Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 18 de março de 2015

Adoção de cão adulto: primeiro contato



Nosso primeiro contato
Aqui vou falar um pouco sobre como foi a adoção do Pistache. Primeiro, a Dani, que estava com ele, perguntou se estávamos interessados em adotar um cão adulto. Esta era a minha intenção mesmo, pois a Suzie, com 10 anos, não ficaria tão feliz com a chegada de um filhote, cheio de energia. Queríamos lhe dar uma companhia, sim, mas com um nível de energia compatível ao dela: que gosta de brincar, mas também de descansar, além de respeitar o espaço. 

Conversamos todos em casa, porque a adoção de um cão, ou mesmo a compra de um, deve ser algo em que TODOS da casa queiram. Se uma pessoa não aceitar, melhor deixar para outra ocasião: o cão deve chegar em um lar onde todos o queiram, em um lar em harmonia devido à sua chegada. 

Elogiando a Suzie
Com todos da família aceitando e desejando muito a adoção, combinamos de ir pegá-lo. Mas quem daria a palavra final seria a Suzie: ela precisaria gostar dele, ter afinidade com ele. E ele com ela. Fomos todos lá, eu munida de petiscos para o caso de precisar haver uma adaptação. 

Chegando lá, primeiro apresentamos a Suzie para alguns membros caninos da família e para os membros humanos, até ela se ambientar e ficar relaxada: essencial, já que ela precisaria estar relativamente tranquila para conhecer o futuro irmão. 

Família quase completa: Letícia estava brincando
e Suzie explorando
Tudo certinho, chegou a hora da apresentação. Pistache foi solto. Os dois se cheiraram e ficaram numa boa. Depois os levamos para uma sala, para ficarem mais contidos: tudo em paz. Ficamos muito felizes: Suzie o aceitou numa boa! Pistache já poderia ser considerado nosso filho. 

Quando há a possibilidade do seu cão conhecer aquele que você pretende adotar, é excelente! Eles precisam se dar bem, se aceitar mutuamente. Se não houver esta possibilidade, faça a apresentação em um território neutro, aos poucos. Se preciso, peça ajuda de um profissional. 

Em breve falarei sobre a adaptação do cão adotado ao novo lar. 

Nenhum comentário: