Algumas pessoas são contra o uso de petiscos na educação canina. A frase mais comum é a seguinte: "qual pessoa, em sã consciência, sai para passear com o cachorro levando petiscos" ou "o cachorro tem que me obedecer porque me ama (ou porque deve), não para ganhar petiscos, que é uma espécie de suborno".
Vou comentar a primeira. Eu ando por aí com petiscos, sempre que acho conveniente. Inclusive, no começo de qualquer tipo de comando que vou ensinar (e no contra-condicionamento e dessenssibilização), uso SEMPRE os petiscos. Conforme o cão for fazendo o comando, ou o que esperamos dele, com mais confiança, vou diminuindo o uso de petiscos, primeiro dando-o não todas as vezes, mas sim aleatoriamente. Assim, ela nunca sabe quando vai receber o tão sonhado petisco. No fim das contas, ela acaba fazendo mesmo sem o uso de petiscos. E eu sempre, sempre, sempre elogio muito, faço carinho e mesmo brinco como recompensa (no começo, elogio, dou carinho e o petisco - depois, elogio e carinho). Agora Suzie está começando no freestyle e, quando aprende um passo novo, ganha um petisco. Depois, vai ganhando petisco só no meio, no final, e/ou de forma aleatória. E assim, ela vai ficando consistente no que faz (em breve coloco um vídeo dela dançando uma cantiga de roda).
A segunda frase: você trabalharia de graça? Então, por que o seu cão deveria fazê-lo? Posso garantir: trabalhar sem receber nada em troca é frustrante. MUITO. Já passei por isso e não recomendo a ninguém (a não ser que seja um trabalho voluntário, o que é bem diferente). Já pensou nosso chefe (ou cliente) falar: não vou te pagar porque você deve trabalhar porque tem consideração pela minha pessoa. Eu mandaria alguém assim pastar... risos.
Suborno é algo bem diferente. Dar um petisco para o cão por ele ter feito um comando do jeito que queríamos é o pagamento dele, não suborno.
A comida é reforço primário para todos: animais e humanos. Por isso é mais fácil ensinar o cão com o uso de comida do que sem. E é uma forma do cachorro aprender algo novo sempre que quiser um petisco (qual de nós não dá um ossinho ao cão simplesmente porque o ama? Então, por que achar um absurdo usar petiscos na hora do treino?) ou mesmo antes de ganhar sua refeição.
E pensem uma coisa: a domesticação do cão se deu através da comida - nossos ancestrais peludos não levaram os cães para suas vidas porque eram carismáticos ou porque os cães simplesmente os obedeceram cegamente; eles simplesmente ganhavam restos de comida que era jogados pelos nossos parentes mais distantes.
4 comentários:
Adorei que você postou um texto sobre recompensa. Quando estou treinando a Sofia (minha Boxer/Labrador mix) sempre dou petiscos durante o treino, ela tem um ano e oito meses e já estou treinando ela a dez meses, mas como não tenho muito tempo eu só a ensinei "senta", "deita", "fica" e "dá a pata" até agora. As pessoas falam que gasto dinheiro comprando petiscos quando eu deveria juntar minha mesada (tenho 15 anos) para comprar coisas para mim, sempre respondo que ELA É MAIS IMPORTANTE que bens materiais!
Na minha opinião, pessoas que pensam que animais são brinquedos são totalmente ignorantes, os bichos são seres vivos como nós, igualmente ou até mais inteligentes e também merecem recompensa para o seu trabalho!
Eu estou tentando ensina-la Agility agora (claro que os obstáculos eu mesmo preparo e pratico em casa), ela aprende muito rápido! Estou ensinando Agility e truques também para o meu gato Zeus, é mais dificil mas o resultado é muito bom!
Tchauzinho, bjs!
Muito legal Ful!
Usamos muito Substituição de Recompensas, Escalas de Reforço e Fluência para conseguir comportamentos confiáveis e de alto desempenho. :)
Lembrando que recompensa é tudo aquilo que o animal deseja no momento, não necessariamente petiscos.
Beijos
Oi Karine, tudo bom?
Eu também acabo gastando mais com minhas meninas do que comigo. Pra mim, elas são mais importantes hehehehe.
Parabéns por seu amor pela Sofia! E muito legal você treinar o Zeus!!!
Obrigada pela visita!!!
Beijos!
Oi Sara!
Com a Suzie, no comecinho, acabo usando petiscos, pq ela é viciada nisso... risos. Depois, um comportamento que ela ame, como saltar, acaba sendo a recompensa dela.
Passear, ir para o quintal, ganhar um brinquedo, saltar e correr são todas recompensas que uso com ela também. As life rewards =)
Será que você pode me explicar um pouco sobre substituição de recompensa, escalas de reforço e fluência? Ou onde poderia estudar a respeito?
Beijão! E obrigada por comentar =D
Postar um comentário