Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 24 de setembro de 2016

Meu cão puxa a guia: o que fazer?

Este é um dos problemas mais comuns: o cão puxar a guia nos passeios. Por que isso acontece? Simplesmente porque, em algum momento, quando na guia, ele a puxou um pouco e conseguiu exatamente o que queria. Ou seja: ela puxa porque FUNCIONA. 

O melhor a fazer é prevenir: não deixar que ele consiga o que quer quando tensiona a guia. Por isso o ideal é começar o treino em casa e recompensar muito quando o cão estiver andando calmamente ao seu lado, sem tensão. E, aos poucos, ir passando o treino para locais diferentes: quintal, garagem, ruas calmas etc. 

Mas, e quando ele já está puxando, o que fazer? Vamos lá:

1. Ensine obediência
Pode parecer bobagem, mas ensinar comandos básicos de obediência são desafios mentais para o cão, e o tornam mais "cansados". Consequentemente, ficam mais tranquilos. Os comandos mais básicos são: deita, senta, fica e vem. O ideal é que seu cão atenda a estes comandos em todos os lugares (então, você terá que treiná-los em todos os lugares, não só em casa!). 

Antes de colocar a guia, peça para ele se sentar. Espere um momento de calma e coloque a guia. Antes de abrir a porta, você pode pedir o mesmo. Isso tudo demanda treino, paciência, consistência e persistência! Isso será um desafio para o cão, ainda mais para aquele que está acostumado a pular na porta, puxar você até ela, não ficar calmo enquanto você coloca coleira e guia... É interessante também ensinar a passar calmamente pela porta, e não como um ser alucinado que nunca viu a luz do sol. 

2. Caminhe e socialize seu cão
Cães que puxam muito estão ansiosos, agitados, excitados com o ambiente de fora de casa, além de não saberem se comportar na guia. Continue caminhando com seu cão sim, porque ele precisa desses passeios para gastar a energia acumulada, principalmente se passou boa parte do dia sozinho em casa. 

Para minimizar os puxões nesta fase de treino, gosto muito de usar o Halti (coleira de cabeça) ou a Easy Walk (uma peitoral anti-puxão). São ferramentas bem úteis para o treino. 

Clicando aqui você poderá ler um pouco sobre como ensinar seu cão a andar com a guia frouxa. Se for necessário, contrate um profissional de educação canina, que trabalhe com reforço positivo (que não puna, não dê trancos nem use enforcador). Neste outro link você verá qual a importância das caminhadas para seu cão. 

Bom passeio!

Nenhum comentário: