Depende. Alguns cães precisam ter as unhas cortadas a cada três semanas enquanto outros podem passar de seis a oito semanas sem cortá-las.
Cães que andam muito em calçadas e asfalto gastam suas unhas nas caminhadas, precisando de menos sessões de "paticure". Por outro lado, cães que vivem dentro de casa e raças como Dachshunds e Basset Hounds podem precisar ter suas unhas cortadas com maior frequência.
Se você ouve as unhas do cão quando ele anda (aquele "clique clique" gostosinho), elas precisam ser cortadas. (Um adendo: as únicas unhas que corto da Suzie são aquelas do "dedão" da frente, conhecido também como ergot, por não se gastarem naturalmente. Corto a cada 4 semanas, mais ou menos. As outras unhas, eu lixo, porque as veias são muito compridas nas unhas dela então, prefiro lixá-las a cortar unha e veia junto e fazer um estrago na minha pequena magrela. Portanto, CUIDADO ao cortar as unhas do seu peludo! Se não souberem como fazer, procurem ajuda profissional).
Cortas as unhas é importante para o conforto e boa saúde do cão. Unhas muito grandes podem causar problemas como:
- Unhas que crescem para dentro da pele
- Unhas que quebram e sangram
- Pés deformados
- Problemas nos ossos e articulações
- Problemas no quadril e na coluna
Portanto, cortar as unhas é uma necessidade. Mas, com frequência, é uma tarefa estressante e desagradável para você e seu cão.
Abaixo, algumas coisas que os donos mais reclamam ao cortar as unhas dos cães:
- A maioria das pessoas dizem que o cão torna tudo mais difícil. Seja os cães ficarem assustados ou simplesmente não cooperarem, fica difícil cortar as unhas com segurança enquanto os cães se debatem.
- Dor e sangramente são reclamações comuns. Existe uma veia dentro das unhas dos cães. Geralmente conseguimos vê-las, exceto em unhas escuras. Quando se corta essa veia, a unha sangra. É algo bem dolorido para o cão e pode ser assustador para você.
- Cortes de unha doloridos fazem os cães terem medo de cortar as unhas, sempre. Então, eles resistem e se debatem, tornando algo que já é naturalmente difícil pior ainda. Alguns cães odeiam tanto ter as unhas cortadas que acabam por morder seus donos.
Aqui em casa eu uso um cortador de unha que se chama "guilhotina", que é o preferido de muitas pessoas, ao invés de um cortador comum. Este não corta pedaços grandes demais da unha, dá pra controlar muito melhor a quantidade de unha removida, diminuindo bastante o risco de cortar a veia dos cães.
Unhas não cortadas podem se curvar e crescer dentro das patas dos cães. O simples fato de andar já causa dor, porque é difícil colocar todo o peso em uma pata cuja unha cresceu dentro dela. Se o cão não consegue andar direito, problemas nos ossos e articulações começam a aparecer.Então, é realmente muito importante cortar (ou lixar) as unhas dos cães.
Mais uma coisa: ao começar, seja paciente. Faça um pouco por vez e recomense sempre o cão pelo bom comportamento!
2 comentários:
Fiquei super feliz em ler esse post, veio em otima hora. Estava em Moema e resolvi cortar as unhas do bamboo que estavam enormes em uma pet de lá que acho nunca ter visto um magrelo antes. Resultado... Péssimo trabalho!
Obrigada e o Bamboo agradece!
Beijocas
Bacana demais. Vou tentar.
Postar um comentário