Estes dias, me deparei com um desafio que achei bastante interessante. O desafio dos mil petiscos que é, basicamente, o seguinte:
1. Escolha um comportamento ou habilidade que você queira ensinar ao seu cão (ou aperfeiçoar ou que ele faça de um modo diferente);
2. Separe mil petiscos;
3. No decorrer de duas (ou três) semanas, gaste os mil petiscos enquanto você treina com seu cão.
Faça o planejamento
Primeiro, escolha o que você deseja trabalhar com seu cão.
Algumas ideias:
- Foco (atenção);
- Leave it;
- Sentar ao invés de pular;
- Guia frouxa;
- Vem;
- Ficar confortável ao ser tocado;
- Ir para a cama quando a campainha tocas etc
Se você quiser fazer um plano de treino escrito, pode escrever o número de petiscos que vai gastar em cada aspecto do comportamento. Isso ajuda a ver o progresso. Escreva o seguinte:
- Meu cão faz ____________
- Eu quero que ele faça ___________ no lugar
- Liste alguns aspectos que você vai trabalhar e quantos petiscos usará em cada um deles
- Veja como estão progredindo
Digamos que seu cão é mestre em sentar sempre que você vai colocar a comida pra ele. Então, pratique o senta em outros cômodos. Se ele só sentar quando você tiver os petiscos na mão, então você pode fazer um monte de repetições sem o petisco nas mãos (deixe um potinho em cima de um móvel, por exemplo). Imagine o quanto de informação você vai passar pro seu cão com mil petiscos! Com certeza você terá um belo comportamento final!
Com meus cães eu já decidi os comportamentos que vou trabalhar. Aprimorar o Leave it (Training Levels) e esperar quando a porta estiver aberta ao invés de sair correndo e pulando.