Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 12 de junho de 2007

Brincadeiras com o cão

O bom comportamento é, muitas vezes, determinado pelo auto-controle do filhote. Quando é pedido, um bom filhote senta, mesmo se ele preferir pular, resiste em pegar algum objeto e fica "livre", quando quer ficar parado. Tente fazer tudo o que puder para encorajar este tipo de controle. Uma maneira de fazer isto é fazer brincadeiras com seu filhote, ou mesmo cão adulto, que melhorem os comportamentos e atitudes que você quer dele.

Evite qualquer jogo que envolva lutas, pois podem levar a competições entre humano e cão.

Jogos bons como "esconde-esconde", "procura" e "contra o tempo" promovem cooperação e auto-controle. Este tipo de jogos também ajudam a mostrar a sua liderança de modo positivo, reinforçando a relação entre vocês durante a brincadeira.

Esconde-esconde
É divertido para todos. Comece com uma pessoa segurando o filhote enquanto a outra se esconde. Quando a pessoa estiver escondida, você diz "Onde está Fulano?", e ande com o filhote pela casa. No começo, quem está escondido pode ter que fazer algum barulho para atrair a atenção do filhote. Quando o filhote o achar, todos devem elogiá-lo, dizendo-lhe quão esperto ele é. Logo o filhote irá procurar a pessoa escondida sem precisar de muito incentivo, encontrando cada membro da família pelo nome.

Procura
É o esconde-esconde com objetos, tal como brinquedos que o cão goste ou petiscos. Peça para alguém segurar o filhote enquanto você esconde o brinquedo ou petisco. Volte para o filhote e diga, "Cadê o petisco? Procura!", e deixe-o ir. Se ele encontrar e comer o biscoito, ótimo. Se não, leve-o até o biscoito, mostre-o a ele e elogie o filhote. Assim que ele melhorar na brincadeira, torne os esconderijos cada vez mais difíceis. Filhotes podem aprender os nomes de muitos brinquedos e objetos com este jogo. É uma ótima brincadeira para dias chuvosos.

"Contra o tempo"
Este jogo em alta velocidade ensina o filhote a responder rapidamente aos comandos - mesmo quando excitado ou distraído. Muitos filhotes irão precisar de ajuda neste aqui. Coloque-o na guia. Diga "OK, hora de brincar!" e comece a brincar. Fale de maneira alegre e se mexa - faça qualquer coisa para deixar o filhote feliz e interessado. No meio desta brincadeira, dê-lhe um comando que ele conheça bem, como "Senta". Imediatamente fique imóvel e em silêncio. Se preciso, ajude o filhote. Assim que ele sentar, recomece a brincadeira. Se você a fizer corretamente, ficando muito feliz e excitado durante a brincadeira e absolutamente imóvel e em silêncio depois dos comandos, seu filhote logo aprenderá como "ligar" o jogo, obedecendo-o imediatamente.

Estes jogos lhe ajudam a construir uma relação forte com seu filhote porque melhoram a maneira como ele lhe ouve e responde aos seus comandos agora e no futuro.


Fonte: Pedigree PuppyScoops (Newsletter)

7 comentários:

mundo cor de rosa disse...

nossa mas esse blog é muito legal,
adorei essas brincadeiras para filhotes.
tenho um filhote e agora sempre venho aqui nesse blog
já sou seguidora desse blog
bjs

Fúlvia, Suzie e Letícia disse...

Que bom que você gostou do blog! Espero sempre continuar escrevendo artigos úteis, mas fáceis, além de pensamentos meus.
Beijos!

maybe disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ariane disse...

adorei este blog é mto legal e ainda mais faz nossos amiguinhos serem mais felizes com os seus donos

Lidiane disse...

Oi, eu gostei muita das brincadeiras que colocou aqui, você pode indicar mais algumas?

Kelly Key disse...

Aaqi fala de brincadeiras para fiilhotes, eu qeria algumas brincadeiras para cachorros adultos.. tenho uma poodle adulta

Fúlvia e Suzie disse...

Lidiane, eu postarei mais brincadeiras aqui, sempre =) Espero que goste!

Kelly, estas brincadeiras podem (e devem) ser feitas com cães adultos também. Minha Whippet brinca sempre comigo, destas e de outras coisas.

Beijos!