Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Comida de verdade: mais saúde e longevidade

A comida mais comum oferecida aos cães no mundo todo é a ração, que não é considerada comida de verdade. A ração consiste, basicamente, um pellet feito com ingredientes extremamente cozidos e de baixa qualidade e com aditivos que promovem doenças. Infelizmente para nossos cães, a maioria das empresas de alimentos industrializados não pensam na saúde e bem-estar de nossos amados, mas consideram a indústria pet uma forma excelente de ganhar dinheiro sem precisar entender quais as reais necessidades nutricionais dos cães. Mesmo que os cães consigam sobreviver com um saco de ração baratinho encontrado no supermercado (um alimento que contém subprodutos, conservantes e outros ingredientes não saudáveis), eles não mostram todo seu potencial físico e de saúde. Uma dieta pobre resulta em um corpo mais fraco, condição física pobre, menor tempo de vida e falta de resistência às doenças.

Nossa, mas uma escolha ruim na dieta do meu cão tem mesmo este impacto? SIM! Mesmo que o cão tenha uma vida relativamente longa e pareça não ser afetado por uma dieta pobre, este não é o resultado mais visto por aí. Dar um alimento de baixa qualidade é o equivalente a você comer somente fast food: cedo ou tarde você desenvolverá doenças e terá uma qualidade de vida ruim, devido ao seu estado de saúde debilitado como resultado da dieta (no documentário “Super Size Me” isto é bem retratado). Se os cães vivessem de 50 a 100 anos veríamos ainda mais o declínio em sua saúde, assim como temos visto na nossa própria. Claro que no começo você parece super bem com uma dieta de hamburgueres, milk-shakes e batatas-fritas, mas uma hora você paga o preço. E os nossos cães pagam o preço pelas escolhas que nós fazemos com relação à comida deles.

O que é uma comida de verdade?
É uma dieta que consiste apenas de comida de verdade – crua, cozida ou uma combinação das duas – que não contém ingredientes ruins e nem conservantes. Uma comida de verdade é cheia de nutrientes, enzimas e alimentos apropriados que promovem a saúde e a longevidade. Dois exemplos dessa dieta são a dieta crua (Alimentação Natural) e a dieta cozida feita em casa. Ambas requerem que você tome as rédeas no preparo de um alimento nutritivo para seu cão e deixe de lado a conveniência das rações, mas este “trabalho” vai compensar quando você vir a vida de seu cão melhorar cada vez mais!

Mas por que devo mudar a dieta de meu cão?
Assim como quando evitamos alimentos industrializados e altamente processados nossa saúde melhora bastante (e ficamos menos doente e gastamos menos com remédios e médicos), o mesmo acontece com nossos cães. Quando os cães passam a comer carne de boa qualidade, ossos carnudos crus, vegetais, frutas e suplementos naturais, a saúde dele melhora de uma forma incrível: ele terá uma aparência melhor, terá mais energia no dia-a-dia, sofrerá menos com doenças e gastará menos no veterinário e com remédios.

Por que não devo dar ao meu cão uma ração que tenha grãos?
Cães são carnívoros. Mesmo que eles consigam digerir grãos e vegetais, biologicamente eles são feitos para comer o mesmo que seus ancestrais. Cientificamente, os cães são classificados como carnívoros e há uma razão para isso. Biólogos, zoólogos e taxonomistas têm várias pesquisas que nos mostram que eles são, de fato, carnívoros. (1)

Qual devo dar: dieta crua ou cozida?
A escolha é sua. Pense qual é mais confortável para você, qual é mais fácil. Esta é a que você deve escolher.

A dieta crua consiste em dar ao seu cão carnes, vísceras e ossos carnudos, todos crus. Esta é a opção mais apropriada do ponto de vista do cão. Carnívoros e onívoros se dão melhor com esta dieta e os cães se dão melhor, em termos físicos e de saúde, com ela.

Já a dieta cozida não é considerada tão boa quanto a crua, pois cozinha os alimentos além de incluir carboidratos em sua composição. Mesmo assim, é infinitamente superior às rações comerciais. O cozimento destrói nutrientes e mata enzimas: por isso a dieta cozida precisa de mais suplementos que a crua. Esta dieta também tem alimentos de verdade, é bastante úmida e sem nada nocivo. O ideal é que ela não contenha grãos, seja rica em proteínas e um conteúdo médio de carboidratos.

E quanto às rações super premium?
Claro que há excelentes rações no mercado e, se você decidir não oferecer uma dieta crua ou cozida, esta deve ser a melhor opção. Mesmo assim, o nível de nutrição e benefícios dos alimentos de verdade não estão presentes, nem mesmo nas rações super premium. Se você encontrar uma ração que não contenha grãos, nem conservantes e corantes, é a melhor opção dentre as rações. Isto não quer dizer que os cães não possam viver bem comendo ração, mas uma dieta contendo ingredientes frescos, preparados em casa, sempre será superior à qualquer ração! Se mesmo assim você optar pelas rações, é melhor que conheça bem os ingredientes perigosos mais comuns usados em seu preparo e não compre as que os contenham.

Decidi pelo melhor: uma dieta caseira. O que faço agora?
Estude, muito! Consulte veterinários favoráveis à Alimentação Natural, leia sites (há excelentes opções tanto em inglês quanto em português), livros, se informe bem sobre o assunto. E também examine seu cão: a dieta de um cão saudável e de um cão com algum problema de saúde é diferente.

Quer estudar sobre o assunto e dar uma alimentação melhor ao seu amigão? Abaixo alguns sites indicados:

* Cachorro Verde (dicas para gatos também)
* Bicho Integral
* Comida Boa Pra Cachorro

* Tendências Naturebas Pet (dicas para gatos também)
* Dogs Naturally Magazine
* Tre Raw Feedind Community
* K9 Instinct

Bons estudos!



O que vem por aí:
- Coma como um lobo e tenha uma saúde invejável: dieta crua para cães
- A incrível dieta crua
- Os benefícios da dieta cozida
- A verdade sobre os ingredientes das rações
- Perguntas frequentes sobre a dieta crua
- A importância da nutrição

Nenhum comentário: