Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 2 de junho de 2007

As doenças mais comuns em cães

O principal motivo para que você saiba quais são as doenças mais comuns em cães é que você será capaz de identificar os sinais e reconhecê-los o quanto antes, fazendo com que o tratamento seja mais tranqüilo e eficiente.
Além de economizar tempo e dinheiro, você poupa seu animal de passar por sofrimento desnecessário.

#1. Infecções na orelha. É uma doença muito freqüente. Os sinais mais comuns são coçar ou arranhar a orelha, que fica com um cheiro desagradável e/ou com secreções.

#2. Inflamação do estômago. Chamado de “gastrite”, pode ter várias causas. O sinal mais comum é o vômito.

#3. Irritação da pele. Pode ocorrer por uma variedade de causas, incluindo traumas causados pelo próprio animal. Pele vermelha, descamação, coceira e perda de pêlo são os sinais mais comuns.

#4. Tumores/nódulos. Pode variar de pequenos nódulos a tumors benignos ou malignos. O diagnóstico é feito através de uma biópsia, e o tratamento é geralmente a retirada do tumor, quando possível.

#5. Infecções da pele. É mais comumente chamado de “dermatite”, onde a condição da pele é caracterizada por coçeira extrema, vermelhidão, perda de pêlo e dor no local.

#6. Infecção do trato urinário. Os sinais mais comuns são dificuldade ou dor, e tentativas freqüentes de urinar. Fazer as necessidades fora do local, coisa que o animal nunca tinha feito, também pode ser um sinal. Em alguns animais, a urina pode ter sangue ou um cheiro anormal.

#7. Osteoartrites. Artrites são uma condição muito comum em cães. A manifestação mais freqüente é a dor, mancar, e a inatividade. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum associado ao quadril e joelhos dos cães.

#8. Hipotireoidismo. É uma doença associada com níveis baixos do hormônio tireoidiano. Os sinais mais comuns são ganho de peso, perda de pêlo e letargia.

#9. Inflamação do trato intestinal. Também chamado de “enterite”, o sinal mais comum é a diarréia.

#10. Trauma de tecido conjuntivo. Normalmente acontece devido a acidentes de carro, quedas e outros traumas. O tecido conjuntivo é a área abaixo da pele e acima do músculo que pode se tornar dolorido e contundido. Os sinais geralmente incluem dor e o animal pode mancar, dependendo do local da injúria.

Fique de olho para estes problemas e qualquer outro que apareça. Visite o veterinário sempre que tiver alguma dúvida ou suspeita. Seu animal agradece!


Fonte: Dr. Jon - petplace.com