Viver apenas dentro de casa é entediante |
A desculpa para a falta de passeios, exercícios e brincadeiras com outros cães? São várias:
- vai embolar os pêlos
- não precisa de exercício é uma raça de porte pequeno
- só de caminhar dentro de casa já se exercita o suficiente
- não tem muita energia, descansa a maior parte do tempo
Vemos que os donos apenas se preocuparam com a estética e exercícios físicos do cão. Mas, e os estímulos mentais? O lado social de brincar com outros cães, conhecer pessoas? A oportunidade de poder andar na grama, sentir os inúmeros cheios que um passeio proporciona?
O mais incrível é saber que alguns criadores concordam com a falta de passeios dos cães, dizendo que eles se exercitam sozinhos em ambientes grandes (no caso de cães de porte médio e grande) e até mesmo dentro de casa (no caso de cães de porte pequeno).
Acontece que os cães não se exercitam sozinhos: precisam de estímulo para isso. Senão, passarão o tempo todo deitados e dormindo, só acumulando energia que será gasta de uma forma que não iremos gostar: latidos excessivos, destruição de objetos, comportamentos compulsivos. E caminhar é benéfico para os cães. Não melhora apenas o aspecto físico (tônus muscular, sistemas circulatório e respiratório) como melhora o aspecto emocional (proporciona sociabilização com outros cães, pessoas; estímulos através dos cheiros, do tato ao contato com superfícies diferentes; aumento do vínculo cão-tutor).
Que tal melhorar a vida do seu cão? Afinal, nós saímos para passear, trabalhar, encontrar com os amigos. Para os cães, nós somos seu mundo.