Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Acalmando um cão hiperativo: Parte II

Continuando a série sobre cães hiperativos, neste post vou dar dicas do que podemos fazer para acalmá-lo, para ensiná-lo a relaxar.

No próximo post falarei sobre a importância dos exercícios físicos e mentais para estes cães, que se aplicam para todo tipo de cães, claro!

PORQUE CÃES HIPERATIVOS PRECISAM “DESLIGAR”?
Eles precisam aprender a “desligar”, como chamamos. E o que isso quer dizer? Que não devemos apenas focar em exercitar nossos amados cães hiperativos, mas ensiná-los a relaxar também. E isso é algo extremamente importante para acalmar este tipo de cão.
Normalmente o que fazemos? Excitamos nossos cães: exercitamos, brincamos, deixamos eles ligadões. E depois ficamos chateados porque eles não ficam calmos, parecem nem saber o que é isso. Sem treinar isto, não há como o cão adolescente saber que é OK ser completamente maluco quando está brincando no parque mas que deve ficar deitado na cama dele, roendo seu brinquedo, quando visitas chegam em casa.
E como a gente consegue fazer isso?
Existem quatro maneiras e todas são fáceis de implementar na nossa rotina diária com nossos cães. Nenhuma delas envolve punição e em todas usamos petiscos / recompensas. Faça ao menos uma por dia, todos os dias, se você tiver um cão hiperativo em casa (e mesmo que não tenha, são úteis se você deseja levar seu cão em locais pet friendly).
Jogo nº1: Tapete (caminha)
É excelente pra ensinar o cão a se acalmar.
É um processo com vários passos a serem dados, começando sempre a ensinar o cão a se deitar no tapete e ficar ali não importa o que esteja acontecendo à sua volta.
O protocolo de calma dadoutora Karen Overall é incrível. Basicamente consiste em o cão ficar deitado no tapete e você ir adicionando distrações aos poucos. A cada dia a dificuldade aumenta. E o tapete só é usado nos treinos, para que o cão o associe com os momentos de calma e relaxamento.
Jogo nº2: Dog Zen
Um jogo popularizado pela incrível Susan Garrett, com o famoso “It’sYer Choice”, ajuda o cão a desenvolver o auto controle, a fazer boas escolhas para conseguir o que deseja. Em resumo, seu cão aprende a lhe pedir permissão para ter o que deseja. E quer saber? É muito fácil de começar este jogo! E divertido!
Jogo nº3: Preparar, apontar, VAI!
Este é para cães que sabem um pouco de comandos de obediência (senta, deita etc).
Comece brincando com ele de cabo de guerra, por exemplo. No começo não o excite muito, deixe isso pra quando ele já estiver craque na brincadeira. Diga “preparar, apontar, VAI!” e comece a brincar. Depois de alguns segundos, diga “prearar, apontar, DEITA!” ou “SENTA!”.
No começo ele vai hesitar ou tentar continuar a brincadeira – tudo bem. Nessas horas seja o ser mais chato do mundo até o cão entender o que você quer dele. Assim que ele fizer o que você falou, recomece o jogo. Logo seu cão aprenderá a parar de brincar e responder ao seu pedido o mais rápido possível. Pra que serve isto? Ajuda-o a pensar mesmo quando estiver excitado demais!
Jogo nº4: Nada na vida é de graça
Este é um jogo para fazer o dia todo. Por quê?
Existem várias coisas que fazemos para nossos cães todos os dias, coisas que eles amam. A ideia deste jogo é que o cão aprenda a “sentar” para pedir as coisas.
Por exemplo: sentar antes de colocar a coleira para passear, antes de comer, antes de passar pela porta etc.
Além de ensinar ao cão um comportamento aceitável (para nós, humanos), que faz com que ele (cão) consiga o que quer, ensina a ele que latir, pular ou qualquer outro comportamento rude não lhe fará ganhar nada.

Ou seja: se você tem um cão hiperativo em casa, seu primeiro trabalho com ele é ensiná-lo a se acalmar. Eles não vêm com manual de instruções de como viver no mundo dos humanos, então o trabalho de ensiná-los isso é NOSSO. Isso tornará o convívio muito mais agradável. 

Nenhum comentário: