Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 24 de março de 2018

Hierarquia das necessidades caninas

A Hierarquia das Necessidades dos Cães foi criada por Linda Michaels e é um modelo de bem-estar e modificação comportamental. Na figura as necessidades dos cães estão listadas de forma hierárquica. Repare que não se usa punição positiva, reforço negativo, punição negativa e nem a extinção. Estão ausentes de propósito. Tutores, educadores caninos, veterinários, banhistas e outros profissionais relacionados a animais podem e DEVEM fazer uso deste guia que a Linda disponibilizou de forma gratuita. Use-o e fale sobre ele com conhecidos, com outros tutores. Peça para o seu veterinário usá-lo com todos seus clientes. Imprima este desenho, compartilhe, divulgue! (Clique na foto para ampliá-la e poder lê-la)

Este guia foi feito para suprir as necessidades de nossos cães: biológicas, emocionais e sociais. Quando já tivermos suprido tudo isso, o guia descreve métodos gentis de educação para modificar um comportamento: gestão (manejo), modificar o antecedente, reforço positivo e diferencial, contra-condicionamento e dessensibilização. Não há uso de aversivos (coleira de choque, enforcador), nem se uso o medo ou mesmo o mito da teoria da dominância (que já foi refutada pelo próprio criador dela!).


Este guia não é um tratado sobre a teoria do aprendizado mas sim um modelo prático de modificação comportamental para cães. Se tiver dúvidas sobre como educar ou modificar um comportamento do seu cão, contrate um profissional bom, que não faça uso de aversivos. 

Nenhum comentário: