Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

segunda-feira, 4 de março de 2019

Cão de serviço

Comentei com algumas pessoas que quero ensinar a Merida algumas tarefas que são ensinadas aos cães de serviço, além do protocolo de socialização feito para eles. Comprei um livro e tenho pesquisado bastante e pretendo fazer em breve um curso sobre o assunto.
Mas, por que quero fazer isso? Não há nenhum motivo em especial para fazer com que ela saiba pegar as coisas que caírem no chão e entregar pra mim, tirar meias, ajudar a pegar as roupas para lavar etc. Então… qual o motivo?
Merida tomando um solzinho depois de
uma sessão de treino
Setters Irlandeses são uma raça bem ativa que precisam de bastante exercício. Mas não apenas de exercício físico! Já escrevi bastante sobre a importância dos exercícios mentais como atividades. E aqui elas são realmente muito necessárias. Por ser uma raça ativa e de trabalho, por quê não dar trabalho para ela? Ela se sentirá útil e, ao mesmo tempo, trabalhará a mente, nossa comunicação será melhorada, nossos laços estreitados e todos ficaremos mais felizes.
Este tipo de treino também é ótimo para quem pretende levar o cão para ambientes pet friendly, viajar com o cão, fazer trilhas, ir em casas de amigos ou simplesmente quer um cão educado pra andar por aí.
Quem conhece a Merida sabe o quanto ela é inteligente. Sim, muito inteligente. Ela aprende tudo muito rápido. Ao mesmo tempo, ela é uma completa maluca. Estes treinos com certeza a beneficiarão no futuro, tornando a convivência mais tranquila (ela melhorou muito).
No caso, os treinos são realmente para mantê-la mentalmente estimulada. Sabia que isso ajuda a prevenir a demência canina? Pois é… igualzinho em nós, humanos. E é uma forma de cansar o cão sem deixá-lo excitado.
Lendo sobre a raça, descobri que está crescendo o número de setters irlandeses como cães de serviço. Isso porque são cães de caça, ou seja, são cães inteligentes, que aprendem rápido, leais e adoram agradar seus tutores (tudo isso é fato!). Além disso, são cães cheios de energia, agilidade e resistência. Por isso digo que, mentalmente, ser educada para isso lhe trará enorme benefício, porque nada melhor para ela que ser incluída na nossa vida (ela está sempre perto quando estou fazendo alguma coisa, como se realmente esperasse que eu lhe pedisse algo – mas ainda está no processo de aprender certas coisas).
Seu porte grande permite também que seja mais fácil para ele pegar coisas e entregar para o tutor e ter mais força para abrir e fechar gavetas, portas e altura para acender e apagar luzes.
Além de tudo isso, são cães que se apegam bastante ao tutor, se dão bem com todos da casa e são sociáveis com estranhos e outros cães. São cães que se dão bem em ambiente público por não ficarem desconfiados de tudo. Mas claro, tudo isso demanda treino de socialização!
O treino em si
Demanda bastante tempo. Sabemos que os cães guia, por exemplo, passam um ano com sua família socializadora aprendendo coisas básicas de educação canina, sendo socializados, para depois passarem mais seis meses, mais ou menos, na universidade canina, onde aprenderão as habilidades necessárias para exercerem sua função. Ou seja: não é da noite para o dia que tudo acontece. E não se pode colocar a carroça na frente dos bois: temos que começar do começo mesmo, ensinando o básico do básico, socializando e depois partindo para outras atividades, mas sempre reforçando aquilo que já aprendeu, generalizando e tudo o mais que uma boa educação canina proporciona.
Tudo começa com você ensinando seu cão a: sentar, deitar, vir quando chamado, ficar e andar ao seu lado (este último ainda em fase de aprendizado…).
Habilidades necessárias
Segundo o AKC, um cão de serviço precisa:
→ se aliviar sob comando;
→ focar no tutor (parceiro) e ignorar distrações;
→ saber o básico da educação canina (eles focam no programa deles chamado Canine Good Citizen que é o básico mesmo da educação canina e todo cão deveria saber fazer. Inclui andar na guia; sentar quando pedido; ficar; permanecer calmo quando outra pessoa falar com seu tutor; permitir ser acariciado e examinado por terceiros; andar normalmente numa multidão e frente a outros cães etc);
→ habilidades em locais públicos.

Habilidade em locais públicos
Mais coisas que todos os cães deveriam saber, que incluem:
→ entrar e sair de um veículo calmamente;
→ entrar e sair de um prédio calmamente;
→ andar ao lado do tutor dentro do estabelecimento;
→ vir quando chamado;
→ sentar e deitar quando pedido em várias situações;
→ autocontrole no restaurante e quando a guia cai no chão.
Reparem que são pré-requisitos necessários em ambientes pet friendly também. Este é meu maior objetivo nos treinos com a Merida. Não levá-la comigo no avião se um dia eu for viajar (eu tenho medo de avião), mas mantê-la mentalmente estimulada, focada em mim, lhe dar um trabalho útil e que ela possa passar mais tempo da vida dela ao meu lado, de forma calma, confiante e educada.
As outras habilidades (pegar coisas, abrir coisas etc) podem ser treinadas posteriormente, porque não são as mais importantes no nosso caso. Mas serão úteis para ela, de alguma forma.

Tudo isso demanda tempo, claro. Mas acaba sendo gratificante no final. 

2 comentários:

Rosan Lyra disse...

Muito boa sua atitude com a Merida... setter são cães especiais!!! Hoje faz 5 anos que minha setter Brigithe virou uma estrelinha e para ela só faltou falar...

Fúlvia e Suzie disse...

Puxa, Rosan, sinto muito... setters são mesmo seres incríveis, especiais! No momento a Merida é bem doidinha, mas sei que é uma adolescente cheia de energia.
Obrigada pelo seu comentário!
Beijos!