Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 15 de agosto de 2009

Quanto de água nossos cães precisam beber?

Difícil de saber. Mas, saiba que a água é vital para a saúde, é essencial para a vida. Ajuda na digestão, carrega e absorve nutrientes, elimina sujeira e controla a temperatura corporal.

Juntos com o oxigênio, a água é o nutriente mais importante para o corpo do cão. Cães podem sobreviver sem comida por dias. O corpo do cão pode perder toda sua gordura e metade de proteína e, ainda assim, sobreviver. Mas quando o cão perde 10% da água corporal, as funções corporais cessam, causando doenças severas. 15% de perda de água o matará.

Então, quanto de água eles precisam? Depende do nível de estresse, de quão ativo é o cão, seu tamanho, idade, saúde e tipo de alimento que come. O clima também é um fator.

Não existe regra. Normalmente, os cães devem tomar água 2,5x mais que comem. Outra informação útil é pelo peso: um cão de 10 quilos ou menos precisa de cerca de 1 xícara de água para cada 2,5kg de peso. Então, um cão com 7,5kg beberia 3 xícaras de água por dia.

Os cães não precisam somente beber sua cota diária de água. Também obtêm a água do alimento. Alimento úmido, ou natural, tem muito mais água que ração seca. Petiscos como maçãs são ótima fonte de água.

Quando há água fresca e limpa disponível, o cão beberá o necessário para sua sobrevivência. Quanto mais fresca a água, mais atraente ela é para o cão. Ou seja: troque a água do seu cão pelo menos 3x ao dia. Eu realmente noto isso: sempre que troco a água da Suzie (várias vezes ao dia), ela bebe mais e com mais vontade. O mesmo acontece com a gente, né?!

Mantenha a tigela do cão sempre limpa também. Se você não beberia dela, seu cão também não. Lave bem a tigela todo santo dia e desinfete-a regularmente.

Quanto melhor for o "sabor" da água, mais seu cão beberá. Use água filtrada. Os cães também preferem água mais fresquinha. Algumas pessoas usam fonte para ajudar o cão a beber mais água. Ela filtra as impurezas, então a água é mais gostosa; e o movimento constante mantém a água fresquinha, do jeito que nossos peludos gostam.

Fonte: www.petplace.com

Nenhum comentário: