas sao muito boas, mas se preferir uma um pouco mais em conta de qualidade tb tem a golden. Espero ter ajudado.

Jucélia disse...

Olá, tenho filhotes de whippet, atualmente estão com 25 dias, posso entregá-los somente a partir de 17/12/2013. Caso tenham interesse, meu tel. é 41-99244139.
caso queiram fotos, solicitem atraves do e-mail justein@bol.com.br
Realmente é uma raça apaixonante e de faceis cuidados.

R WERNECK disse...

Olá. Gostei muito da raça, que já venho pesquisando há algum tempo. Caso alguiém saiba de algum Whippet do RJ que precise ser doado, eu aceito a DOAÇÃO, independente de idade, pelagem, etc. Contato: Ricardo rsfw.112@gmail.com

Ronny Lima disse...

Estou apaixonado pela raça, gostaria de um azul aço quem tiver criaçao entre em contacto meu email ronylima-rj@hotmail.com obrigado pela atençao

Ronny Lima disse...

Estou apaixonado pela raça, gostaria de um azul aço quem tiver criaçao entre em contacto meu email ronylima-rj@hotmail.com obrigado pela atençao

Andréa Coutinho de Oliveira Neves disse...

Bom dia!
Tenho uma wippet de um ano e gostaria muito de adotar ou comprar outra (o) para fazer companhia a ela, porque apesar de ter uma gatinha, ela está muito sozinha e precisa de outro cachorrinho para brincar. Moro em Floripa-SC e meu email é and.coneves@gmail.com
Se alguém souber de alguma (O) de preferência por perto, por favor me avise.